Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

Como é trabalhar na Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)?

Positiva

Docente Graduação

João Pessoa, PB

Prós: Clima organizacional. Desafios no procesos ensino aprendizagem. Desafios na gestão administrativa. Desafios na gestão acadêmica. Dessas na governança de TIC.

Contras: Processos administrativos e acadêmicos muito burocráticos. Estrutura organizacional muito hierarquizada com muitos gestores e poucos executores.

Conselhos para presidência: Desburocratizar

Professor

João Pessoa, PB

Prós: Satisfação ao trabalhar no local Satisfação ao trabalhar no local Satisfação ao trabalhar no local Satisfação ao trabalhar no local Satisfação ao trabalhar no local Satisfação ao trabalhar no local Satisfação ao trabalhar no local

Contras: Gestão muito burocrática atrasa tudo

Ótimo lugar para se trabalhar.

Professor Substituto

João Pessoa, PB

Prós: Bom ambiente de trabalho, flexibilidade de horários, boa infraestrutura, bom material de apoio para aulas, profissionais qualificados e bons estudantes.

Contras: Não existe sistema avaliativo de profissional efetivo. Não dá pra saber bem como se evolui na carreira. Além disso, para uma instituição de nível superior, há poucas pesquisas.

Excelente ambiente de trabalho

Prós: O ambiente de trabalho é satisfatório

Contras: Infelizmente temos cortes orçamentários.

Estagiário de TIEx-funcionário, saiu em 2015

João Pessoa, PB

Prós: Ambiente legal de se trabalhar, a responsável pelo setor é muito gente boa, ótimo ambiente de trabalho no setor, galera do setor show de bola.

Contras: O salário é baixo, mesmo sendo estagiário. Muita das vezes os problemas ocasionados decorriam de mau uso por parte dos estudantes dos laboratórios de informática.

Não há ensino e oportunidades melhores, com o tempo restará ainda mais evolução

Pesquisador

João Pessoa, PB

Prós: Além de ser o lugar onde estudo como técnico em Controle Ambiental, a instituição também proporciona formas de você evoluir academicamente, como por exemplo em grupos de pesquisa, extensão e estágios

Contras: Os contratos são de pequena duração, mesmo que sejam renovados de forma contínua, o dinheiro demora a cair na conta e não tem um dia certo para que esteja na conta, é de forma um pouco aleatória as vezes

Conselhos para presidência: Uma melhor organização e administração faz bem

Incipiente

Bolsista de Iniciação CientíficaEx-funcionário, saiu em 2016

João Pessoa, PB

Prós: Flexibilidade nos horários de trabalho, reconhecimento oficial do MEC, emissão de certificado, introdução aos eventos de cunho científico e disseminação de saberes

Contras: Orientação falha dos professores envolvidos, o que acarreta certa desmotivação dos alunos participantes. Pouca projeção para a comunidade, resumindo-se a um trabalho interno ao instituto

Conselhos para presidência: Melhorar o estímulo à produção científica, fiscalizar o trabalho do bolsista e orientá-lo de maneira mais eficaz

Muito bom para startup de conhecimento cientifico/profissional

João Pessoa, PB

Prós: Embora seja um estágio voluntário, estou tendo a oportunidade de desenvolvimento de pesquisas utilizando equipamentos de ponta. Estes equipamentos são utilizados na indústria moderna é são de relevante importancia ter o conhecimento dos mesmos.

Contras: Infelizmente, as universidades do Brasil ainda possuem pouco contato com o cinturão industrial da região que as mesmas estão dispostas. Sinto uma falta de utilização de procedimentos mais ágeis para a solução de problemas. A burocracia e lentidão são fatores desestimulantes.

Bom local para trabalhar, apesar das dificuldades

Professor

Guarabira, PB

Prós: Salário relativamente bom para a região, embora exija alta titulação acadêmica e dedicação exclusiva (caso contrário o salário pode ser muito baixo). No geral oferece boa flexibilidade para horários e local de trabalho.

Contras: Estrutura de trabalho insuficiente, sobrecarga de trabalho caso queira trabalhar com pesquisa e extensão, além do ensino. Ambiente que atrapalha a produtividade e o trabalho em pesquisa de ponta.

ótima instituição

BolsistaEx-funcionário, saiu em 2013

João Pessoa, PB

Prós: ótimo lugar para estudar, o incentivo para os estudantes é gratificante.

Contras: Contras só na parte burocrática, sempre penoso resolver situações de petições, e outros.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)