Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)

Como é trabalhar na Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)?

Bom ambiente de trabalho

Estagiário TécnicoEx-funcionário, saiu em 2015

Salvador, BA

Prós: O ambiente é muito bom, de muito aprendizado e troca. Todos os funcionários são ouvidos e respeitados, há flexibilidade quanto a horários e oportunidades. As atividades condizem como proposto.

Contras: O estágio é feito de forma voluntária, sem qualquer tipo de auxílio, nem o transporte, isso dificulta que os estagiários permaneçam na vaga, além de não existir possibilidade de contratação por ser uma instituição pública.

Conselhos para presidência: Oferecer oportunidade de bolsa aos estagiários

Bom estagio

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2013

Salvador, BA

Prós: Colegas solidários,prestativos e de fácil relacionamento.instituicao pública muito boa para iniciar a vida profissional.Fiquei muito feliz de

Contras: Não tenho nenhum pontos negativo para fala do instituto federal é tecnológico da Bahia.Um ótimo lugar para trabalhar ou estagiar.recomendo a todos

A maioria dos alunos não vão seguir a área técnica

Professor SubstitutoEx-funcionário, saiu em 2014

Barreiras, BA

Prós: Crescimento profissional, contato com alunos inteligentes. Percebi que a maioria dos alunos ingressaram na universidade federal em seguida..

Contras: Demorou para realizar o contrato, reitor muito autoritário, alguns colegas implicantes. Observei que a maioria dos alunos não estão querendo seguir na carreira técnica, utilizando o IFBA como uma forma mais fácil de entrar na Universidade Federal.

Empresa otima

Assistente em AdministraçãoEx-funcionário, saiu em 2017

Ilhéus, BA

Prós: Os alunos e atividades desenvolvidas, toda comunidade receptiva e disposta a ensinar novos integrantes da equipe, não muito burocrática, dinamica.

Contras: acredito que não há empresa empresa cem por cento perfeita, logo sempre tem um grupo polemico, mas nada que comprometa a positividade dessa organização

Muito bom

Camaçari, BA

Prós: Ensino de qualidade e muita dedicação por parte dos profissionais que lá se encontram, ótima gestão, com ótima integração entre cursos teóricos e práticos

Contras: Peca por errar em alguns pontos cruciais, como por exemplo, nenhum aluno recebe bolsa, por nenhuma empresa, coisa que nos If de outros estados vem acontecendo

Médico

São Paulo de Olivença, AM

Prós: Um lugar ambiente e agradável pessoas bastantes legais e alguns alunos legais uma escola grande e com bastante espaço pra lazer amo trabalhar lar e indico

Contras: Algumas pessoas são invejosas e outros implicantes ao ver seu sucesso alguns alunos implicantes e fazer você ter dorme cabeça o lanche do trabalhador geralmente é bom

Uma decepção.

TAE

Prós: Possibilidade de tentar "fazer a diferença", por se tratar da área de Educação. A estabilidade do serviço público também é um ponto a ser considerado nessa época de incertezas.

Contras: Cada um só faz o que lhe cabe. Tem muita rixa entre as classes. Falta de trabalho pesado parece dar muito tempo para intrigas. Os hierarquicamente superiores desprezam os supostamente inferiores e são autoritários. Não há diálogo com a Reitoria.

Conselhos para presidência: Priorizar a formação dos estudantes, antes de qualquer coisa. Deixar de lado disputas políticas, necessidade de auto afirmação, alimentação desnecessária do Ego.

Muitas horas para estágio não condizem que o valor pago

Estagiário Superior

Salvador, BA

Prós: Os horários para estágio são flexíveis, apesar da carga horária ser longa (6 horas). O ambiente proporciona tudo que se precisa para fazer um bom trabalho.

Contras: Valor baixo da bolsa-auxílio, sem vale-refeição (os horários que são disponíveis para estágio incluem horário de almoço), sem oportunidade de contratação, ambiente monótono, sem desafios.

Uma empresa estatal com ambiente familiar.

Assistente em Administração

Salvador, BA

Prós: Relacionamento Interpessoal, Estrutura de trabalho adequada, bom ambiente de trabalho com os colegas, boa relação com os cliente, horário flexível.

Contras: Politica interna muito intensa, baixa interação com outros campi, alta burocracia estatal travando o trabalho, falta planos de saude de qualidade, pacote de beneficios pifio.

Conselhos para presidência: Os lideres da empresa não tem culpa da infraestrutura que a empresa possui pois a burocracia estatal trava tudo e impede a execução de serviços de melhor qualidade.

Boa oportunidade para quem não está perto da graduação

Estagiário de Engenharia

Salvador, BA

Prós: Bom ambiente de trabalho. Pessoas dispostas a ensinar. Forte noção técnica por ter como superiores engenheiros que também são professores do IFBA. Flexibilidade de horário de estágio. Oportunidade de trabalhar com grandes projetos.

Contras: Burocracia. Lidar com minoria de funcionários estagnados e sem iniciativa, pouco motivados. Salário abaixo do mercado. Não há perspectiva de contratação, pois a efetivação ocorre somente por meio de concurso público.

Conselhos para presidência: Planejamento agressivo de metas e choque de gestão para reconhecer e motivar funcionários proativos e eficientes e melhorar ou afastar funcionários improdutivos.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)