Como é trabalhar na Instituto Federal Catarinense?

6 postagens (1 avaliação nos últimos 12 meses)

Bom, tem muito o que melhorar

Técnico Administrativo

Prós: Posso realizar diversas atividades, que muitas vezes agregam em considerável aprendizado. Há consideráveis oportunidades de capacitação. Na medida do possível, há estrutura adequada para trabalho.

Contras: Poderia ser muito melhor organizada. Chefias tem excesso de demandas e de funcionários docentes e técnicos, tornando-se algo por vezes ingerenciável. Existem demandas burocráticas inerentes à organização de porte maior, porém a cultura organizacional tem grandes traços de organização menor. Há pouca hierarquização e definição do que é atividade de cada um. Às vezes tem excesso de demandas em alguns funcionários. Muitas desavenças entre funcionários por motivos políticos, relacionados às eleições para direção. Há problemas que não se resolvem nunca.

Conselhos para presidência: Promover maior profissionalismo entre os funcionários.

Tem estabilidade, mas a gestão tem que se organizar melhor.

Técnico em Tecnologia da Informação

Blumenau, SC

Prós: Estabilidade, salário em dia, liberdade de atuação e autonomia. Equipe a caminho da consolidação. Um bom número de profissionais competentes.

Contras: Ainda existe uma certa desorganização. Falta mais unidade dos colaboradores. Recursos financeiros se tornando escassos. Ainda há profissionais incompetentes em cargos de importância.

Conselhos para presidência: Colocar pessoal competente em todos os setores, da mesma forma que já tem feito em alguns.

Trabalho sem esperança de melhoras

Professor Universitário

Concórdia, SC

Prós: Possui estabilidade, 45 dias de férias, possui auxílio alimentação, auxilio para plano de saúde e possibilidade de licença para capacitação.

Contras: Não possui uma hierarquia, pois todos são servidores públicos, totalmente político, não possui perspectiva de crescimento na carreira a não ser de forma política. Algumas pessoas possuem o ego inflado dificultando o trabalho e impossibilitando o avanço da instituição.

Para quem busca estabilidade

Técnico em Tecnologia da Informação

Camboriú, SC

Prós: Horário de Trabalho Frexível, bom relacionamento com os colegas

Contras: Setor público, sempre complicado de se trabalhar

Uma toca estreita.

Professor EBTT

Araquari, SC

Prós: Como toda instituição pública federal, oferece estabilidade.

Contras: Apesar de estável, não proporciona Fundo de Garantia, nem qualquer outro meio que não a promessa de aposentadoria, atualmente, pelo teto do INSS.

Conselhos para presidência: Criar condições, adequar estruturas, salários e garantias.

Bom ambiente

Assistente Administrativo

Ibirama, SC

Prós: Tem um bom ambiente de trabalho, possibilidade de horário flexível, com horário especial para estudante, transparência nas informações, valorização da qualificação profissional.

Contras: Como em todo cargo público, não há possibilidade de ascensão de cargo, somente passando em outro concurso e reiniciando a carreira do início.

Instituto Federal Catarinense