Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) logo

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)

Como é trabalhar na Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)?

Politica demais, isenta de menos

BolsistaEx-funcionário, saiu em 2012

Brasília, DF

Prós: capacidade analítica grande dos quadros, acurácia de métodos para investigação economica. Acredito que o trabalho tem relevancia para o país.

Contras: Infelizmente é um ambiente mito politizado. Atualmente a presidencia é inaceitavel, perfil tecnico baixissimo, nao condizente com a excelencia dos quadros.

Vá se pretende ser um pesquisador

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Oportunidade de aprendizado pela interação com os técnicos.

Contras: Apenas atualizar uma base de dados pode ser chato. Remuneração e benefícios abaixo do mercado mas condizente com o que costuma oferecer o setor público para um estagiário.

Bom lugar para trabalhar, mas poderia ser melhor

Pesquisador

Brasília, DF

Prós: Bom ambiente, colgeas de trabalho muito capacitados.

Contras: Falta de recursos, administração do órgão presa a idéias antigas

Como em qualquer órgão público, falta incentivos ao desempenho dos funcionários.

Técnico de Desenvolvimento e Administração

Brasília, DF

Prós: -Remuneração -Estabilidade -Carga Horária

Contras: -Falta de incentivos -Burocracia - Gestão ineficiente dos recursos humanos e financeiros

poderia ser melhor

Auxiliar de Apoio Logístico

Prós: Tranquilidade para realizar as tarefas diarias

Contras: Dificuldade para progedir e ascender profissionalmente

Ótimo ambiente, valores de bolsa acima da média, burocrático na adoção de novas tecnologias

Bolsista de Pesquisa

Prós: Ótimo ambiente, valores de bolsa acima da média, horário flexível e várias oportunidades de expor e aplicar ideias. Coordenador geral sempre muito solícito e de mente aberta para a exposição de ideias.

Contras: burocrático na adoção de novas tecnologias, pois fica sujeito à aprovação de uma equipe de Brasília que é pequena e nem sempre conhece as tecnologias atuais, ainda que muito usadas, do mercado.

Conselhos para presidência: Ser um pouco mais rígido com quem faz corpo mole nas tarefas designadas

Vale pela experiência

Auxiliar de PesquisaEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Boa comunicação com os superiores o que gera boa flexibilidade com os horários. Colegas de trabalho que gostam do que fazem. O cafézinho era muito bom.

Contras: Após os primeiros meses o trabalho se torna repetitivo, o que é relativamente comum em setores de pesquisa. A remuneração, ainda que para um estagiário, é baixa.

Bolsa de pesquisa: ambiente favorável com insenção de benefícios

Brasília, DF

Prós: -Capacitação; -Ambiente de trabalho; - Oportunidade de aprendizado; - Flexibilização de horários; - Salário justo; - Incentivo a estudos; - Ambiente colaborativo;

Contras: Por ser bolsa, o salário é liquido, e consequentemente, muitos não reconhecem a empresa. Além disso, não tem nenhum benefício, e tem tempo limite de 3 anos para permanecer na empresa.

Ainda há muito há melhorar

Pesquisador Sênior

Brasília, DF

Prós: Estabilidade. Carga Horária/flexibilidade nos horários. Bom ambiente

Contras: Administração do órgão presa a idéias antigas. Burocracia. Gestão ineficiente.

Melhor lugar para fazer mestrado/doutorado e ter uma bolsa com ótimo valor

Bolsista de Mestrado

Prós: Flexibilidade de horários, cobrança de forma correta, nada exacerbado

Contras: Como a área fim não é minha área, pode ser algo massante. Mas não é algo tão negativo

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)

Descrição:Fundação pública federal vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o Ipea tem como missão aprimorar as políticas públicas essenciais ao desenvolvimento brasileiro, por meio da produção e disseminação de conhecimentos e da assessoria ao Estado nas suas decisões estratégicas.