Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) logo

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)

Como é trabalhar na Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)?

Qualidade de vida situacional

Assistente de PesquisaEx-funcionário, saiu em 2014

Brasília, DF

Prós: Liberdade de horario e flexibilade par a metas próprias. Muito bom para quem deseja carreira acadêmia ou experiência em pesquisa. O contato com pesquisa social é muito gratificante.

Contras: Estar na base da pirâmide nunca é agradável. No IPEA existe o cenário do "muito cacique para pouco índio". Somos obrigados a aplicar técnicas desatualizadas e incorretas por conta de superiores ineficientes e despreparados.

Conselhos para presidência: Contratem estatísticos de verdade

Ótimo ambiente, valores de bolsa acima da média, burocrático na adoção de novas tecnologias

Bolsista de Pesquisa

Prós: Ótimo ambiente, valores de bolsa acima da média, horário flexível e várias oportunidades de expor e aplicar ideias. Coordenador geral sempre muito solícito e de mente aberta para a exposição de ideias.

Contras: burocrático na adoção de novas tecnologias, pois fica sujeito à aprovação de uma equipe de Brasília que é pequena e nem sempre conhece as tecnologias atuais, ainda que muito usadas, do mercado.

Conselhos para presidência: Ser um pouco mais rígido com quem faz corpo mole nas tarefas designadas

Vale pela experiência

Auxiliar de PesquisaEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Boa comunicação com os superiores o que gera boa flexibilidade com os horários. Colegas de trabalho que gostam do que fazem. O cafézinho era muito bom.

Contras: Após os primeiros meses o trabalho se torna repetitivo, o que é relativamente comum em setores de pesquisa. A remuneração, ainda que para um estagiário, é baixa.

Bolsa de pesquisa: ambiente favorável com insenção de benefícios

Brasília, DF

Prós: -Capacitação; -Ambiente de trabalho; - Oportunidade de aprendizado; - Flexibilização de horários; - Salário justo; - Incentivo a estudos; - Ambiente colaborativo;

Contras: Por ser bolsa, o salário é liquido, e consequentemente, muitos não reconhecem a empresa. Além disso, não tem nenhum benefício, e tem tempo limite de 3 anos para permanecer na empresa.

Ainda há muito há melhorar

Pesquisador Sênior

Brasília, DF

Prós: Estabilidade. Carga Horária/flexibilidade nos horários. Bom ambiente

Contras: Administração do órgão presa a idéias antigas. Burocracia. Gestão ineficiente.

Melhor lugar para fazer mestrado/doutorado e ter uma bolsa com ótimo valor

Bolsista de Mestrado

Prós: Flexibilidade de horários, cobrança de forma correta, nada exacerbado

Contras: Como a área fim não é minha área, pode ser algo massante. Mas não é algo tão negativo

Média.

PesquisadorEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Pesquisa, compromisso e planejamento.

Contras: Muita Burocracia. Salários baixos.

Muito trabalho pra pouca gente

Bolsista de Mestrado

Prós: O bolsista ganha acima da média dos outros bolsistas de outros lugares e o salário é líquido

Contras: Você não recebe nenhum benefício

É muito bom trabalhar no IPEA

Bolsista

Brasília, DF

Prós: O ambiente de trabalho é excelente. Tenho acesso a todos os softwares e recursos necessários para realizar a pesquisa.

Contras: O salário é baixo. Os órgãos públicos devem rever os salários dos bolsistas que contribuem com pesquisas.

Uma empresa para funcionários públicos.

Estatístico

Brasília, DF

Prós: Flexibilidade, pesquisas interessantes

Contras: Empresa pública sem possibilidade de crescimento na carreira.

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)

Descrição:Fundação pública federal vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o Ipea tem como missão aprimorar as políticas públicas essenciais ao desenvolvimento brasileiro, por meio da produção e disseminação de conhecimentos e da assessoria ao Estado nas suas decisões estratégicas.