Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) logo

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)

Como é trabalhar na Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)?

Bom

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Ambiente tranquilo e casual, funcionários receptivos com os estagiários e suas dúvidas. Ideal para jovens que queiram seguir carreira em pesquisa na área de economia.

Contras: Remuneração muito baixa tanto para estagiários como para bolsistas (que possuem nível superior), inviabilizando, muitas vezes, a permanência no cargo.

Bom ambiente e emprego, salário ruim.

Assistente de Pesquisa

Brasília, DF

Prós: As pessoas são ótimas, o ambiente é muito intelectual. Nós trabalhávamos com pesquisa social e de impacto público. Era muito gratificante ajudar os outros.

Contras: O salário era ruim, e não havia perspectiva de concurso público para a instituição. A política exerce muito impacto sobre o dia a dia da instituição.

Conselhos para presidência: Por ser dependente do governo, estão de mãos atadas.

Bom para o currículo, mas nem tanto para a vida

Brasília, DF

Prós: Ambiente muito agradável, aprendizado real (nada de estagiários para buscar café), horários relativamente flexíveis. Cada andar e diretoria são diferentes, mas o grupo torna-se bastante próximo

Contras: Não há possibilidade de crescimento na carreira caso você não seja concursado como funcionário público, então há muita troca entre as pessoas que trabalham com você. Salários não são ajustados desde 2012 pelo menos.

Ótimo ambiente, valores de bolsa acima da média, burocrático na adoção de novas tecnologias

Bolsista de Pesquisa

Prós: Ótimo ambiente, valores de bolsa acima da média, horário flexível e várias oportunidades de expor e aplicar ideias. Coordenador geral sempre muito solícito e de mente aberta para a exposição de ideias.

Contras: burocrático na adoção de novas tecnologias, pois fica sujeito à aprovação de uma equipe de Brasília que é pequena e nem sempre conhece as tecnologias atuais, ainda que muito usadas, do mercado.

Conselhos para presidência: Ser um pouco mais rígido com quem faz corpo mole nas tarefas designadas

Politica demais, isenta de menos

BolsistaEx-funcionário, saiu em 2012

Brasília, DF

Prós: capacidade analítica grande dos quadros, acurácia de métodos para investigação economica. Acredito que o trabalho tem relevancia para o país.

Contras: Infelizmente é um ambiente mito politizado. Atualmente a presidencia é inaceitavel, perfil tecnico baixissimo, nao condizente com a excelencia dos quadros.

Vale pela experiência

Auxiliar de PesquisaEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Boa comunicação com os superiores o que gera boa flexibilidade com os horários. Colegas de trabalho que gostam do que fazem. O cafézinho era muito bom.

Contras: Após os primeiros meses o trabalho se torna repetitivo, o que é relativamente comum em setores de pesquisa. A remuneração, ainda que para um estagiário, é baixa.

Qualidade de vida situacional

Assistente de PesquisaEx-funcionário, saiu em 2014

Brasília, DF

Prós: Liberdade de horario e flexibilade par a metas próprias. Muito bom para quem deseja carreira acadêmia ou experiência em pesquisa. O contato com pesquisa social é muito gratificante.

Contras: Estar na base da pirâmide nunca é agradável. No IPEA existe o cenário do "muito cacique para pouco índio". Somos obrigados a aplicar técnicas desatualizadas e incorretas por conta de superiores ineficientes e despreparados.

Conselhos para presidência: Contratem estatísticos de verdade

Bolsa de pesquisa: ambiente favorável com insenção de benefícios

Brasília, DF

Prós: -Capacitação; -Ambiente de trabalho; - Oportunidade de aprendizado; - Flexibilização de horários; - Salário justo; - Incentivo a estudos; - Ambiente colaborativo;

Contras: Por ser bolsa, o salário é liquido, e consequentemente, muitos não reconhecem a empresa. Além disso, não tem nenhum benefício, e tem tempo limite de 3 anos para permanecer na empresa.

Ainda há muito há melhorar

Pesquisador Sênior

Brasília, DF

Prós: Estabilidade. Carga Horária/flexibilidade nos horários. Bom ambiente

Contras: Administração do órgão presa a idéias antigas. Burocracia. Gestão ineficiente.

Melhor lugar para fazer mestrado/doutorado e ter uma bolsa com ótimo valor

Bolsista de Mestrado

Prós: Flexibilidade de horários, cobrança de forma correta, nada exacerbado

Contras: Como a área fim não é minha área, pode ser algo massante. Mas não é algo tão negativo

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)

Descrição:Fundação pública federal vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o Ipea tem como missão aprimorar as políticas públicas essenciais ao desenvolvimento brasileiro, por meio da produção e disseminação de conhecimentos e da assessoria ao Estado nas suas decisões estratégicas.