Como é trabalhar na Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper)?

Ótima empresa para trabalhar, porém com ressalvas...

Analista de Sistemas Pleno

Prós: Ambiente agradável de trabalho, muitos programas em pró dos colaboradores tornando a qualidade de vida melhor destes. Por a escola ser "nova" e inovadora, muitos projetos diferentes e desafiadores fazem parte da rotina de trabalho para alguns colaboradores. Comunicação leve e transparente com a gerência.

Contras: Baixa integração entre as equipes, as áreas trabalham como se fossem empresas diferentes, o que acaba impactando na entrega do produto ou serviço final, se a sinergia entre as áreas fosse melhor o serviço oferecido ia ser ainda melhor. Os benefícios deveriam ser melhores (leia-se VR ). Meritocracia funciona de forma parcial, pois as áreas de apoio por não "venderem" serviços possuem uma menor visibilidade em promoções e reconhecimento.

Conselhos para presidência: Alguns pontos como integração das áreas, reconhecimento e premiação das equipes por trás de todo o funcionamento do Insper seriam de suma importância.

Ótima empresa para desenvolver e aprimorar suas competências.

Analista de Mídias Digitais

Prós: Ótimo ambiente de trabalho, pessoas capacitadas nas equipes, boa interação entre colaboradores, interesse da empresa em atender as necessidades dos colaboradores, espaço para colocar ideias em prática, oportunidade de fazer cursos, estudar, desenvolver competências.

Contras: Falta proximidade de alguns gestores com seus colaboradores, falta de maior interação entre as áreas, falta um pouco de esclarecimento de objetivos/metas, a forma de alcançar e o mais importante: onde chegar.

Conselhos para presidência: Um RH mais estruturado.

Empresa com muitos problemas administrativos

AssistenteEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: A escola possui excelente infraestrutura e corpo docente de qualidade. O salário oferecido está dentro ou acima do que é praticado no mercado e os benefícios são razoáveis.

Contras: Não há um plano de carreira para os colaboradores e a transição para outros setores é difícil. Há resistência por parte de alguns gestores na contratação de pessoas de outras áreas. O RH é mal estruturado e não parece conhecer o próprio colaborador e suas necessidades. São realizados processos seletivos internos confidenciais, onde são selecionadas pessoas específicas (QI) para participar. Essa é uma situação que causa estranheza e desconforto, pois dá a impressão de que a empresa não é transparente e tampouco ética em seus processos seletivos internos. Não é feito nenhum acompanhamento após a negativa de transição para outra área e os motivos para a não movimentação são muitas vezes obscuros. Não há comunicação integrada e a interna deixa a desejar. Os setores trabalham como empresas independentes e não há sinergia entre a maioria. Essa questão, muitas vezes, impacta negativamente no dia a dia do colaborador e dificulta muitos processos cotidianos. Não há um espaço de descompressão para funcionários. O refeitório é dividido com alunos da graduação e, em tempos de aula, está sempre sujo. Nunca há microondas suficientes no espaço e os que estão disponíveis estão sempre quebrados ou imundos. Para utilizá-los, no período do almoço, é preciso enfrentar filas, ter paciência e não se intimidar com a cara feia dos alunos. Os benefícios precisam ser revistos. Tanto a facilidade no uso como a qualidade. Não há bolsas de estudo para funcionários e não há possibilidade de desconto. Essa questão gera insatisfação nos colaboradores. Muitos processos engessados e pessoas retrógradas liderando algumas áreas.

Conselhos para presidência: A instituição é bastante focada no aluno e em sua satisfação. Deveria prestar essa mesma atenção ao colaborador.

Bom lugar para trabalhar

Prós: Essa é minha segunda avaliação depois de alguns anos trabalhando aqui. Hierarquia pouco rígida, carteirada não funciona muito, o foco é na discussão de ideias e não pessoas. Autonomia e liberdade, do estagiário ao presidente, todos tem ouvidos para ideias e inovação. A cultura não é work hard e sim work better, ou seja, foco na qualidade e na entrega e não quantidade de horas no final do mês.

Contras: Ano passado ocorreram grandes mudanças estruturais, muitos foram demitidos, porém outros entraram, ou seja, se você espera zona de conforto aqui não tem, principalmente se possui algum cargo de destaque que a cobrança é mais alta. O que me incomoda são algumas ações obscuras que aconteceram, e a grande maioria só descobre quando elas ocorrem, acredito que uma comunicação mais clara e direta com todos os colaboradores, seja o melhor caminho, pois senti que isso gerou muita desconfiança e insegurança dentro da escola.

Avaliação

Analista Júnior

Prós: Horário Flexível, Causa Nobre (educação), Clima nem tão formal, se conhece todos os colaboradores com facilidade e localizado em bom bairro de são paulo (vila olímpia)

Contras: Falta de transparência nos cargos de gestão, respostas demoradas, RH com visão antiquada, VR com baixo valor e pessoas não muito motivadas no geral. Falta oportunidades de crescimento para quem está em começo de carreira.

Conselhos para presidência: Maior transparência nas ações e deixar os funcionários com maior empoderamento

AssistenteEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: É uma excelente faculdade, com ótima infraestrutura e professores de excelente nível. Salários estão dentro ou acima do que é oferecido no mercado.

Contras: Não existe uma interação entre as áreas, dificultando os processos. Os benefícios oferecidos, como o vale refeição, está aquém de uma empresa do nível do Insper.

Conselhos para presidência: Melhorar o ambiente de trabalho, há muita falsidade em algumas áreas

pratique o que ensina

Assistente AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: por ser open space o local de trabalho acaba tendo menos espaço para assédio moral boa estrutura para os alunos ambiente não corporativo (melhor)

Contras: RH com pessoas despreparadas, são arrogantes e seleções internas são a maioria de "cartas marcadas" o que desmotiva . As mudanças que vem ocorrendo são incoerentes com o papo de "sem fins lucrativos"

Conselhos para presidência: Contratar pessoas para o rh com formação boa se a escola é sem fins lucrativos, por que atingir baixando os cargos e salários, tirando a qualidade ?

Ex-funcionário, saiu em 2016

Prós: Empresa proporciona um ambiente para desenvolver grandes aprendizados e também oportunidade de aplicar suas ideias. Parabéns por essa cultura.

Contras: Empresa tem uma cultura não muito acolhedora, não tem cordialidade entre os colaboradores, tudo gira em torno apenas de interesse próprio. Ex: quem está próximo do gerente e puxa saco tem promoção e é bem visto.

Conselhos para presidência: Avalie os seus colaboradores profissionalmente e não pela aproximação com os gestores.

Um quebra galho

Ex-funcionário, saiu em 2012

Prós: Estrutura física boa em melhoria pois o prédio estava sendo reformado. Boa localização. Processo seletivo e concessão de benefícios rápidos. Bom benefícios de farmácia. Bom horário de trabalho e descanso mesmompara área de atendimento ao público.

Contras: Falta de clareza nos processos seletivo internos. Processo de concessão de bolsa nos cursos da instituição, promoção, movimentação de áreas muito obscuros e "sigilosos". Falta de colaboração entre áreas, algumas áreas eram proibidas de ter contato direto com outras. Hierarquia muito valorizada. RH confuso e refém dessa valorização da hierarquia.

Permissão para ousar!

Prós: Salários geralmente acima do mercado e flexibilidade de horário. Espaço para quem ousa sair da "caixinha". Oferta recorrente de cursos da própria instituição.

Contras: Falta de clareza quanto ao desenho de plano de carreira. Falta de transparência em alguns processos. A maioria das pessoas não demonstra espírito colaborativo. Escassez de ações do RH para integrar pessoas.

Conselhos para presidência: Atuar mais agressivamente em ações que promovam interação saudável entre pessoas de áreas e níveis diferentes, além de deixar processos mais transparentes alteraria significativamente o clima organizacional.

Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper)

Descrição:Instituição de ensino superior que atua nas áreas de negócios, economia, direito, engenharia mecânica, engenharia mecatrônica e engenharia da computação. O Insper derivou inicialmente do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais, entidade sem fins lucrativos criada para produzir pesquisas nessa área.