Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) logo

Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT)

Como é trabalhar na Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT)?

Venha, mas com cuidado, sabendo onde vai pisar

DesenvolvedorEx-funcionário, saiu em 2015

Manaus, AM

Prós: O ambiente é descontraído, pessoais muito legais já trabalharam lá e já foi um lugar de muito aprendizado

Contras: Panelinhas generalizadas, pessoas que não querem trabalhar e usam o tempo livre para ficar criando intrigas e tentando derrubar as outras. Com a crise que a empresa passa, virou m verdadeiro Deus nos acuda, todo dia você tinha a impressão de que iria para um safari e não trabalhar. Fora que a empresa não tem projetos, não consegue fechar projetos pois tem uma grande carga de "encostados" , pessoas que ganham rios de dinheiro e simplesmente não trabalham e continuam lá. Enquanto isso, as pessoas mais baratas trabalham o triplo em projetos e propostas suicidas (Unicos que aparecem por lá) para sustentar essa massa falida que não quer trabalhar e apenas reclamar. Fora a falta de reconhecimento e promoções por parte de quem se esforça, criando um clima de desmotivação geral. Não é tão especial quanto se vende, e a maioria dos seus especialistas de verdade já saiu pois tem competência para arranjar outro emprego, os "especialistas" que restaram são apenas egos inflados sem competência para arranjar outro emprego.

Conselhos para presidência: Aconselharia a diretoria demitir vários dos encostos e reestruturar a organização. Muitos chefes para poucos índios e funções desnecessárias executadas por pessoas sem formação para a mesma. Existem empresas lean que tem apenas 1 Gerente para vários projetos com 1 P.O. para vários projetos, sem precisar de um cargo de Scrum Master. Scrum Master é um papel, não um cargo. Além disso, deveriam diminuir o operacional e revisar os salários do BD, ganham muito e rendem pouco. principalmente vários que não tem talento para a função.

Assim vão restar apenas gerentes....

Desenvolvedor de SistemasEx-funcionário, saiu em 2013

Recife, PE

Prós: Ambiente descontraído, com muitas pessoas inteligentes e extremamente criativas e divertidas.
    Desenvolvedores muito capacitados tecnicamente.
    Belo escritório, confortável, máquinas novas de última geração.
    Ótima apresentação como uma empresa moderna, inovadora e acolhedora.

Contras: Cargos superiores são normalmente obtidos por manobras políticas, o que desencoraja interessados em pleiteá-los.

Incapacidade do time gerencial e da gestão de recursos humanos em absorver e resolver os problemas dos funcionários -- apesar de um belo discurso público, quando tratados a sós, a empresa se torna tradicional e o funcionário invariavelmente será tratado como o único responsável pela solução dos problemas, como quem não soube ouvir e o único responsável por ter que entender o outro lado. Funcionários são mandados embora às escuras, a bel prazer do time gerencial e os casos são abafados, explicados normalmente como "falta de produtividade".

Gerentes sem experiência e capacidade de gerenciamento de projetos de sucesso, que ficam dependente da (por sinal, ótima) capacidade técnica dos desenvolvedores, que também serão responsabilizados em caso de insucesso.

Também há uma notória falta de empenho no que tange à propícia instalação das metodologias de projeto (exemplo: SCRUM é aplicado, mas sem PO)

Extrema sensação de falta de estabilidade, seja pela própria dificuldade da empresa e sua subsidiárias se firmarem num mercado competitivo (o que é normal), seja pela sensação de que, em caso de desgaste pessoal com um gerente, este terá meios de agir arbitrariamente sem uma instância alternativa de defesa.

Alta carga horária (44h/semana), destoante do mercado.

Conselhos para presidência: Presidente, os gerentes precisam aprender suas funções: gerenciar mais e se privilegiar menos da posição. As ações deles, bem como suas decisões em situações de conflito, precisam ser transparentes, visíveis aos funcionários, para que o belo discurso existente possa ser fiscalizado na prática e haja uma maior sensação de estabilidade. Casos de demissão cuja presidência/gestão de RH tenham tomado conhecimento com 5 ou mais meses de antecedência deveriam ser investigados, especialmente quando se tratando de conflitos pessoais, não?

Abra o olho!!!

Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: Muito investimento em formação profissional.

Contras: Panelinha composta por diretores (em sua grande maioria finlandeses sem visão estratégica nenhuma e estilo ditatorial de liderança) e pelo presidente da empresa. Desperdiçaram ao longo dos anos inúmeras oportunidades de apoiar idéias que levariam o INDT a ser uma entidade realmente sustentável e independente da Nokia (financeiramente) e hoje estão pagando alto por isto, com o fechamento de escritórios, redução de quadro pessoal e demissão dos próprios finlandeses, que se mostraram incapazes de pensar no bem da empresa versus o próprio bem estar. RH incompetente, sem capacidade de definir e estabelecer políticas adequadas de retenção de talentos.

Conselhos para presidência: Demissão da alta gestão, a começar pelo CEO, passando pelo RH e alguns gerentes médios. Contratação de gestores comprometidos com a diversificação de portfólio e com a meritocracia.

Empresa com grande potencial patinando e andando em circulos

Desenvolvedor de Software Pleno

Manaus, AM

Prós: Ambiente descontraído e com horário flexível, possuí material humano técnico de excelente qualidade, embora não de maneira plena tem-se uma preocupação com a qualidade de vida do funcionário.

Contras: O que comanda a empresa é a politicagem, diretores tem salários e benefícios desorbitantes, decisões são tomadas de maneira descabida e arbitrária, muito desperdício de recurso financeiro já que o que sustenta a empresa é dinheiro vindo da lei de informática. Em momentos de crise tem demissão de pessoal técnico muito qualificado e promoção e contratação de apadrinhados da diretoria.

Conselhos para presidência: Trocar a diretoria, boa parte dos gerentes e diminuir gordura no alto clero.

Bom para fazer um pé de meia.

PesquisadorEx-funcionário, saiu em 2015

Manaus, AM

Prós: Ambiente saudavel, com baixa pressão e grande liberdade para desenvolver seu trabalho. Oportunidade de se trabalhar com novas tecnologias e soluções.

Contras: Pouca estabilidade. Muitas promessas de crescimento e investimento no funcionario na contratação que não se concretizam. Pouca clareza quanto à real situação financeira e de mercado da empresa, não permitindo aos funcionarios se prepararem para a onda de demissões em sequência do ano de 2015.

Foi uma boa empresa

PesquisadorEx-funcionário, saiu em 2012

Manaus, AM

Prós: Ótimo ambiente de trabalho, cursos e treinamentos de capacitação. Pessoal técnico muito qualificado.

Contras: Pouca perspectiva de crescimento na empresa. Falta de objetivos e meritocracia. Empresa sem visão de crescimento.

Já prestou

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Manaus, AM

Prós: Projetos interessantes, equipe motivadora, a mente da empresa até a pouco era jovial e empolgante. Mas com a compra da Microsoft e a total instabilidade, incertezas surgiram.

Contras: Gerencia não nos fornece bons feedbacks, sempre parecem saber sobre nosso futuro, mas não nos auxiliam a crescer.

Um lugar comum como outro qualquer.

PesquisadorEx-funcionário, saiu em 2013

Manaus, AM

Prós: Flexibilidade nos horários de entrada e saída do trabalho, inclusive no almoço.

Contras: Muitos, começando pela direção. Muitos diretores para poucas áreas e pessoas.

Precisa melhorar muito pra ser uma grande empresa

Consultor de VendasEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Seis horas de trabalho apenas é bom clima de trabalho

Contras: Baixo comissionamento , alto nível de exigência para com seus funcionários diante de baixa remuneração e pouquíssimos benefícios .

Conselhos para presidência: Rever seus conceitos e valorizar quem está abaixo na hierarquia , pois esse são os geradores de lucro

Possibilidade de aprendizado

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Manaus, AM

Prós: Ótimo clima de trabalho e benefícios, além de uma grande possibilidade de crescimento pessoal e profissional com a interação entre diferentes áreas.

Contras: Carga horária de trabalho as vezes muito pesada e cargos hierárquicos de difícil acessibilidade. Dificuldades em se posicionar corretamente no mercado.

Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT)

Descrição:O INDT é um dos principais centros brasileiros de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica da América Latina. Instituto independente e privado, que investe na geração de novos conceitos, produtos, soluções e serviços em tecnologia.