Como é trabalhar na Instituto das Cidades Inteligentes (ICI)?

Empresa muito boa, porém sem muita chance de crescimento.

Programador JúniorEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Ambiente muito bom para se trabalhar. Líderes e gerentes gostam de manter relacionamento próximo com os funcionários. Qualidade de vida é possível ter trabalhando na empresa.

Contras: Oportunidade de crescimento pequenas para quem entra na área de TI. O funcionário deve ir atrás das oportunidades sozinho.

Uma boa escola para o mercado.

Analista de Informática Júnior

Prós: Localização, clima de coleguismo, aprendizado profissional, tempo para estudo, remuneração compatível com o mercado. A diretoria tem se empenhado em melhorar o panorama da empresa, o que pode sinalizar melhoria a longo prazo.

Contras: Excessivamente hierárquico, muitas supervisões e coordenações. O tratamento dispensado por alguns líderes de projeto é de que sua equipe é composta de "recursos" e não de pessoas. Baixo índice de colaboração entre equipes (consultar colegas de outra área, nem pensar!). Sugestão de melhorias nos processos não são muito bem aceitas. Ferramentas de trabalho obsoletas. Escritório com mobiliário antiquado, disposto em "baias". Pressão ao final de projetos faz com que sejam dispensadas muuuuitas horas extras.

Conselhos para presidência: Diretoria: Se espelhem nas empresas do Vale do Silício. É difícil implantar uma cultura inovadora, com ambientes de trabalho inspiradores e que facilitem a colaboração das pessoas, que são seu maior ativo. Empresas são feitas de gente e não de recursos.

Empresa de faixada politica

Programador WebEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: O dois únicos pontos positivos da empresa é remuneração compatível com o mercado e ponto de referencia, próximo ao terminal do Cabral. Excelente localização.

Contras: Os pontos negativos são inúmeros. Os que cito aqui são: - Ambiente extremamente politico; - Projeto super faturados, ( isso que é uma empresa sem fins lucrativos ); - Gestores autoritários que não são nenhum pouco profissionais; - Os projetos são lentos e ultrapassados, invadidos diariamente por falta de estrutura de segurança; - As equipes não são unidas. Consideração final: Fiquei somente 3 meses até terminar meu contrato de experiencia porque é impossível trabalhar em uma empresa desse nível.

Conselhos para presidência: Não tenho nada a dizer a presidente, porque ele não foi me apresentado e tão pouco quero hoje conhece-lo.

Empresa 'sem fins lucrativos' como faixada para fins politicos...

Analista de Desenvolvimento de Sistemas

Prós: Ótima localização e estrutura, ambiente tranquilo, remuneração compatível com o mercado, horário flexível, empresa incentiva os funcionário a optar por outros meios de transporte (disponibilizam vestiário e chuveiro)

Contras: Não há prospecção tecnológica, não incentivam a utilização de novas tecnologias e metodologias. Gestores autoritários, equipes desunidas, falta de comprometimento por parte de alguns funcionários. A empresa é dividida por várias coordenações a comunicação entre elas é péssima, problemas que poderiam ser resolvidos em horas acabam tomando semanas.

Conselhos para presidência: Não crie mais coordenações sem antes pensar em como irá conseguir gerir. Existe algumas que não tem necessidade alguma, fazendo com que funcionários fiquem ociosos nessas coordenações. Além também que faltam projetos pela quantidade de funcionários.

Se preocupar mais com os funcionários que trabalham na empresa do que com os interesses políticos.

TeleatendenteEx-funcionário, saiu em 2010

Prós: Salario compatível com a função, possibilidade de crescimento dentro da empresa, valor do vale alimentação é muito bom.

Contras: Muita rotatividade de funcionários e muitos interesses políticos, muita cobrança e pouco treinamento.

Tem um nome bonitinho, mas é um péssimo lugar de trabalho

Ex-funcionário, saiu em 2010

Prós: Tem uma boa localização geográfica dentro de Curitiba. Para mim é o único ponto bom!

Contras: Todos imagináveis! A começar pela qualidade de trabalho dos que ali trabalham. Eles fiscalizam tudo, email, acessos na internet, fazem relatórios mensais e isso no ato da contratação não falam. São extremamente hierarquizados e acham que são os reis de Curitiba, prestam um desserviço a população isso sim. Chefes acham que tem o rei na barriga. Eu não recomendo este local de trabalho, aliás quando me perguntam costumo dizer que foi o pior do pior do pior lugar que já trabalhei ao longo de 20 anos de carreira. E olha que fiquei 1 mês lá pois não aguentei! Para ser exato pedi demissão em 1 mês e 10 dias assim que chegaram com esse tal de relatório dizendo que eu tinha acessado sites x, y, z e que passei X horas em cada um e mandei email pessoal para x y z... Foi o cumulo então saí.

Conselhos para presidência: Tenham mais humildade e reconhecer que não são ninguém, que eles não chegam nem perto daquilo que eles mesmos acham que são.

ICI - Parece bom mas não é!

Analista de Sistemas SêniorEx-funcionário, saiu em 2009

Prós: Liberdade de criação e trabalha com várias tecnologias diferentes.

Contras: Empresa com contratações políticas, não existe plano de carreira (dizem que tem mas quem consegue os benefícios são os profissionais próximos aos cargos políticos), profissionais desmotivados por conta do pouco incentivo para estudar ou progredir.
    As demandas não seguem projetos e a sensação que eu tinha é que apagava incêndios todos os dias e que isso não era mais que nossa obrigação, afinal estamos empregado e devemos ser gratos por isso.

Empresa de competência e autoconfiança.

Teleatendente

Osasco, SP

Prós: Autoconhecimento para saber o que você tem de competências positivas que podem contribuir para a empresa de todas os trabalhadores que se encontra.

Contras: Todas as empresas tem seus autos em baixos, ás vezes as criticas veem de pessoas que querem tomar seu lugar se sentindo melhor do que os outros.

Conselhos para presidência: Sempre ouvir, para a melhoria não só do funcionário e sim da empresa.

Politicagem

TeleatendenteEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Vale alimentação, plano odontológico para o funcionário, plano de saúde bom, com desconto acessível para o funcionário, seguro de vida, flexibilidade de trabalhar em outros turnos. Empresa bem localizada, próximo do terminal do Cabral.

Contras: Muita rotatividade, não há plano de carreira, não tem plano de saúde para os filhos (custo adicional alto), não tem estacionamento para todos, no ambiente de call center cada segundo é cronometrado.. até a pausa para ir ao banheiro entra no critério de campanhas de incentivo :/ Chefias despreparadas, muito cacique pra pouco índio. Muito blablá e pouca ação, critérios para demissões não muito transparentes.. quando desligam um funcionário, tratam como se fosse um "bandido" escoltando até a saída. Não sabem a diferença entre liderança e autoridade, tem muito o que aprender para se tornar realmente uma "empresa inteligente" deveriam começar por valorizar o capital humano...as condições do call center são péssimas e as pessoas passam 6 horas em sessenta centímetros de uma caixa azul..parecendo uma repartição pública. Uma empresa inteligente que não tem condições de fornecer se quer um aparelho de headset individual para cada funcionário, o aparelho é compartilhado sim! funcionários vivem doentes, escala de trabalho 6x1 não permite programar sequer um final de semana com a família na praia..deixa a desejar em qualidade de vida e depois você descobre que ganha pouco pelo estresse que passa..a quantidade de informação é absurda e se algum cidadão grosso e mal educado reclamar do seu atendimento.. você, além de ser insultado, recebe uma advertência formal.

Conselhos para presidência: Valorizar o capital humano, supervisionar e cobrar das chefias, menos politicagem e mais transparência .

É um órgão público que contrata através de regime CLT.

Analista de Sistemas JúniorEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Gestão das Atividades; Vínculo com o setor publico é altamente político.

Contras: Não há prospecção tecnológica; Não há incentivo em utilizar novas tecnologias; Planos de cargos inexistente;

Instituto das Cidades Inteligentes (ICI)

Descrição:O Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) é uma organização paranaense com atuação em todo o território nacional, referência em pesquisa, integração, desenvolvimento e implementação de soluções completas para a gestão pública. Desde sua fundação, em 1998, é considerado um centro de excelência na integração de softwares, aliando determinação, competência e alta tecnologia.