Como é trabalhar na Instituto das Cidades Inteligentes (ICI)?

Empresa de faixada politica

Programador WebEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: O dois únicos pontos positivos da empresa é remuneração compatível com o mercado e ponto de referencia, próximo ao terminal do Cabral. Excelente localização.

Contras: Os pontos negativos são inúmeros. Os que cito aqui são: - Ambiente extremamente politico; - Projeto super faturados, ( isso que é uma empresa sem fins lucrativos ); - Gestores autoritários que não são nenhum pouco profissionais; - Os projetos são lentos e ultrapassados, invadidos diariamente por falta de estrutura de segurança; - As equipes não são unidas. Consideração final: Fiquei somente 3 meses até terminar meu contrato de experiencia porque é impossível trabalhar em uma empresa desse nível.

Conselhos para presidência: Não tenho nada a dizer a presidente, porque ele não foi me apresentado e tão pouco quero hoje conhece-lo.

Tem um nome bonitinho, mas é um péssimo lugar de trabalho

Ex-funcionário, saiu em 2010

Prós: Tem uma boa localização geográfica dentro de Curitiba. Para mim é o único ponto bom!

Contras: Todos imagináveis! A começar pela qualidade de trabalho dos que ali trabalham. Eles fiscalizam tudo, email, acessos na internet, fazem relatórios mensais e isso no ato da contratação não falam. São extremamente hierarquizados e acham que são os reis de Curitiba, prestam um desserviço a população isso sim. Chefes acham que tem o rei na barriga. Eu não recomendo este local de trabalho, aliás quando me perguntam costumo dizer que foi o pior do pior do pior lugar que já trabalhei ao longo de 20 anos de carreira. E olha que fiquei 1 mês lá pois não aguentei! Para ser exato pedi demissão em 1 mês e 10 dias assim que chegaram com esse tal de relatório dizendo que eu tinha acessado sites x, y, z e que passei X horas em cada um e mandei email pessoal para x y z... Foi o cumulo então saí.

Conselhos para presidência: Tenham mais humildade e reconhecer que não são ninguém, que eles não chegam nem perto daquilo que eles mesmos acham que são.

ICI - Parece bom mas não é!

Analista de Sistemas SêniorEx-funcionário, saiu em 2009

Prós: Liberdade de criação e trabalha com várias tecnologias diferentes.

Contras: Empresa com contratações políticas, não existe plano de carreira (dizem que tem mas quem consegue os benefícios são os profissionais próximos aos cargos políticos), profissionais desmotivados por conta do pouco incentivo para estudar ou progredir.
    As demandas não seguem projetos e a sensação que eu tinha é que apagava incêndios todos os dias e que isso não era mais que nossa obrigação, afinal estamos empregado e devemos ser gratos por isso.

Potencial desperdiçado de mudança na sociedade

Analista de Sistemas JúniorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Estrutura física, boa atmosfera entre os funcionários, vestiário, ações colaborativas dentro da empresa, ginastica laboral, eventos internos.

Contras: Empresa atrasada que está tentando se modernizar, mas está encalhada por causa de sua estrutura gigantesca cheia de metodologias internas redundantes que não trazem benefício real para o produto final. A parte do contato direto do produto com a população e apoio do estado ( clientes da empresa) é uma oportunidade única que acaba não sendo bem aproveitada. Funcionários ficam muito tempo parados, fica parecendo um grande cabide de empregos, além de viver em contato com a corrupção dos estados e o benefício imediato ao invés de construir produtos realmente consistentes.

Conselhos para presidência: Repense toda a estrutura e esqueça essas normas que só servem para empresas jurássicas.

Pouca expectativa de crescimento e confusão de autoridade

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Possui uma remuneração razoável, com alguns benefícios como vale refeição. A localização é agradável, num bairro residencial, com várias árvores em volta. Os funcionários podem fazer ginástica laboral.

Contras: Muitos conflitos de autoridade. Em um ano de empresa eu não sabia a quem me reportar: dependendo da situação eu deveria me reportar a 3 pessoas diferentes. Devido a isto, nunca ficaram claras as expectativas quanto ao meu trabalho, e houve pouquíssimo treinamento e feedback das atividades. Há um engessamento dos processos constante, com inúmeras equipes subordinadas a chefias com pouco conhecimento técnico e que em várias situações atrasavam o trabalho de seus subordinados.

Analista Desenvolvedor PlenoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Empresa de grande porte e estrutura que atende várias áreas publicas através de diversos sistemas (vários projetos para se trabalhar). Processo de desenvolvimento definido e estruturado porém não muito atual.

Contras: Me passaram certa estabilidade mas devido a problemas financeira à época fui mandado embora com pouco tempo de casa junto com quase 20% do pessoal. Não tem um plano de carreira bem definido sendo promovidos sempre por certa proximidade aos gestores que autorizam. O sistema hierárquico por ser de uma organização social (misto entre público e privado) com conselhos, diretoria, presidência e etc. demora um tempo até acontecer o entendimento desta e acaba sendo confuso saber a quem reportar. Benefícios descontados em folha de pagamento, plano de saúde mediano e cultura da empresa em processo de mudança e um pouco confuso devido aos conflitos de interesses dos gestores.

Conselhos para presidência: Atualizar-se com as tendências, processos de desenvolvimento e modelo de atendimento de mercado com relação aos seus produtos e novos projetos.

Politicagem

TeleatendenteEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Vale alimentação, plano odontológico para o funcionário, plano de saúde bom, com desconto acessível para o funcionário, seguro de vida, flexibilidade de trabalhar em outros turnos. Empresa bem localizada, próximo do terminal do Cabral.

Contras: Muita rotatividade, não há plano de carreira, não tem plano de saúde para os filhos (custo adicional alto), não tem estacionamento para todos, no ambiente de call center cada segundo é cronometrado.. até a pausa para ir ao banheiro entra no critério de campanhas de incentivo :/ Chefias despreparadas, muito cacique pra pouco índio. Muito blablá e pouca ação, critérios para demissões não muito transparentes.. quando desligam um funcionário, tratam como se fosse um "bandido" escoltando até a saída. Não sabem a diferença entre liderança e autoridade, tem muito o que aprender para se tornar realmente uma "empresa inteligente" deveriam começar por valorizar o capital humano...as condições do call center são péssimas e as pessoas passam 6 horas em sessenta centímetros de uma caixa azul..parecendo uma repartição pública. Uma empresa inteligente que não tem condições de fornecer se quer um aparelho de headset individual para cada funcionário, o aparelho é compartilhado sim! funcionários vivem doentes, escala de trabalho 6x1 não permite programar sequer um final de semana com a família na praia..deixa a desejar em qualidade de vida e depois você descobre que ganha pouco pelo estresse que passa..a quantidade de informação é absurda e se algum cidadão grosso e mal educado reclamar do seu atendimento.. você, além de ser insultado, recebe uma advertência formal.

Conselhos para presidência: Valorizar o capital humano, supervisionar e cobrar das chefias, menos politicagem e mais transparência .

Hambiente agradavel

Prós: Boa de trabalhar, bom salário. Salário pago em dia. Dá oportunidades de crescimento na empresa. Vale transporte e refeição. Pra mim é boa empresa.

Contras: Não tenho pontos negativos. Acho que é um bom Hambiente para se trabalhar. Aprender e capacitar-se para um objetivo futuro nela ou em outra empresa

neutra

Técnico de Informática

Prós: contar com todos os funcionários, um empresa séria, respeita seus funcionários, ajuda com cursos, ótimos benefícios, e tem uma mega estrutura, quem passa por esta, com certeza aprende muita cisa.

Contras: se depender da empresa ficarás no mesmo cargo para sempre. Dependendo do setor que trabalha, seu emprego depende da prefeitura municipal de curitiba.

Se preocupar mais com os funcionários que trabalham na empresa do que com os interesses políticos.

TeleatendenteEx-funcionário, saiu em 2010

Prós: Salario compatível com a função, possibilidade de crescimento dentro da empresa, valor do vale alimentação é muito bom.

Contras: Muita rotatividade de funcionários e muitos interesses políticos, muita cobrança e pouco treinamento.

Instituto das Cidades Inteligentes (ICI)

Descrição:O Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) é uma organização paranaense com atuação em todo o território nacional, referência em pesquisa, integração, desenvolvimento e implementação de soluções completas para a gestão pública. Desde sua fundação, em 1998, é considerado um centro de excelência na integração de softwares, aliando determinação, competência e alta tecnologia.