Como é trabalhar na Instituto das Cidades Inteligentes (ICI)?

Qualidade de vida e prazer em trabalhar

Analista de Desenvolvimento

Prós: Pessoas amistosas, coordenadores colaborativos e razoáveis, prazos razoáveis, oportunidades de aprendizado, possibilidade de expressar as ideias, local ergonômico e saudável para trabalhar

Contras: Plano de carreira não é definido, impossibilidade de barganha salarial, instabilidade devido à relação política com prefeitura, relações pessoais maculam um pouco a relação trabalhista.

Conselhos para presidência: Necessita de um espírito mais empreendedor.

Boa empresa para trabalhar.

Analista de Desenvolvimento Pleno

Prós: Flexibilidade de horários, estacionamento de veículos, vestiário para o pessoal de bike, ambiente de trabalho, sala de descanso, facilidade de acesso a chefia e liberdade para fazer cursos online.

Contras: Negociação salarial, onde o profissional tem que negociar na entrada, pois para conseguir aumento, somente se falar que vai sair ou esperar o dissídio coletivo.

Conselhos para presidência: Rever a política de aumento salarial.

Abriu portas para minha vida profissional.

Assistente de Atendimento

Prós: Melhor lugar que já trabalhei até hoje. Sempre é realizado campanhas para a valorização dos funcionários. O salário, a localização e o trabalho realizado contribui para a satisfação dos funcionários.

Contras: Não existe, conforme disse acima: Melhor lugar que já trabalhei até hoje. Sempre é realizado campanhas para a valorização dos funcionários. O salário, a localização e o trabalho realizado é essencial para a satisfação dos funcionários.

Potencial desperdiçado de mudança na sociedade

Analista de Sistemas JúniorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Estrutura física, boa atmosfera entre os funcionários, vestiário, ações colaborativas dentro da empresa, ginastica laboral, eventos internos.

Contras: Empresa atrasada que está tentando se modernizar, mas está encalhada por causa de sua estrutura gigantesca cheia de metodologias internas redundantes que não trazem benefício real para o produto final. A parte do contato direto do produto com a população e apoio do estado ( clientes da empresa) é uma oportunidade única que acaba não sendo bem aproveitada. Funcionários ficam muito tempo parados, fica parecendo um grande cabide de empregos, além de viver em contato com a corrupção dos estados e o benefício imediato ao invés de construir produtos realmente consistentes.

Conselhos para presidência: Repense toda a estrutura e esqueça essas normas que só servem para empresas jurássicas.

Pouca expectativa de crescimento e confusão de autoridade

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Possui uma remuneração razoável, com alguns benefícios como vale refeição. A localização é agradável, num bairro residencial, com várias árvores em volta. Os funcionários podem fazer ginástica laboral.

Contras: Muitos conflitos de autoridade. Em um ano de empresa eu não sabia a quem me reportar: dependendo da situação eu deveria me reportar a 3 pessoas diferentes. Devido a isto, nunca ficaram claras as expectativas quanto ao meu trabalho, e houve pouquíssimo treinamento e feedback das atividades. Há um engessamento dos processos constante, com inúmeras equipes subordinadas a chefias com pouco conhecimento técnico e que em várias situações atrasavam o trabalho de seus subordinados.

Analista Desenvolvedor PlenoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Empresa de grande porte e estrutura que atende várias áreas publicas através de diversos sistemas (vários projetos para se trabalhar). Processo de desenvolvimento definido e estruturado porém não muito atual.

Contras: Me passaram certa estabilidade mas devido a problemas financeira à época fui mandado embora com pouco tempo de casa junto com quase 20% do pessoal. Não tem um plano de carreira bem definido sendo promovidos sempre por certa proximidade aos gestores que autorizam. O sistema hierárquico por ser de uma organização social (misto entre público e privado) com conselhos, diretoria, presidência e etc. demora um tempo até acontecer o entendimento desta e acaba sendo confuso saber a quem reportar. Benefícios descontados em folha de pagamento, plano de saúde mediano e cultura da empresa em processo de mudança e um pouco confuso devido aos conflitos de interesses dos gestores.

Conselhos para presidência: Atualizar-se com as tendências, processos de desenvolvimento e modelo de atendimento de mercado com relação aos seus produtos e novos projetos.

Ótimo local de trabalho

Desenvolvedor Mobile

Prós: Ambiente tranquilo, amigável e sem estresse. Os colaboradores possuem direito de opinar sobre algum assunto, sendo ouvidas, assim não se tornando apenas mais um na empresa.

Contras: Por enquanto, não notei pontos negativos, a empresa oferece vários ambientes, um para cada setor e ainda há um ambiente de descanso, com maquina de café e maquina com guloseimas.

Conselhos para presidência: Oferecer mais equipamentos e estrutura para os colaboradores.

Hambiente agradavel

Prós: Boa de trabalhar, bom salário. Salário pago em dia. Dá oportunidades de crescimento na empresa. Vale transporte e refeição. Pra mim é boa empresa.

Contras: Não tenho pontos negativos. Acho que é um bom Hambiente para se trabalhar. Aprender e capacitar-se para um objetivo futuro nela ou em outra empresa

Empresa 'sem fins lucrativos' como faixada para fins politicos...

Analista de Desenvolvimento de Sistemas

Prós: Ótima localização e estrutura, ambiente tranquilo, remuneração compatível com o mercado, horário flexível, empresa incentiva os funcionário a optar por outros meios de transporte (disponibilizam vestiário e chuveiro)

Contras: Não há prospecção tecnológica, não incentivam a utilização de novas tecnologias e metodologias. Gestores autoritários, equipes desunidas, falta de comprometimento por parte de alguns funcionários. A empresa é dividida por várias coordenações a comunicação entre elas é péssima, problemas que poderiam ser resolvidos em horas acabam tomando semanas.

Conselhos para presidência: Não crie mais coordenações sem antes pensar em como irá conseguir gerir. Existe algumas que não tem necessidade alguma, fazendo com que funcionários fiquem ociosos nessas coordenações. Além também que faltam projetos pela quantidade de funcionários.

Melhor call center para se trabalhar

TeleatendenteEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Salário e benefícios eram muito bons, acima do que eu via em outros call centers. Não haviam metas a serem batidas, pelo menos não diretamente, e isso é muito bom para não transformar o ambiente em algo estressante. O conhecimento que eu adquiri trabalhando lá foi incrível. E particularmente não foi só o conhecimento técnico, mas também pessoal. Considerava a gestão acessível. Sempre que havia necessidade, tínhamos alguém pra falar. No geral, foi o melhor lugar onde trabalhei, às vezes sinto vontade de voltar pra lá. Recomendo total.

Contras: Por ser call center há um nível de estresse na função. Ela é estressante. Você lida com clientes algumas vezes insatisfeitos que vão, por força da emoção, descontar a frustração em você. Além deste fator, também é necessário apontar o fato de não ter um plano de carreira. Haviam processos seletivos, mas os critérios de seleção não eram muito claros, assim como os de demissão, principalmente estes. Escala 6x1 é muito cansativa. Como planejar um final de semana na praia? Difícil. Passar natal ou ano novo trabalhando também não ajuda. Mas nesse ponto compreendo que o serviço prestado ao cidadão exige isso. Mas era difícil planejar férias para os meses de dezembro e janeiro, em virtude do grande número de funcionários.

Conselhos para presidência: Procurar incentivar e proporcionar mais qualidade de vida aos funcionários. Principalmente em saúde mental, com o objetivo de evitar crises como síndrome de burn out, estresse, falta de assiduidade, etc. Funcionário com saúde física e mental em dia é um funcionário que produz mais e melhor.

Instituto das Cidades Inteligentes (ICI)

Descrição:O Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) é uma organização paranaense com atuação em todo o território nacional, referência em pesquisa, integração, desenvolvimento e implementação de soluções completas para a gestão pública. Desde sua fundação, em 1998, é considerado um centro de excelência na integração de softwares, aliando determinação, competência e alta tecnologia.