Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) logo

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)

Como é trabalhar na Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)?

Para um concurso público, vale tudo. Mas o órgão ainda tem muito para mudar.

Brasília, DF

Prós: A missão do ICMBio é um ponto positivo, pois é realizada a conservação da natureza por meio da gerência de unidades de conservação federais.

Contras: Existem muitos pontos fracos: - Chefias ruins; - Orçamento precário; - Terceirização, muitos terceirizados; - Equipamentos antigos; - Servidores não lutam pela categoria; - E outras...

Trabalho interessante, mas limitado

Brasília, DF

Prós: Funcionarios, ambiente positivo e estimulante. A possibilidade de aprender novos temas é importante para mim. Existe um certo equilíbrio no ambiente de trabalho o que torna possível focar no aprendizado da area de trabalho.

Contras: Existe pouca liberdade no trabalho, com limitada possibilidade de crescimento. Isso gera certa alta rotatividade nos funcionários que acabam saindo quando passam em outros concursos.

venha conhecer

Imperatriz, MA

Prós: É uma organização que dá oportunidades para aprendizado em muitas áreas de atuação. Então é bem legal.

Contras: Não é muito organizado algumas coisas, e deixa a desejar no que tange à saídas ao campo, para o estagiário

Prós: Missão institucional, proximidade com a sociedade, formação continuada dos servidores (ACADEBio), corpo técnico capacitado e comprometido com a causa ambiental.

Contras: Órgão novo, com pouca força política e pouco reconhecido pela sociedade. O que se agrava ainda mais devido ao cenário político atual do meio ambiente. O que se reflete em baixo orçamento e interferência política no cotidiano da gestão das UCs.

Como faço para sair

Macaé, RJ

Prós: Tipo e ambiente de trabalho ao ar livre

Contras: Falta de apoio, incentivo e baixo salário

Incompetência gerencial

Brasília, DF

Prós: O trabalho com unidades de conservação e com conservação de espécies silvestres, embora desgastante, é muito gratificante.

Contras: Excesso de burocracia, dificuldades institucionais inúmeras, incapacidade gerencial da administração, falta de apoio político para a área fim do órgão, pouquíssimas oportunidades de crescimento profissional e desenvolvimento técnico.

neutra

João Pessoa, PB

Prós: estabilidade, pagamento em dia, importância para a conservação do meio ambiente

Contras: estresse, desvalorização, impossibilidade de ascensão, falta de estrutura

Poderia ser excelente com um pouco só de compromisso do governo.

Brasília, DF

Prós: Missão da empresa, trabalhar com meio ambiente nos lugares mais bonitos e especiais do Brasil, em contato com espécies raras, que poucas pessoas têm chance de conhecer, colegas de trabalho em geral comprometidos com o trabalho e de excelente nível técnico e cultural e estabilidade do serviço público

Contras: Condições de trabalho muito ruins nas pontas, que é justamente onde o trabalho é interessante. Se depender do órgão, que tem orçamento cortado pelo governo federal, é muito difícil trabalhar. Tem que se virar com as parcerias locais.

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)

Descrição:O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade é uma autarquia em regime especial. Criado dia 28 de agosto de 2007, pela Lei 11.516, o ICMBio é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama). Cabe ao Instituto executar as ações do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, podendo propor, implantar, gerir, proteger, fiscalizar e monitorar as UCs instituídas pela União. Cabe a ele ainda fomentar e executar programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade e exercer o poder de polícia ambiental para a proteção das Unidades de Conservação federais.