Como é trabalhar na Instituto Agronômico de Campinas (IAC)?

Ótima avaliação

Engenheiro Agrônomo

Campinas, SP

Prós: Liberdade, Motivação, Empresa muito bem gerenciada , todo pessoal atencioso e prestativo atencioso. Estruturas antigas mas bem cuidadas, possibilidade de trabalhar com experimentos de campo.

Contras: Burocracia, salário baixo, falta de mão para montagem de experimentos. Cargos administrativos deveria ser com tempo determinado, isso daria mais agilidade aos processos.

Instituto de pesquisa muito bom no que faz.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

Campinas, SP

Prós: Instituto de pesquisa sério, com excelentes profissionais, muito dedicados e com vasto conhecimento na área de atuação. Ambiente agradável, que estimula crescimento, pessoas colaborativas, apaixonadas no que fazem e estimulo ao estudo constante.

Contras: Por tratar-se de uma instituição que depende do Governo, a estrutura para desempenhar os trabalhos deixa a desejar. Faltam recursos para realizar as pesquisas e isso exige dos profissionais um esforço maior. A remuneração é baixa pelo trabalho que é realizado.

Otima empresa para se trabalhar!

Campinas, SP

Prós: Empresa que ajuda o estagiário no desenvolvimento profissional e pessoal, dando todo amparo possível! Promove também a ambientação adequada no setor que ira atuar, no meu caso a área de finanças.

Contras: Visto que estou a apenas 1 mês no Instituto Agronômico de Campinas, não consigo discutir pontos negativos no âmbito profissional que possam me afetar no futuro!

Bolsista

Bolsista de Iniciação Científica

Campinas, SP

Prós: Pesquisa de ponta, recursos humanos, profissionais selecionados, centros de tecnologia, centro administrativo, incentivo em pesquisa e inovação tecnológica

Contras: Ausência de planos de carreira ou abertura para diferentes tipos de pesquisa, ademais, o IAC não possui outros pontos negativos a serem citados.

Pouca oportunidade

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Ribeirão Preto, SP

Prós: Local de aprendizado e constantes palestras para conhecimento em geral. Suporte de funcionários e pesquisadores para auxílio no estágio e na rotina de trabalho.

Contras: Pesquisadores não dão tantas oportunidades de crescimento, por ser uma empresa do governo são poucos os cargos que não necessitam de concurso público e os que não precisam, são geralmente dados à pessoas próximas a produtores ligados ao IAC.

Amo meu trabalho, mas a luta é de Davi contra Golias, diariamente.

Pesquisador

Campinas, SP

Prós: Instituição é centenária, reconhecida internacionalmente, pioneira em muitas áreas da pesquisa

Contras: Falta de pessoal de apoio, campo, laboratório, administrativo e de pesquisadores especialistas em áreas estratégicas . governo não investe na reposição de funcionários. Orçamento para SAA muito baixo

Conselhos para presidência: Que a Diretoria Geral da instituição se atente para a defasagem de recursos humanos em todos os níveis e lute para abertura de novas concursos públicos e não apenas reestruturar ou realinhar as nossas linhas de pesquisa, extinguindo algumas, por não haver mais pesquisadores atuando e por simplesmente julgar que essa linha não é mais interessante para o Estado de São Paulo. Deve buscar habilidades e capacitação nas tratativas com o corpo técnico, de forma a deixar o autoritarismo de lado e construir uma relação de parceria. Incentivar os centros de pesquisa melhores estruturados a auxiliar os demais na busca pela excelência. Investir na capacitação de todo o seu recurso humano, com treinamentos específicos para cada atividade. A instituição deve estar sempre a frente com suas pesquisas e não apenas correndo atrás. Culturas que hoje parece não ter nenhuma importância, pode ser amanhã a grande vedete , como já aconteceu com a cana de açúcar e outra ditas como importantes para o estado e deixaram de ser como o café, algodão, soja, fumo e outras.

Instituto Agronômico de Campinas (IAC)