Como é trabalhar na Instituto Agronômico de Campinas (IAC)?

3 postagens (1 avaliação nos últimos 12 meses)

Bolsista

Bolsista de Iniciação Científica

Campinas, SP

Prós: Pesquisa de ponta, recursos humanos, profissionais selecionados, centros de tecnologia, centro administrativo, incentivo em pesquisa e inovação tecnológica

Contras: Ausência de planos de carreira ou abertura para diferentes tipos de pesquisa, ademais, o IAC não possui outros pontos negativos a serem citados.

Amo meu trabalho, mas a luta é de Davi contra Golias, diariamente.

Pesquisador

Campinas, SP

Prós: Instituição é centenária, reconhecida internacionalmente, pioneira em muitas áreas da pesquisa

Contras: Falta de pessoal de apoio, campo, laboratório, administrativo e de pesquisadores especialistas em áreas estratégicas . governo não investe na reposição de funcionários. Orçamento para SAA muito baixo

Conselhos para presidência: Que a Diretoria Geral da instituição se atente para a defasagem de recursos humanos em todos os níveis e lute para abertura de novas concursos públicos e não apenas reestruturar ou realinhar as nossas linhas de pesquisa, extinguindo algumas, por não haver mais pesquisadores atuando e por simplesmente julgar que essa linha não é mais interessante para o Estado de São Paulo. Deve buscar habilidades e capacitação nas tratativas com o corpo técnico, de forma a deixar o autoritarismo de lado e construir uma relação de parceria. Incentivar os centros de pesquisa melhores estruturados a auxiliar os demais na busca pela excelência. Investir na capacitação de todo o seu recurso humano, com treinamentos específicos para cada atividade. A instituição deve estar sempre a frente com suas pesquisas e não apenas correndo atrás. Culturas que hoje parece não ter nenhuma importância, pode ser amanhã a grande vedete , como já aconteceu com a cana de açúcar e outra ditas como importantes para o estado e deixaram de ser como o café, algodão, soja, fumo e outras.

Pouca oportunidade

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Ribeirão Preto, SP

Prós: Local de aprendizado e constantes palestras para conhecimento em geral. Suporte de funcionários e pesquisadores para auxílio no estágio e na rotina de trabalho.

Contras: Pesquisadores não dão tantas oportunidades de crescimento, por ser uma empresa do governo são poucos os cargos que não necessitam de concurso público e os que não precisam, são geralmente dados à pessoas próximas a produtores ligados ao IAC.

Instituto Agronômico de Campinas (IAC)