INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial

Como é trabalhar na INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial?

Ótimo lugar de se trabalhar

Coordenador Geral

Prós: Ambiente de Trabalho, pessoas, localização, cultura, valores, participação coletiva, relação funcionário chefe, departamento de saúde, etc..

Contras: Mudanças constante na direção , pessoas, localização, cultura, valores, participação coletiva, relação funcionário chefe, departamento de saúde, etc.

Conselhos para presidência: Novo plano de carreira

Bom órgão. Pessoas eficientes e comprometidas.

Tecnologista em PI

Prós: Horário flexível, entre 6:30 e 21:00. Nível cultural dos colegas de trabalho. Trabalho independente. Reconhecimento pessoal em realizar um trabalho que serve ao país, a todos.

Contras: Falta de políticas governamentais que deem seriedade à propriedade industrial. Necessidade de reestruturação do plano de carreiras. Carências nos planos tecnológicos. Ausentes suportes necessários.

Bom para quem quer estabilidade e ja tem uma renda familiar razoavel

Tecnologista em PI

Prós: Flexibilidade de horario, home office para quem ja completou 3 anos de empresa , possibilidade de intercambio, ttabalho com pouca pressao, banco de horas para quem trabalha na sede, possibilidade de mestrado dentro do orgao

Contras: Salario congelado e muito inferior ao dos outros orgaos publicos com atividades semelhantes, pessimos bemeficios de ajuda de custo para uma cidade cara como o Rio de Janeiro, pouca meritocracia, onde voce consegue cargos se tem amigos, pensamento burocratico em muitos assuntos

Conselhos para presidência: Lute pela valorizacao da carreira do INPI

Um bom lugar que pode melhorar

Tecnologista

Prós: Estabilidade, salário acima do mercado para algumas formações acadêmicas, boa localização, flexibilidade de horários, acompanhamento de filhos, auxílio educacional

Contras: Plano de Cargos e Salários congelado e defasado, ausência de meritocracia, passionalidade na escolha de pessoas para aproveitamento de cursos e oportunidades

Conselhos para presidência: Repensem a meritocracia e para quê servem os elogios nos boletins institucionais. Olhem para pessoas e não para o grupo como um todo.

Uma boa autarquia para trabalhar

Tecnologista

Prós: Grande maioria dos servidores leva o serviços público à sério. O trabalho envolve conhecimentos que vão de idiomas a cultura geral, passando por especialidades técnicas.

Contras: Plano de carreira engessado como todo ente estatal, pequena variação salarial entre níveis hierárquicos e dificuldade de formar equipes de confiança de acordo com critérios meritocráticos.

Boa instituição, mas faltam oportunidades.

Examinador de Patentes

Prós: O trabalho é tranquilo e o ambiente é agradável. Estabilidade do setor público é um grande diferencial. Trabalho intelectual intenso e bastante autonomia.

Contras: Falta de liderança, governança, objetivos e direção. Muita burocracia. Funcionários não são muito motivados. Dificuldade em evoluir. Apresenta limitadas opções de crescimento.

Bom local para se trabalhar

Examinador de PatentesEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: O ambiente de trabalho é muito bom. Como examinador, cada um tem autonomia para dar andamento nos seus exames de patentes. O corpo funcional da empresa é altamente qualificado.

Contras: O salário é um pouco aquém considerando a qualificação do corpo funcional, principalmente porque o custo de vida na cidade do Rio de Janeiro é bastante elevado. A atual localização da empresa também é ruim, dificultando o acesso.

Mediana

Examinador de Patentes

Prós: Horário flexivel, proximidade de casa, estabilidade no emprego, trabalho relativamente pouco estressante, com prazos flexíveis para entrega de produção.

Contras: Poucos benefícios, salario defasado, trabalho individual sem interação com outras equipes, falta de incentivo para o desenvolvimento pessoal.

desestimulante

Pesquisador

Prós: Estabilidade o que fornece segurança em relação a demissão por corte de gastos, salario acima da média para algumas formações acadêmicas, sem pressão por metas.

Contras: Falta de incentivo, falta de reconhecimento ao funcionário que trabalha, falta de perspectiva de crescimento profissional, sem uso da meritocracia.

Bom lugar para trabalhar

Técnico em Planejamento

Prós: Ambiente de trabalho e qualidade de vida favorecem a satisfação do trabalhador. A remuneração é compatível com a complexidade do trabalho e o nível de qualificação requerido.

Contras: Não há possibilidade de crescimento profissional, a burocracia e excesso de normas e regulamentos a serem seguidos engessa a estrutura, mas apesar disso é organizado.

Conselhos para presidência: Job rotation

INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial