INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial

Como é trabalhar na INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial?

Ótimo lugar de se trabalhar

Coordenador Geral

Prós: Ambiente de Trabalho, pessoas, localização, cultura, valores, participação coletiva, relação funcionário chefe, departamento de saúde, etc..

Contras: Mudanças constante na direção , pessoas, localização, cultura, valores, participação coletiva, relação funcionário chefe, departamento de saúde, etc.

Conselhos para presidência: Novo plano de carreira

Boa Empresa para trabalhar

Técnico em Propriedade Industrial

Prós: Ambiente de trabalho, localização. A instituição oferece apoio com serviço de saúde ocupacional. Atendimento ambulatorial com dentista, médicos, psicólogos e fisioterapeuta.

Contras: Não oferece oportunidade de desenvolvimento para nível médio. A comunicação com os funcionários não é objetiva. Nenhuma outra crítica relevante.

Órgão federal com bom ambiente e condições de trabalho, mas sem planejamento de longo prazo

Chefe

Prós: Instituição que oferece flexibilidades, como banco de horas, trabalho remoto e programa de qualidade de vida. Há oportunidades de mobilidade na carreira também. Bom clima de trabalho, dependendo do setor. Boa estrutura física. A realidade institucional vem melhorando ao longo dos anos.

Contras: Falta planejamento de longo prazo, o que compromete a motivação e as iniciativas do profissional para resolver problemas. É um ambiente de constante mudança, em que a construção de forma estruturada se torna difícil. Também é necessária maior integração entre os setores e valorização da capacidade dos profissionais.

Ótima instituição para trabalhar, porém tem que se adaptar com cobranças e metas.

Pesquisador

Prós: Empresa com muito trabalho e cobrança, porém com boas condições de trabalho, há possibilidade de trabalho em home office (porém tem que arcar com aumento de metas para isso)

Contras: Apesar das boas condições de trabalho, há uma cotidiana cobrança pelo cumprimento das metas estabelecidas à instituição, trabalho com pouca variação de atividades.

Conselhos para presidência: Reconhecer que há necessidade de algumas melhorias nas condições de trabalho, como uma maior preocupação com o refeitório e bicicletário, bem como outros problemas ligados à TI.

Bom órgão. Pessoas eficientes e comprometidas.

Tecnologista em PI

Prós: Horário flexível, entre 6:30 e 21:00. Nível cultural dos colegas de trabalho. Trabalho independente. Reconhecimento pessoal em realizar um trabalho que serve ao país, a todos.

Contras: Falta de políticas governamentais que deem seriedade à propriedade industrial. Necessidade de reestruturação do plano de carreiras. Carências nos planos tecnológicos. Ausentes suportes necessários.

Bom para quem quer estabilidade e ja tem uma renda familiar razoavel

Tecnologista em PI

Prós: Flexibilidade de horario, home office para quem ja completou 3 anos de empresa , possibilidade de intercambio, ttabalho com pouca pressao, banco de horas para quem trabalha na sede, possibilidade de mestrado dentro do orgao

Contras: Salario congelado e muito inferior ao dos outros orgaos publicos com atividades semelhantes, pessimos bemeficios de ajuda de custo para uma cidade cara como o Rio de Janeiro, pouca meritocracia, onde voce consegue cargos se tem amigos, pensamento burocratico em muitos assuntos

Conselhos para presidência: Lute pela valorizacao da carreira do INPI

Um bom lugar que pode melhorar

Tecnologista

Prós: Estabilidade, salário acima do mercado para algumas formações acadêmicas, boa localização, flexibilidade de horários, acompanhamento de filhos, auxílio educacional

Contras: Plano de Cargos e Salários congelado e defasado, ausência de meritocracia, passionalidade na escolha de pessoas para aproveitamento de cursos e oportunidades

Conselhos para presidência: Repensem a meritocracia e para quê servem os elogios nos boletins institucionais. Olhem para pessoas e não para o grupo como um todo.

Uma boa autarquia para trabalhar

Tecnologista

Prós: Grande maioria dos servidores leva o serviços público à sério. O trabalho envolve conhecimentos que vão de idiomas a cultura geral, passando por especialidades técnicas.

Contras: Plano de carreira engessado como todo ente estatal, pequena variação salarial entre níveis hierárquicos e dificuldade de formar equipes de confiança de acordo com critérios meritocráticos.

Boa instituição, mas faltam oportunidades.

Examinador de Patentes

Prós: O trabalho é tranquilo e o ambiente é agradável. Estabilidade do setor público é um grande diferencial. Trabalho intelectual intenso e bastante autonomia.

Contras: Falta de liderança, governança, objetivos e direção. Muita burocracia. Funcionários não são muito motivados. Dificuldade em evoluir. Apresenta limitadas opções de crescimento.

Bom local para se trabalhar

Examinador de PatentesEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: O ambiente de trabalho é muito bom. Como examinador, cada um tem autonomia para dar andamento nos seus exames de patentes. O corpo funcional da empresa é altamente qualificado.

Contras: O salário é um pouco aquém considerando a qualificação do corpo funcional, principalmente porque o custo de vida na cidade do Rio de Janeiro é bastante elevado. A atual localização da empresa também é ruim, dificultando o acesso.

INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial