Como é trabalhar na IFSUL?

Serviço Público

Assistente em Administração

Jaguarão, RS

Prós: Liberdade para realizar as tarefas e participação em algumas decisões.

Contras: Poucas possibilidades de crescimento, pois não há um plano de carreira animador.

Prós: Podemos aprender muito durante a bolsa

Contras: Atrasos no salário por parte do governo do estado

Típica instituição pública de ensino brasileira: excelente, porém mal propagandeada por alguns.

Professor Universitário

Charqueadas, RS

Prós: O trabalho é gratificante, o público que atendo é interessado, e os colegas são de altíssimo nível intelectual. A estrutura da instituição é de primeira linha, a organização da jornada de trabalho é agradável, e a relevância social do meu trabalho é reconhecida na região onde atuo.

Contras: É um ambiente político, que por vezes se sobrepõe ao ambiente profissional/acadêmico que deveria ser. Alguns colegas, infelizmente, estão menos comprometidos com a missão educacional/social que com seus interesses políticos pessoais e/ou partidários. Além de negligenciarem seus serviços, se valem da estabilidade para chegar ao ponto de deliberadamente atrapalhar o trabalho sério daqueles que são comprometidos com a missão institucional. Felizmente esses, apesar de barulhentos, são minoria. A maioria quer e trabalha duro pra sustentar o serviço diferenciado de excelência que a instituição oferece.

Conselhos para presidência: Busque não se desvirtuar da missão institucional. Somos uma instituição de ensino, não uma mera agremiação política. Até porque somos bastante plurais. A conscientização política na formação dos nossos estudantes é só uma dos objetivos da formação cidadã de nossos estudantes, não o único. Não dá pra negligenciar os demais objetivos em função desse, por mais incerto que possa parecer o futuro da rede.

Professor substituto em uma escola técnica federal

Professor Substituto

Sapucaia do Sul, RS

Prós: Bom ambiente interpessoal, perspectivas e desafios. Pode-se trabalhar com ensino, pesquisa e extensão, desenvolvendo projetos interdisciplinares.

Contras: Instituição um pouco desorganizada em termos de comunicação dos procedimentos para cada situação. Nunca se tem certeza se está agindo conforme o manual. A pesquisa ainda é pouco valorizada e detrimento do ensino e da extensão. A TI também deixa a desejar, especialmente o Q-Acadêmico.

Conselhos para presidência: Melhorar os canais de comunicação. Investir na TI e no quadro docente em algumas áreas.

Condições de crescer mais

Professor

Pelotas, RS

Prós: Flexibilidade, autonomia, bom ambiente, ambiente criativo, possibilidade de aprendizado, carreira organizada.

Contras: Recomendo maior agilidade no gerenciamento e na resolução de questões, melhor organização do serviço.

Pra quem busca qualidade de vida no trabalho é um prato cheio.

Assistente em Administração

Pelotas, RS

Prós: Jornada de 30 horas semanais. Incentivo a Qualificação Plano de Saúde

Contras: Sem data base. Atualização salarial apenas perante greve. Mentalidade organizacional dos servidores deixa a desejar.

Ótimo lugar para começar, mas não fique por muito tempo.

Pelotas, RS

Prós: Oportunidade de aprender........

Contras: Impossibilidade de efetivação........

Um bom lugar para uma primeira experiência

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

Pelotas, RS

Prós: Bons colegas de trabalho; horários diferenciados do mercado de trabalho particular. Trabalhar como estagiário lá é bom para se ganhar conhecimento e experiência.

Contras: Apesar dos horários diferenciados, não há grande flexibilidade; não há chances de crescimento sem ser por concurso.

Gostei muito do ambiente de trabalho

Diagramador JúniorEx-funcionário, saiu em 2010

Pelotas, RS

Prós: Ambiente amigável, pessoal esforçado e interessado em trabalhar em equipe.

Contras: Trabalhar em um local fora do mercado direto.

Adorei estagiar no IFSUL

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2013

Pelotas, RS

Prós: ótimo órgão público para estagiar

Contras: Rotina, executava tarefas básicas

IFSUL

Descrição:O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), integrante da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, foi criado a partir do CEFET-RS, mediante Lei n°11.892, de 29 de dezembro de 2008.
O Instituto Federal, caracterizado pela verticalização do ensino, oferta educação profissional e tecnológica em diferentes níveis e modalidades de ensino, assim como articula a educação superior, básica e tecnológica.