Como é trabalhar na iFood?

Satisfação em trabalhar

Executivo de Vendas Externas

Piracicaba, SP

Prós: Remuneração agressiva com cumprimentos de metas, benefício atrativos, constantemente somos instigados a uma auto avaliação que trás conhecimento.

Contras: Não existe um plano de carreira pré estabelecido, ou um ciclo a se cumprir, mas caminha para essa tendência que muitas empresas tem apostado

Conselhos para presidência: Definir um plano de remuneração igual a todos que desempenham a mesma função

Caminhando para o lado errado

Analista Pleno

Osasco, SP

Prós: Ambiente descontraído, muitas pessoas boas (porém desvalorizadas), oportunidade de aprendizado e mudança constante de função. Está crescendo muito!

Contras: Sem foco em pessoas e em valorizar o trabalho feito por elas. Muda muito a estratégia e os objetivos e, por isso, não consegue colher resultados. Salário não é atrativo e condizente com as funções.

Lamentável uma empresa chegar nesse nível

Representante Comercial

Osasco, SP

Prós: Os momentos de descontração, os escritórios são bonitos, a maioria das pessoas ali não é culpada pela atual situação. Muita gente acha que o ifood é casa da mãe joana mas o ambiente ainda tem pessoas dispostas a trabalhar

Contras: Tem tantos... Estava lendo os comentários aqui e realmente é com todo mundo. Vou enumerar os piores pontos do que eu vi: 1 - Favoritismo É só isso o que acontece. Boa politicagem te promove. Quem chora mais, ganha mais. Quem trabalha muito só ouve que é melhor sair que o foco do iFood é outro agora, não é pessoas. Ouvi isso de TRÊS GESTORES DIFERENTES, TRÊS!!!!!!!!!!! E ainda dizem no início que não existe favoritismo, bobagem. As avaliações de desempenho são horrendas, os gestores não sabem dar feedback então vira um show de horrores e o RH está zero preocupado. Só preocupado em contratar, contratar, contratar e contratar. 2 - Salários abaixo do Mercado Isso eu nem preciso dizer. Metade do time comercial abandonou a missão, pois teve propostas mto mais atraentes dos concorrentes, e nem são muitas coisas que são oferecidas. Só é mais do que o mínimo que o iFood oferece. O iFood acha que benefício é ha´ppy hour e feira dentro do prédio. Bem longe disso... 3 - Localização A mudança para Osasco foi uma lástima. Muita gente tem problema de locomoção. Quem tem carro, tem que pagar, já que só se você tiver cargo ganha vaga mas o estacionam,ento vive vazio, então é complicado. Tem que esperar um shuttle num lugar super sujo e vazio de Osasco e se mulheres não forem em grupo é bem perigoso a noite. 5 - Horários absurdos Como citei acima muita gente sai muito tarde pq se trabalha demais, e se entrega pouco. parece cachorro filhote correndo atrás do próprio rabo. a liderança não sabe mais o que fazer e só compra pedido do mercado, pois não sabe lidar com a concorrência... então se trabalha trabalha trabalha pra ganhar no fim do ciclo uma avaliação mal dada por aquele gerente que tá ali faz tempo e ngm sabe pq está ali, mas está 6 - Diversidade de 11 diretores UMA É MULHER. De 20 heads, UMA É MULHER. Negros? Inexistentes, de mil funcionários tem 2. PCD não existe. Até um tempo atrás nem elevadores nos prédios tinham. Existe um programa de diversidade que é uma piada de mal gosto!!! não resolve nada e é liderado por alguém que é machista de doer é isso!

Conselhos para presidência: Seria melhor encontrar um novo CEO e novos diretores preocupados com pessoas, resultado é só um número que vem. Prestem atenção no clima da empresa e o que vccs fizeram com uma das empresas que era uma das melhores aqui do lvm

Uma empresa boa pórem há necessidade de mudar cultura de metas e relação com os funcionários

Engenheiro PlenoEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Ambiente dinâmico com cultura startup, muitas pessoas inteligentes o que torna o ambiente bom para aprender e se capacitar, visibilidade no mercado externo, as pessoas se ajudam entre si, troca de conhecimento entre empresas do grupo Movile, bastante diversidade de pessoas e respeito e meritocracia salarial regular.

Contras: Falta de comunicação, agilidade e desburocratização no departamento pessoal. O DP precisa melhorar a relação com as pessoas e entender o momento pessoal e profissional delas até mesmo antes de realizar demissões que poderiam ser resolvidas com realocações. Vários gestores são despreparados, sem capacitação e alguns não são da área o que atrapalha as pessoas geridas, e em alguns casos mais abrangentes, acabam afetando a relação da empresa com os funcionários. Meritocracia nem sempre funciona, o que acaba ocorrendo muitas vezes é o favoritismo. Trabalho em excesso por falta de mão de obra. Busca e cobrança excessiva por metas e mais metas, que embora acabam retornando sob forma de PLR, a PLR não é proporcional ao trabalho ou a importância dele, e sim ao cargo ocupado. Salários geralmente abaixo da média de mercado, o que acaba prejudicando a contratação de novos funcionários. Quando há premiações nos eventos do iFood, geralmente acabam premiando os funcionários que tem maior visibilidade de mercado, de mídia, de palestras e dificilmente os funcionários do backstage. Não há profissionais de saúde como enfermeiros/médicos do trabalho numa empresa do tamanho e porte do iFood

Conselhos para presidência: Melhorar o departamento pessoal e o tratamento do DP com os funcionários entendendo momento pessoal e profissional antes de fazer demissões, o iFood precisa ser mais humano, valorizar os funcionários e mudar a cultura de metas sob metas que acabam tornando o iFood um lugar estressante e desgastante o que faz a empresa perder muitos funcionários que buscam uma melhor qualidade de vida.

Um bom luga para começar

Data Engineer JúniorEx-funcionário, saiu em 2018

Campinas, SP

Prós: Clima descontraído, oferece flexibilidade de trabalho e oportunidade de trabalhar com as tecnologias mais recentes no mercado, oferecendo bastante liberdade na escolha e definição de arquitetura.

Contras: Deveriam levar mais em consideração a opinião dos funcionários em certas decisões. O reconhecimento é difícil, muitas pessoas permanecem anos com cargo de júnior. Para isso os gestores precisam dar mais atenção para os funcionários que estão abaixo. Deveriam melhorar os salários também.

Conselhos para presidência: Não façam a empresa ser direcionada metas, isso desanima muitas pessoas e coloca uma pressão desnecessária.

Empresa focada em resultados, não em pessoas

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Lugar legal, com pessoas legais. Sabe comemorar as vitórias e tenta proporcionar um escritório bacana para descontar a falta de benefícios na carta de entrada. Lugar com barista, playstation, geladeiras e snacks, cafézinho da tarde e etc.

Contras: Muita fofoca e muito favoritismo. É impressionante como se vê isso aqui nesses comentários e ninguém está atento nisso. Na integração nos passam um modelo de avaliação de desempenho e dizem que aquele modelo é pra não haver favoritismo mas é o que mais existe. Se você não puxar o pé de alguém ou não souber com quem falar, nunca vai crescer. Quando vai sair te perguntam quanto quer pra ficar, como se o problema do mundo fosse resolvido com dinheiro. Abre 100 vagas mensais, sendo que a maior parte é de turnover de funcionários desmotivados e que foram para outras empresas. Fiquei assustado quando vi que toda semana existem pessoas pedindo demissão, parece que a empffresa está em crise! Mas todo mês tem happy hour e nos passam uma posição de que está tudo bem!!!! Metas muito agressivas, que mudam de hora em hora, gestores muito mal preparados ( alguns nem podem ser chamados de gestores ), e uma área de pessoas que simplesmente fecha vaga. Pra eles é só o número que vale.

Conselhos para presidência: Acho que se for pra ser a Movile, melhor trazer todo mundo de lá. O iFood não era assim, e infelizmente depois da mudança de direção, se perdeu e isso fica claro nas faces das pessoas. Não adianta fazer happy hour de arrasar sendo que no outro dia a desmotivação continua nas pessoas... uma hora essa conta vai chegar

Um ambiente divertido e inovador

Assistente de Negócios IIEx-funcionário, saiu em 2018

Osasco, SP

Prós: A empresa é bem legal , um ótimo ambiente com bastante petiscos e alegrias . Todo mês tem uma festa temática. Tem inúmeros benéficos e facilidades .

Contras: Um ponto negativo pra mim era a carga horária. Você tem hora para entrar mas não tem hora para sair. E mesmo que você saia no seu horário a gestão costuma fazer cara feia .

Conselhos para presidência: Façam processos de verdade sem levar rm conta o coleguismo .

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2018

Osasco, SP

Prós: As idéias que são propostas são ótimas. Muita gente afim de fazer a coisa acontecer e um produto muito bom, que pode crescer para todas as vertentes da alimentação.

Contras: Me prometeram algo, e foi completamente o oposto. Se vocês olharem os comentários aqui vão ver as palavras ''liderança'' , ''favoritismo'', ''bagunça'', e muitas outras repetidas várias vezes. A liderança do ifood não sabe o que fazer e vai perder a oportunidade de construir algo muito bom por conta de erros catastróficos. O Turnover da empresa se tornou tão grande que foi necessário aumentar a meta de recrutamento de pessoas, fazendo com que pessoas sem aderência alguma entrassem na empresa. É uma estrutura inflada, bagunçada e sem nenhum funcionamento. As avaliações de desempenho são uma piada a parte. Dizem que existe uma área de desenvolvimento lá dentro, pra desenvolver as pessoas. Mas você só arruma uma ''boquinha'' se for amigo. O sistema de avaliação é falho pois os próprios líderes são fracos para avaliarem seus liderados e os comitês são apenas para lavar roupa suja. Podem olhar os comentários, eles não me deixam mentir. Montam vários projetos e programas para melhorar e dois meses depois eles são esquecidos. Não há diversidade e grande parte dos líderes são homofóbicos e machistas, dificultando ainda mais o clima. Se você quiser algo grande pra si, ou algo grande pra sua carreira, o ifood não é o seu lugar.

Conselhos para presidência: Avalie suas lideranças, elas vão fazer sua empresa quebrar.

Tecnologia não existe

Desenvolvedor

Campinas, SP

Prós: Ambiente ''cool'' de startup. Facilidade de chegar no escritório de Campinas. Possibilidade de home-office também chama a atenção, porém quase nunca é possível.

Contras: O ifood é um buraco para a carreira de quem trabalha em tecnologia. Independente se você é desenvolvedor, infra, segurança ou qualquer outra coisa relacionada. A gestão de tecnologia é catastrófica, e infla totalmente a estrutura, trazendo pessoas que não tem a menor aderência à política da empresa que já está destruída. Forçaram um crescimento em número absurdo, e essa estrutura não entrega o que 300 pessoas deveriam, pois os esforços estão sempre virados para manter a roda girando. Não existe Sênior nem Especialista no iFood. As pessoas que estão nesses cargos são meros fantoches dos gestores, já que só se cresce no ifood assim, na base do favoritismo. Foram os piores meses da minha carreira, com certeza. Se você pretende ir para o iFood, pense muito bem. É uma bagunça e todos os valores que els pregam no primeiro dia, morrem no segundo.

Conselhos para presidência: Aprenda sobre marca, sobre produto e principalmente sobre pessoas. Cobrar resultados justificando o PLR de fome que é pago, é quase piada. Não adianta contratarem 100 pessoas e dessas 100, nos próximos meses ficarem 10 e incapoazes.

muito bom

Analista de Vendas Externo

Recife, PE

Prós: uma empresa muito boa para quem é organizado e tem uma gestão de carteira eficiente, bom para quem quer desenvolver melhor o lado comercial, ótimo ambiente.

Contras: para quem não consegue se organizar sozinho é uma péssima experiência, mas é bom para quem quer desenvolver melhor o lado comercial, ótimo ambiente.

iFood

Descrição:O iFood - líder em delivery on-line de comida no Brasil - é uma das mais inovadoras foodtechs do mundo. De origem brasileira, está presente também no México, na Colômbia e na Argentina. Além disso, atua junto aos parceiros, com soluções de gestão de restaurantes, e é dona da marca SpoonRocket, aplicativo que nasceu no Vale do Silício e tem foco em restaurantes premium. O iFood conta com a participação da Movile - líder global em marketplaces móveis - e do Just EAT - maior empresa de pedidos online do mundo.