Como é trabalhar na IColabora?

Uma boa empresa para pegar experiência

Desenvolvedor SêniorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: A empresa possui um ambiente solto, os profissionais (no geral) são extrovertidos, horário flexível. A empresa gosta de contratar profissionais de nível júnior, portanto é excelente para iniciar sua carreira.

Contras: Problemas de gestão. A empresa muda de objetivo/visão a cada 2/3 meses, além de possuir apenas um produto (desatualizado) e não tem interesse em atualizar (mesmo com os ganhos que isso proporcionaria). Os métodos ágeis não são aplicados corretamente: Sprints de 15 dias com 2 dias de Sprint Planning; Daily de 40 min; as vezes sem Retrospectiva e/ou Review; Sprint sendo abandonado para resolver outros problemas; Homologação com o cliente sem features prontas, apenas para jogar a pressão no time de dev; PO sem treinamento ou com interesse apenas em "ficar bem" com o cliente; etc. Ausência de testes. Não existem feedback.

Conselhos para presidência: Sejam gestores melhores. Demonstrem interesse pelos funcionários, ainda mais que a empresa tem por volta de 50 funcionários (se isso for muito, demonstrem interesse ao menos nos funcionários que respondem diretamente para vocês). Basicamente, cada diretor vê o funcionário como uma dessas três opções: pessoas, mão-de-obra e despesas. Capacitem melhor seus POs e gestores. Decidam se utilizam Agile ou não (se usar, tentem usar corretamente antes de criticar...). Façam feedback com os funcionários.

Horários flexíveis mas gestão complicada

Product Owner

Prós: Horários flexíveis todos os dias e possibilidade de home office. Iteração entre as pessoas do seu próprio time e local de trabalho descontraído.

Contras: Gestão das pessoas inefetivas de modo que dificilmente existe iteração entre times diferentes. Poucas oportunidades de crescimento devido a má gestão das contas.

Boa empresa para se trabalhar

Analista de Sistemas

Prós: O ambiente de trabalho é bem suave e os projetos em sua maioria são desafiadores. O contato com a diretoria é bem fácil o que leva a um melhor entendimento do que está acontecendo a sua volta.

Contras: A empresa cresceu de maneira muito rápida e não foi acompanhada de contratações suficientes para suprir as demandas sobrecarregando por vezes alguns funcionários.

Sempre inovando e desafiando

Solution Designer

Prós: Liberdade e últimas tecnologias sempre sendo utilizadas.

Contras: Muitos projetos em paralelo e pressão constante.

IColabora