Como é trabalhar na IBM?

Recomendo

Financeiro

Prós: Empresa centenária passando for várias fases de mercado, boas e ruins, não tem medo de mudar, sempre busca inovação, ambiente excepcional com aberturas para qualquer pessoa se desenvolver.

Contras: Empresa nao passa por um bom momento, falta de investimento nos funcionários, especialmente de backoffice. Baixa aceleração de carreira, qualquer promoção deve ser unânime entre os gestores ou ser "sponsered" por algum executivo alto nível.

Conselhos para presidência: Investir nos talentos jovens.

Beneficios bons, salarios nem tanto

Gerente de Projetos

Hortolândia, SP

Prós: Posso trabalhar Home Office, flexibilidade de horário, beneficios são bons, salarios não atrasam, as pessoas que trabalham lá são colaborativas

Contras: Dificuldade de obter reconhecimento, salários ficam estagnados, dificil de obter uma transferencia, algumas vezes o RH erra no calculo de horas extras

Fuja se puder, empresa com práticas do século passado.

Consultor

Prós: Conhecimento sobre ferramentas de TI, Nome Global, Intercâmbio entre diversas culturas. Clientes de todos os tipos nas mais diversas áreas. Ferramentas e softwares de A a Z disponiveis gratuitamente.

Contras: Empresa antiga, lenta e burocrática. Na área de consultoria - te alocam e largam como mao de obra do cliente, disponiblizam um treinamento online e um monte de em termos que nem os mais antigos entendem. Falta entender de gente, falta liderança, cultura pouco colaborativa. (6 meses sem colegas s se falarem). Apenas atenda o cliente quer a qualquer custo e nao abra a boca.

Conselhos para presidência: Venha ficar uma semana em um projeto.

Na média

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Reconhecimento pelas tarefas realizadas e pela dedicação, plano de carreira, salário na média das demais empresas do mercado, amigos que durante o período de convivência se tornaram quase da família

Contras: Não pensa duas vezes para mandar embora. Demora para haver promoção, em alguns casos é nítido que a pessoa que subiu de função não é apita para a mesma

Excelente ambiente para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Prós: A empresa dá espaço para crescimento do funcionário. O ambiente de trabalho é bastante amistoso, não há competitividade interna e todos estão dispostos a ajudar, sempre. O benefício do Vidalink é uma maravilha.

Contras: O salário que a empresa oferece é um pouco mais baixo, quando comparado aos principais concorrentes que se encontram neste mesmo ramo. Este é o único ponto negativo.

Conselhos para presidência: A IBM acaba perdendo muita oportunidade de captação de bons recursos por conta do salário não muito competitivo.

Bom lugar para trabalhar

DesenvolvedorEx-funcionário, saiu em 2016

Hortolândia, SP

Prós: Uma empresa forte, com um ambiente muito agradável. A possibilidade de evoluir dentro da empresa é gigante, basta querer. Recomendo fortemente.

Contras: A pressão na época da crise foi alta, muita gente foi dispensada, foram tempos difíceis. Mas acho que foi assim em todos os lugares, então não há muito a se falar.

Analista de Redes

Hortolândia, SP

Prós: Diversidade, flexibilidade e valorização da vida pessoal de seus funcionários. Fazendo com que a rotina de trabalho impacte o menos possível a vida pessoal de seus funcionários.

Contras: Defasagem salarial e sindicado não representativo a classe de trabalho. PLR que pivelegia os trabalhadores com salário mais altos e deixa a base a ver navios.

Gerente

Prós: Tamanho da empresa, ambiente de trabalho como o predio e baias, localizacao no rio de janeiro, grau de especializacao das pessoas do projeto

Contras: Engessada, nao tem foco nas pessoas. Tem ferramentas mas nao utiliza-as, gerentes que nao suportam a equipe com coaching e mentoring.

Analista de Treinamento E- learning

Prós: Ambiente, respeito, flexibilidade, home-office. Aprendizado constante, muito treinamento, equilíbrio da vida pessoal com a vida profissional.

Contras: Dificuldade para promoção, você é cobrado o tempo todo por resultados, inovação, apresenta e te mudam de função, mas não mudam seu salário, aí na nova área você precisa provar tudo do zero, se reinventar, então, para ver algum retorno financeiro, batalha-se uma média de 5 anos. E depois comeca tudo outra vez.

Ex funcionário que pretende voltar a trabalhar na empresa

Especialista de SuporteEx-funcionário, saiu em 2016

Hortolândia, SP

Prós: Plano de carreira e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. A flexibilidade de trabalhar remoto (home office) também é um grande fator positivo.

Contras: Por algumas vezes, acabamos nos deparando com líderes que pensam mais em auto-desenvolvimento do que no desenvolvimento da equipe. Tive promessas de reembolso de faculdade que nunca aconteceram.

IBM