Como é trabalhar na IBM?

IBM Brasil teria que ser mais americana, melhorar gerência de RH

Especialista de SistemasEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Tem várias áreas para trabalhar, sendo que é possível ser transferido para outro andar, prédio ou cidade, caso a convivência com os colegas ou satisfação com a atividade não seja boa. Salários pagos sem atraso. Cursos online (para fazer fora do horário de trabalho).

Contras: Apesar da empresa incentivar, é arriscado trabalhar em Home Office, pois os gerentes (especialmente do interior do estado) e coordenadores não estão preparados para trabalhar desta forma e precisam ver o funcionário todos os dias, mesmo que os resultados de suas atividades cheguem quase sempre por e-mails ou de outra forma digital. Difícil acreditar que uma pessoa com mais de 10 anos de trabalho com graduação superior não tenha capacidade de conseguir um aumento real de salário; mas isso é algo comum. Troca frequente de gerentes com perda de histórico da capacidade do funcionário e com isso, o plano de carreiras fica prejudicado.

Conselhos para presidência: Melhorem o treinamento dos gerentes para capacitá-los como gerentes de pessoas e não permita que eles repassem esta atividades para coordenadores aprendizes. Voltem a utilizar sistemas de avaliação de funcionários que não perca informações a cada troca anual de gerentes, pois isso acaba com a vontade do funcionário em crescer na sua carreira. É desistimulador quando todo o esforço de projetos são esquecidos no momento de analisar um aumento de salário ou banda.

IBM 2 alegrias, quando vc entra e quando vc sai...

Hortolândia, SP

Prós: Benefícios e Home Office

Contras: Empresa incrivelmente burocrática e vertical, cheia de regras desnecessárias, cobranças abusivas ao funcionário, expondo-o ao ridículo e muitas vezes a doenças devido a estresse.
    Pessoas despreparadas na liderança, com pouca ou nenhuma bagagem de liderança, nenhuma experiência com pessoas, levando setores inteiros a insatisfação no ambiente de trabalho, causando pedidos de demissões e afastamentos por motivos de saúde.
    Salários baixos e excesso de responsabilidades e funções.

Conselhos para presidência: Abre o olho, estão levando a IBM pro Buraco !!!

Sangue Azul IBM

Prós: Bom, costumam dizer que sou uma pessoa de sangue azul-IBM. Sim, a IBM é meu segundo lar e eu gosto muito de trabalhar lá. Mas, dentre tudo o que ela me oferece e o que mais me agrada:
    - flexibilidade de trabalho (horário e local),
    - benefícios relacionados à saude: Vidalink, wellness advisor, central de saúde
    - entendimento sobre o que é se desenvolver (vai além de treinamentos, diversos tipos de interação podem levar ao msm objetivo),
    - as pessoas que fazem questao de ajudar de forma genuína, o respeito as individualidades.
    - estímulo àquele que inova
    - carreira em Y de verdade
    - possibilidade de aumentar sua inteligencia cultural, trabalhando com gente de td mundo
    Óbvio que eu sei que tudo isso só ocorre porque, de verdade, para se tornar IBMista, é necessário viver os Valores IBM. Quem nao vive, uma hora ou outra, cai fora.

Contras: Os contras que eu vou citar aqui, não são exclusividade da IBM, mas são coisas que, sim, poderiam ser melhores:
    - salário: entendo que empresas do setor de TI praticam salários mais baixos que vários outros setores e isso, muitas vezes, nos faz perder talentos
    - processos: os processos deveriam ser nossos aliados, nos dar segurança e trabalhar para a gente. O q eu vejo é o contrário, as pessoas se escondem atrás de processos. Nesse caso não é a IBM, mas as pessoas que se aproveitam disso
    - verticalização: por um lado ela nos torna sabedores muito profundos sobre um assunto, mas, sem proatividade, nos tornamos péssimos generalistas e isso faz com que não olhemos para o lado, não sabemos o quanto vai impactar o botão que apertamos. Além disso, há um problema na dificuldade da liderança de entender as necessidades locais. A America Latina sofre muito com isso. Somos muito diferentes do resto do mundo e entre nós mesmos.

Conselhos para presidência: Pessoas com pouca história profissional acabam se tornando líderes. Despreparadas, mas cheias de boa intenção, muitas vezes acabam cometendo erros q podem ser muito dolorosos

Ilusão

Prós: Nada, apenas o "status de ser funcionário da IBM" que depois de um tempo também não significa nada.

Contras: Salário péssimo, home-office usado pra disfarçar o fato de que vc NUNCA se desliga da empresa, "direito" a fazer até 16 horas extras por semana DE GRAÇA. Cesta de Natal? Esquece. Aumento? Esquece. Insônia, stress, cobrança de todos os lados, reuniões sem sentido, treinamentos que mais parecem lavagem cerebral. Nem o café é de graça, a empresa não dá uma caneta sequer, pra isso existe a lojinha da IBM onde tudo é caríssimo. Burocracia como nunca tinha visto antes, pessoas vazias por todos os lados, sem assunto, fúteis. Restaurante com péssimo atendimento, equipamento defasado e constantemente reciclado. Necessidade de usar 5, 6 sistemas diferentes pra fazer uma única tarefa, agir e trabalhar feito americanos, ganhando um salário muito abaixo da média do mercado brasileiro. Cultura de trabalho imposta aos funcionários, promessa de que vc "pode construir a carreira que vc quiser", o que é praticamente impossível, o aprendizado mais importante que tive com a IBM foi: "mantenha as aparências".

Conselhos para presidência: Recomecem do zero, regionalizem e cortem a baboseira corporativa.

Uma ótima empresa para se aposentar !

Database Administrator (DBA)Ex-funcionário, saiu em 2013

Campinas, SP

Prós: Quem é IBMmista é bem conceituado no mercado, pois trabalha em uma grande empresa internacional, o que faz seu curriculum ter peso.
    Outros prós são alguns benefícios como Plano de Saúde e remédios que chegam a dar descontos de 75% á 96%.

Contras: Existem sim amplas possibilidades de carreira dentro da IBM, mas sempre esbarramos na burocracia ou constantes "freezing" que congelam contratações, promoções ou qualquer outra coisa que eles não querem fazer, a culpa é do "freezing". Eu mesmo fui barrado por um executivo alegando que a área sempre "chora" por mais funcionários e não poderia me liberar mesmo trocando um funcionário por um "REC" de contratação.
    Salários totalmente abaixo do mercado, para você ter um aumento salarial você precisa ser muito amigo do seu gerente ou receber alguma proposta do mercado, ou seja, entre bem $$ para não se arrepender depois.
    Gerentes despreparados.
    Team Leaders promovidos por interesse gerencial ( Panelinhas ). Salvo algumas exceções.
    Sem vida pessoal. Quanto mais tempo você dedica a empresa mais ela pede !
    Sem contar as 16hs de graça que você precisa "pagar" todo o mês.
    Sem reconhecimento por parte da empresa pelo serviço prestado, avaliação anual fraca sem o real acompanhamento gerencial de metas e objetivos pessoais.
    O club disponível caindo aos pedaços.

Conselhos para presidência: Lucro sim ! A todo o custo ? NÂO !
    Qualifiquem mais seus gerentes de projeto.
    O time de vendas vende o que não podemos entregar, isso ocorre muitas vezes, eles tem o foco em vendas, oferecem tudo para poder vender.
    Exemplo: SLA de 1h e 100% de entrega sem perder o prazo, caso ocorra a perda do sla ( prazo ) a IBM é multada. Tiro no pé ? Claro que não! E quem leva a culpa ? O funcionário que esta atolado de trabalho correndo contra o tempo para entregar metas absurdas prometidas para os clientes.

IBM, sonho e desilusão

IT Specialist

Hortolândia, SP

Prós: Home Office - Ótima oportunidade para aprender.

Contras: A IBM está decaindo. Estão vendendo aos seus clientes profissionais experientes a preço de ouro sendo que não remuneram adequadamente seus funcionários e a busca interminável em redução de custos chega a ser bizarra. Pegam profissionais sem skill algum e os colocam junto de você para que você treine-as. Existe muita diferença de salários para o mesmo cargo com skills diferentes. Quem entra por último ganha mais e os mais antigos não possuem aumento. Dissídio PIADA. Aumento de salário? Quando? PBC? Palhaçada, comparações idiotas. Gerentes ausentes MESMO (ví o meu 10 vezes em 2 anos) Team Leaders sem noção nenhuma de gerenciamento de pessoas - nenhum tato gerencial para nada - Oportunidades baseadas em Q.I - Funcionários cartas marcadas - Reduções de investimentos em funcionários. Pessoas que possuem skill na área em sua enorme e esmagadora maioria são arrogantes, secas, metidas, presunçosas e se acham muito boas, até você crescer e ver que não passam de pessoas pobres de espírito. Os que ficam lá por mais de 2 anos são acomodadas e sofrem do medo de fracassarem fora daqui, que "aparentemente" passa a idéia de ser estável - vai nessa!! :-D

Conselhos para presidência: É mais do que óbvil: Salário. Remunerem seus funcionários de forma adequada, conversem mais, não fiquem se achando "a empresa tão boa e desejada do mundo" - pode ter sido - hoje não mais. De todos os amigos que tenho lá, 100% estão insatisfeitos. Sejam justos e tratem-nos como humanos. 18h por dia de trampo é ruim. Hora extra?? Hhehehe banco de horas vc quis dizer né? Queremos dinheiro, férias possui um momento próprio no ano para isso.

ERA UM SONHO AO ENTRAR... O SONHO MAIOR É SAIR!!

Técnico de Campo

Prós: Benefícios (plano de saúdo e odontológico) e salário pontual.

Contras: Salários defasados e (se você tem experiência na área que atua, a nova pessoa acabou de entrar e nada sabe, ela ganhará mais que você!); Muda de área e não tem aumento; Participação de lucros irrisória; Gerentes sem noção de processos; Excessos de processos apenas para retardar o andamento das coisas; Benefícios de parentes ou de "panelas"; Pra crescer aqui tem que ser amigo do amigo, rir de piadas sem sentido, sofrer assedio moral e ter sangue de barata pra ver pessoas totalmente despreparadas te avaliando a cada ciclo de PBC; Empresa incrivelmente burocrática e vertical, cheia de regras desnecessárias, cobranças abusivas ao funcionário, expondo-o ao ridículo e muitas vezes a doenças devido a estresse; entre inúmeros outros...

Conselhos para presidência: Pra que aconselhar uma gangue de paneleiros?

Home-office não é tudo!

Analista de Qualidade

Campinas, SP

Prós: A empresa tem uma política de flexibilidade que é boa, o home office é permitido em quase todas as áreas.
    Seu escopo é respeitado, não é necessário vestir várias camisas, como acontece em empresas pequenas.

Contras: Falta coerência nas cobranças, agradar os clientes ou acionistas?
    Clima é péssimo, parece que a empresa esta sempre perdendo ( o que não
    é verdade). Sempre precisa reduzir custos, fazer menos com mais, nunca é o suficiente.
    Não existe confraternização de nada, acabou um baita projeto? Next!
    O budget da educação só vai para times críticos, os demais tem que se contentar com os cursos grátis (que no fim são um monte de ppt, se você é auto didata, pode até gostar).
    A linha gerencial estratégica não tem a menor noção do que esta fazendo, não escuta a base, apenas tomam decisões sem entender os problemas.
    Cargos de liderança sendo criados, enquanto muitas demissões acontecem (Essas que por sinal não tem nada haver com performance, apenas corte, muitas vezes excelentes funcionários são mandados pra rua sem motivo).

Conselhos para presidência: Aprendam a ouvir seus funcionários, sua gestão esta muito mal informada. Os funcionários estão cansados de cortes. Precisa investir em educação para poder cobrar resultado.

Work-life Balance é só no papel. Promoção é só para amigos de gerentes

Hortolândia, SP

Prós: Salário Pontual, Cursos e treinamentos disponíveis, flexibilidade. O status por trabalhar na IBM (que passa nos 9 primeiros meses). Cartão alimentação e refeição, convênio médico.

Contras: Pressão desnecessária em finais de mês, horas extras abusivas, plano de carreira e promoções dependem de afinidade com o gerente, gerente de pessoas desmotivando funcionários, salário muito abaixo (o que gera alta rotatividade, treinamentos frequentemente ministrado por pessoas sem skill, contratação de pessoas despreparadas e sem conhecimento algum - já vi pessoa contratada que não sabia como desligar o computador!).
    Quando entramos na IBM, parece que as oportunidades de carreira são infinitas, mas depois descobrimos que tudo depende se você é "regular", se sua banda salarial é alta para poder se candidatar às outras torres, juntamente com o QI (quem indica).
    Além de tudo isso, dissídios são sempre baixíssimos, e PLR atrelado a PBC, cujo resultado é diretamente proporcional ao seu grau de amizade com o gerente...

Conselhos para presidência: Revejam todas as ações de gerentes de pessoas e alinhem com o que está descrito na CLT. Horas Extras abusivas desmotivam, estressam e fazem com que a empresa perca os bons funcionários para outras companhias que realmente prezam pelo work-life balance.

IBM uma via de mão única.... a empresa e os acionistas

Vendedor

Prós: Plano de Saúde, plano farmaceutico e home office

Contras: Salario muito baixo, você muda de área e não tem aumento de salário.
    Na área de Vendas você é obrigado a apostar 25% do seu salario como aposta de vendas e se não atingir as cotas, esse dinheiro você perde. O plano de pagamento de comissões é totalmente obscuro e nem sempre você sabe o quanto vai ganhar. Existe uma disparidade de salario gigante para funcionarios do mesmo departamento, e com experiencia similares. Se quiser ganhar bem, você precisa sair da IBM e voltar um tempo depois.

Conselhos para presidência: Quando for fazer um vídeo institucional sobre o porque trabalhar na IBM seja honesto e explique o plano de remuneração, para que as pessoas saibam como a "banda toca" por aqui.

IBM