Como é trabalhar na IBM?

2012 postagens (457 avaliações nos últimos 12 meses)

Empresa deve rever sua própria cultura & dar mais atenção ao gerenciamento de pessoas e carreiras

Desenvolvedor JúniorEx-funcionário, saiu em 2017

Porto Alegre, RS

Prós: A empresa possui grande estrutura em TI, e possibilita, por meio de suas ferramentas e ecossistema, o contato com tecnologias de ponta usadas pela empresa em outros lugares.

Contras: A empresa vive à mercê de um único cliente, e é incapaz de estabelecer e promulgar sua própria cultura. Possui um número excessivo de gerentes, em grande parte desconectados com as principais ferramentas tecnológicas do mercado, e às vezes em relação aos produtos da própria empresa. Infelizmente, também são extremamente deficitários na área de gestão de pessoas, às vezes a ponto de obliterar a formação profissional do colaborador.

Conselhos para presidência: Que a empresa possa impregnar seus gestores da cultura internacional pela qual ela é historicamente reconhecida; que incentive seus funcionários a desenvolver-se e a divulgar suas tecnologias de forma à agregar valor aos seus clientes. Por fim, que valorize seus funcionalidades por suas qualidades e entregas.

IBM, por necessidade sim. Por escolha, nunca.

Hortolândia, SP

Prós: A empresa preza pela diversidade, os benefícios são de razoáveis para ruins. O Home Office é um diferencial, mas que pouco a pouco está sendo cortado.

Contras: O RH é péssimo, quase inexistente. Dentre os gerentes, os egos gritam e há reis nas barrigas de pessoas que não são nada. Salários baixíssimos, e carga de trabalho excessiva, se deixar, fazem vc trabalhar de segunda a segunda, e por mais vezes de que posso me lembrar, fiz jornadas de mais de 12 horas consecutivas. Não há preocupação alguma com a qualidade de vida do funcionário, e a mentalidade da empresa é exclusivamente voltada para savings.

Neutra

IT ManagerEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Home office, trabalhar em projetos globais com pessoas do mundo inteiro, ter contato direto com os clientes, flexibilidade quando for necessário.

Contras: Workload extremamente pesado, gerentes não estão preparados para liderar pessoas, salários abaixo da média, promoções sem reajuste salarial.

A IBM não é mais a mesma. Funcionários não tem mais estabilidade e boas condições de trabalho..

Programador Pleno

Hortolândia, SP

Prós: Atualmente o único ponto positivo que posso destacar, é o home office, porém, nem mesmo seu horário é muito flexível. Existem aplicações que te monitoram e fazem você "picar cartão".

Contras: Não existe plano de carreira mais. A empresa está estagnada e perdendo talentos para o mercado. A linha gerencial é medíocre e não mantêm seus acordos. Os investimentos da empresa nas áreas que podem fazer ela voltar a crescer e conquistar clientes são errados. A mesma perdeu o bonde da historia para Amazon, Microsoft e até facebook (corporativo) e se sustenta principalmente pelo Nome e pela sua solides, pois ainda tem muita grana em caixa e consegue pode conseguir se reinventar novamente.

Conselhos para presidência: Invista nos talentos, nos funcionários diferenciados. Vocês estão perdendo pessoas chave!

Péssima empresa a se trabalhar, você entra sabendo que vai sair e não crescer

Analista de Suporte SêniorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: difícil falar algo de legal. Creio que a história da IBM no mundo e os profissionais que fizeram grandes ivenções, essa é a IBM que posso ter uma boa referência

Contras: devido ao tamanho da empresa, os funcionários são apenas 'números'. Porém a arvoré estrutural a quem devemos reportar é bem clara. Cada chefe tem em torno de 40 funcionários, podendo chegar a mais. Com isso, é bem difícil um funcionário ser bem visto. IBM e o processo de Outsorcing explora a mão de obra brasileira para vender aos indianos trabalharem remotamente nas empresas brasileiras Emprego já está dificil, com a IBM no mercado de TI fica mais difícil ainda!

Conselhos para presidência: Parar de exportar mão de obra dos brasileiros para os indianos

Fuja se puder, empresa com práticas do século passado.

Consultor

Prós: Conhecimento sobre ferramentas de TI, Nome Global, Intercâmbio entre diversas culturas. Clientes de todos os tipos nas mais diversas áreas. Ferramentas e softwares de A a Z disponiveis gratuitamente.

Contras: Empresa antiga, lenta e burocrática. Na área de consultoria - te alocam e largam como mao de obra do cliente, disponiblizam um treinamento online e um monte de em termos que nem os mais antigos entendem. Falta entender de gente, falta liderança, cultura pouco colaborativa. (6 meses sem colegas s se falarem). Apenas atenda o cliente quer a qualquer custo e nao abra a boca.

Conselhos para presidência: Venha ficar uma semana em um projeto.

TécnicoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Benefícios pagamentos pontuais. Auxílio farmácia. Otima cobertura convênio médico. Vale refeição. Vale alimentação. Boa plano odontológico.

Contras: Valoriza muito o Q.I. (quem indica). Valoriza profissionais verdadeiros canastroes. Plano de carreira para a grande maioria interessante, só no papel.

Não recomendo

Ex-funcionário, saiu em 2017

Hortolândia, SP

Prós: Nenhum, eles até enganam muito com o tal de Home office mas isso é apenas uma forma de parecer flexível mas na verdade é mais uma forma de explorar o funcionário.

Contras: Péssima, permite trabalho escravo com salários absurdos, jornada de trabalho bem exaustiva. Empresa não se preocupa com o bem estar do funcionário, apenas com números. Rotatividade alta.

Excelente vendedora de sonhos

Prós: Possibilidade de integração vertical. O mercado possui uma boa imagem da empresa, apesar de internamente não ser uma realidade, pois os próprios sistemas deixam a desejar.

Contras: No Rio de Janeiro a subcultura é péssima e as possibilidades de crescimento praticamente nulas, caso você não faça parte das panelas. Estagiário também ganha apenas R$ 150,00 de VT, o que dados os atuais preços dos transportes, é impraticável.

Conselhos para presidência: Foquem no fomento da ética e profissionalismo, pois atualmente est;a fazendo muita falta, o que acaba expondo a empresa.

Dinossauros da Tecnologia da Informação

Ex-funcionário, saiu em 2016

Prós: Empresa sabe bem como vender a imagem de pioneira em tecnologia da informação mesmo já estando defasada em vários seguimentos. Artigos para compra na lojinha da empresa.

Contras: Processo de promoções engessados e até arcaicos. Descarte frequentes de colaboradores por conta de quarteirização mesmo tendo ótimos desempenhos e indicadores. Apontamentos de horários são realizadas com diversas ferramentas ao invés de somente 1 bem desenvolvida. Cursos online semanalmente que, ao invés de melhorar o profissional, atrapalha no desempenho da alta carga de tarefas. Líderes passam em cima um dos outros para manter seus empregos, inclusive em ordens globais.

Conselhos para presidência: Colocar em prática de fato os valores da IBM para com os Ibmistas e não somente serem demagogos. Ser uma empresa mais humana igual é apresentada e parar de tentar ser uma "sociedade secreta" das empresas de tecnologia.

IBM