Como é trabalhar na IBM?

Empresa com ótimos profissionais, mas que não valoriza os que estão no início da carreira.

IT Specialist

Hortolândia, SP

Prós: A IBM tem muitos programas de treinamentos e certificações, além de ser uma empresa líder em computação cognitiva. A empresa também tem muitos profissionais altamente qualificados, o que é ótimo para o aprendizado de quem está começando a carreira. Pra quem não fica acomodado sempre tem oportunidades, visto que a empresa tem muitas áreas de atuação.

Contras: Funcionários que estão em faixas salariais inicias tem PLR inexistente, indepedente da produtividade desses funcionários. A PLR parece ser utilizada mais para premiar funcionários mais antigos. Além do mais, várias coisas que é normal ter em outras empresas são pagas pelos funcionários na IBM. Por exemplo: o cafezinho, o cordão do craxá, uma mochila pra transportar o notebook que voce usará pra trabalhar, até um adaptador de tomada você tem que comprar para começar a trabalhar, o corte de custo em pequenas coisas é extremo.

Conselhos para presidência: Usar a PLR como Participação nos Lucros e Resultados, e não como uma forma de privilegiar alguns funcionários. Parar com essas economias e pequenas coisas. Enquanto que algumas empresas de TI tem até fruta pros funcionários, na IBM até o café o pago.

Expectativa x Realidade

Analista Júnior

Prós: Cursos da IBM são muito bons e o nome da empresa agrega valor ao currículo. Eventos interessantes da àrea também pode contar como ponto positivo desta empresa.

Contras: Sobre minha experiência. Na parte de consultoria a empresa simplesmente pisa na CLT e lei Àurea entra em vigor. Presenciei várias pessoas ficarem doentes devido ao excesso de trabalho. Além de muitas vezes a remuneração ser muito abaixo do mercado. RH tem muitas falhas também.

Cuidado

Ex-funcionário, saiu em 2015

Hortolândia, SP

Prós: Paga em dia, tem fretado, convênio, aberta a aqueles que estão começando. Te abre portas por ainda ter a fama de empresa top no mercado. Não tenho mais o que dizer de positivo.

Contras: Baixo salario, falta de reconhecimento se você não tiver amizade com a liderança, obrigatoriedade de ficar de plantão a semana toda mesmo que isso seja contra as normas trabalhistas, burocracia imensa, preencher vários formulários para se fazer algo simples, alguns fazem muito enquanto muitos não fazem nada. Querem transformar os problemas da empresa em problemas pessoais. De adeus aos seus finais de semanas e horas de sono, pois não existe a possibilidade de dizer não às atividades fora do horário de trabalho em contrato. Participação nos lucros irrisória.

Péssimo

Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: Ótimos benefícios (fretado, plano de saúde, vale refeição, etc), diversidade ao contratar seus funcionários, boa estrutura (dependendo da área).

Contras: Chances nulas de crescimento, funcionários invejosos que pouco ajudam e pouco trabalham em equipe, gestores fracos que não entendem as necessidades do funcionário.

Boa empresa especialmente fora da área de consultoria

Associate PartnerEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Grande, muitas oportunidades internas, boas políticas de RH e benefícios razoáveis (bons para os níveis mais baixos), exposição global, conhecida no mercado embora nem sempre por serviços

Contras: Consultoria não é o core business, tem margem mais baixa comparada com outras areas então o investimento é baixo, com um nível de cobrança insano e decisões questionáveis muito focadas no curto prazo. O clima dentro da consultoria é muito ruim, com moral baixa e com um número muito grande de demissões

Conselhos para presidência: Estabelecer políticas e ações visando o longo prazo. Equilibrar melhor tendências internacionais, investimentos globais com a realidade local e investir em formação de recursos.

só valeu como experiência

Analista de SuporteEx-funcionário, saiu em 2014

Hortolândia, SP

Prós: há contato com diversas tecnologias e existe desenvolvimento pessoal para quem busca.

Contras: o plano de carreira é uma piada, não oferecem salários competitivos com o mercado de trabalho, com a premissa de que você trabalha na IBM. Exploram sua mão de obra no pior jeito possível apoiado pelo próprio sindicato dos comerciários de Hortolândia e Sumaré, que permitem 44h semanais, enquanto suas escalas são de até de 40h, fazendo você sempre dever horas à eles. Sem contar o adicional noturno que é uma piada.

Conselhos para presidência: Mudem logo para o SINDPD. Se a gente opta por homologar no MTE dá a maior confusão.

Valeu apenas como experiência.

EspecialistaEx-funcionário, saiu em 2010

Hortolândia, SP

Prós: Política de diversidade e trabalho de casa (home office). Transporte fornecido pela empresa entre SP e Hortolândia. Plano de saúde bom. Clima extremamente cooperativo entre equipes, todos realmente oferecem seu melhor na expectativa de desenvolvimento.

Contras: Sem possibilidade de desenvolvimento e sem qualquer possibilidade de aumento salarial. Não existe retenção de funcionários, não existe negociação salarial, salários são padronizados com pouca variação não importa seu desempenho.

Conselhos para presidência: Negociação de salário realista e manutenção de talentos. Vi muitos profissionais excelentes indo embora por causa de salários incompatíveis com o mercado.

Péssima para consultores experientes

Consultor SAP

Hortolândia, SP

Prós: Experiência ganhada no mercado, boa demanda de serviços, clientes internacionais, vagas, infraestrutura, programa de estágio, faria do mercado do mundo SAP

Contras: Salário, benefícios, RH, bônus, plano de carreira inexistente, gerentes se opõem a distribuir promoções, Budget limitadíssimo para projetos, péssima estrutura gerencial para grandes projetos, sempre favorece executivos e explora consultores sem remoroso

Ótimo para quem é novato.

IT SpecialistEx-funcionário, saiu em 2016

Porto Alegre, RS

Prós: Consegue-se um salário um pouco acima da média. É um bom nome pro currículo. Ótimo para quem estiver no início de carreira. Se tiver sorte, e dependendo da necessidade, são ofertados alguns cursos.

Contras: Confusão de horas extras. Não há marcação de ponto, e fica dependendo de aprovação e pré-aprovação e preenchimento de vários formulários para receber. Muitas vezes não recebe. Trabalhei num setor onde não se aprende nada, apenas executa. Existem várias maneiras de progressão de carreira, mas na prática é muito trancado, não querem que você se movimente, ou passe para uma banda salarial mais alta. Tem um monte de coisas "pra inglês ver", como avaliação anual, pbc, pequenos cursos obrigatórios.

Conselhos para presidência: Seriam várias. Algumas já passei enquanto empregado. Basicamente, tem muita gente que parece não entender nada e vai mantendo seu cargo, muita gerência, muita gerência nova (sem experiência de outros lugares). Também não vi gestão de pessoas funcionando (só um faz de conta). 80% das pessoas parecem não gostar do serviço, estão ali só pelo salario. (trabalhei na conta sicredi)

Não recomendo.

System AnalystEx-funcionário, saiu em 2013

Hortolândia, SP

Prós: Experência em multi-nacional, com grande área de aplicação e referência histórica em seu ramo. Bom pra treinar inglês e ter visão de sistemas em alta escala no mercado.

Contras: No Brasil é somente uma empresa de Outsourcing , tentando baratear a mão de obra. Crescimento difícil. Cultura antiquada. Salário baixo. Abuso em horas extras. Estressante. Carreira injusta, em vista de funcionários com amigos, parentes e outros, que favorecem.

Conselhos para presidência: Mudar tudo!

IBM