Como é trabalhar na IBM?

Não recomendo

Ex-funcionário, saiu em 2017

Hortolândia, SP

Prós: Nenhum, eles até enganam muito com o tal de Home office mas isso é apenas uma forma de parecer flexível mas na verdade é mais uma forma de explorar o funcionário.

Contras: Péssima, permite trabalho escravo com salários absurdos, jornada de trabalho bem exaustiva. Empresa não se preocupa com o bem estar do funcionário, apenas com números. Rotatividade alta.

Excelente vendedora de sonhos

Prós: Possibilidade de integração vertical. O mercado possui uma boa imagem da empresa, apesar de internamente não ser uma realidade, pois os próprios sistemas deixam a desejar.

Contras: No Rio de Janeiro a subcultura é péssima e as possibilidades de crescimento praticamente nulas, caso você não faça parte das panelas. Estagiário também ganha apenas R$ 150,00 de VT, o que dados os atuais preços dos transportes, é impraticável.

Conselhos para presidência: Foquem no fomento da ética e profissionalismo, pois atualmente est;a fazendo muita falta, o que acaba expondo a empresa.

Dinossauros da Tecnologia da Informação

Ex-funcionário, saiu em 2016

Prós: Empresa sabe bem como vender a imagem de pioneira em tecnologia da informação mesmo já estando defasada em vários seguimentos. Artigos para compra na lojinha da empresa.

Contras: Processo de promoções engessados e até arcaicos. Descarte frequentes de colaboradores por conta de quarteirização mesmo tendo ótimos desempenhos e indicadores. Apontamentos de horários são realizadas com diversas ferramentas ao invés de somente 1 bem desenvolvida. Cursos online semanalmente que, ao invés de melhorar o profissional, atrapalha no desempenho da alta carga de tarefas. Líderes passam em cima um dos outros para manter seus empregos, inclusive em ordens globais.

Conselhos para presidência: Colocar em prática de fato os valores da IBM para com os Ibmistas e não somente serem demagogos. Ser uma empresa mais humana igual é apresentada e parar de tentar ser uma "sociedade secreta" das empresas de tecnologia.

Empresa com ótimos profissionais, mas que não valoriza os que estão no início da carreira.

IT Specialist

Hortolândia, SP

Prós: A IBM tem muitos programas de treinamentos e certificações, além de ser uma empresa líder em computação cognitiva. A empresa também tem muitos profissionais altamente qualificados, o que é ótimo para o aprendizado de quem está começando a carreira. Pra quem não fica acomodado sempre tem oportunidades, visto que a empresa tem muitas áreas de atuação.

Contras: Funcionários que estão em faixas salariais inicias tem PLR inexistente, indepedente da produtividade desses funcionários. A PLR parece ser utilizada mais para premiar funcionários mais antigos. Além do mais, várias coisas que é normal ter em outras empresas são pagas pelos funcionários na IBM. Por exemplo: o cafezinho, o cordão do craxá, uma mochila pra transportar o notebook que voce usará pra trabalhar, até um adaptador de tomada você tem que comprar para começar a trabalhar, o corte de custo em pequenas coisas é extremo.

Conselhos para presidência: Usar a PLR como Participação nos Lucros e Resultados, e não como uma forma de privilegiar alguns funcionários. Parar com essas economias e pequenas coisas. Enquanto que algumas empresas de TI tem até fruta pros funcionários, na IBM até o café o pago.

Expectativa x Realidade

Analista Júnior

Prós: Cursos da IBM são muito bons e o nome da empresa agrega valor ao currículo. Eventos interessantes da àrea também pode contar como ponto positivo desta empresa.

Contras: Sobre minha experiência. Na parte de consultoria a empresa simplesmente pisa na CLT e lei Àurea entra em vigor. Presenciei várias pessoas ficarem doentes devido ao excesso de trabalho. Além de muitas vezes a remuneração ser muito abaixo do mercado. RH tem muitas falhas também.

Cuidado

Ex-funcionário, saiu em 2015

Hortolândia, SP

Prós: Paga em dia, tem fretado, convênio, aberta a aqueles que estão começando. Te abre portas por ainda ter a fama de empresa top no mercado. Não tenho mais o que dizer de positivo.

Contras: Baixo salario, falta de reconhecimento se você não tiver amizade com a liderança, obrigatoriedade de ficar de plantão a semana toda mesmo que isso seja contra as normas trabalhistas, burocracia imensa, preencher vários formulários para se fazer algo simples, alguns fazem muito enquanto muitos não fazem nada. Querem transformar os problemas da empresa em problemas pessoais. De adeus aos seus finais de semanas e horas de sono, pois não existe a possibilidade de dizer não às atividades fora do horário de trabalho em contrato. Participação nos lucros irrisória.

Péssimo

Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: Ótimos benefícios (fretado, plano de saúde, vale refeição, etc), diversidade ao contratar seus funcionários, boa estrutura (dependendo da área).

Contras: Chances nulas de crescimento, funcionários invejosos que pouco ajudam e pouco trabalham em equipe, gestores fracos que não entendem as necessidades do funcionário.

Boa empresa especialmente fora da área de consultoria

Associate PartnerEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Grande, muitas oportunidades internas, boas políticas de RH e benefícios razoáveis (bons para os níveis mais baixos), exposição global, conhecida no mercado embora nem sempre por serviços

Contras: Consultoria não é o core business, tem margem mais baixa comparada com outras areas então o investimento é baixo, com um nível de cobrança insano e decisões questionáveis muito focadas no curto prazo. O clima dentro da consultoria é muito ruim, com moral baixa e com um número muito grande de demissões

Conselhos para presidência: Estabelecer políticas e ações visando o longo prazo. Equilibrar melhor tendências internacionais, investimentos globais com a realidade local e investir em formação de recursos.

só valeu como experiência

Analista de SuporteEx-funcionário, saiu em 2014

Hortolândia, SP

Prós: há contato com diversas tecnologias e existe desenvolvimento pessoal para quem busca.

Contras: o plano de carreira é uma piada, não oferecem salários competitivos com o mercado de trabalho, com a premissa de que você trabalha na IBM. Exploram sua mão de obra no pior jeito possível apoiado pelo próprio sindicato dos comerciários de Hortolândia e Sumaré, que permitem 44h semanais, enquanto suas escalas são de até de 40h, fazendo você sempre dever horas à eles. Sem contar o adicional noturno que é uma piada.

Conselhos para presidência: Mudem logo para o SINDPD. Se a gente opta por homologar no MTE dá a maior confusão.

Valeu apenas como experiência.

EspecialistaEx-funcionário, saiu em 2010

Hortolândia, SP

Prós: Política de diversidade e trabalho de casa (home office). Transporte fornecido pela empresa entre SP e Hortolândia. Plano de saúde bom. Clima extremamente cooperativo entre equipes, todos realmente oferecem seu melhor na expectativa de desenvolvimento.

Contras: Sem possibilidade de desenvolvimento e sem qualquer possibilidade de aumento salarial. Não existe retenção de funcionários, não existe negociação salarial, salários são padronizados com pouca variação não importa seu desempenho.

Conselhos para presidência: Negociação de salário realista e manutenção de talentos. Vi muitos profissionais excelentes indo embora por causa de salários incompatíveis com o mercado.

IBM