Como é trabalhar na IBM?

Prós: Nome da empresa é forte no mercado, transparência na gestão, a ética, retidão e as boas práticas são defendidas pela direção e pela gestão. Isso é muito importante, principalmente no cenário atual. O sistema de portas abertas é um diferencial e me dá segurança saber que posso contar com este canal se precisar.

Contras: Recebemos muitos emails internos de diversas áreas com vários links diariamente. Cada email tem em media 150 linhas, mais links e imagens. Cada funcionario recebe cerca de 5 emails deste tipo por dia. Se cada funcionário for ler estes emails e seus links, levarão em media de uma hora e meia a duas horas. A maior parte dos funcionários da IBM no Brasil está alocado em clientes e não dispõe deste tempo, pois já tem as atividades a serem executadas diariamente. É preciso pensar e montar outra forma de distribuir as informações com mais assertividade e mais objetiva. Eu tenho a sensação que temos na empresa várias áreas inchadas, com profissionais fora da realidade do mercado de TI, produzindo material muito teórico e repetitivo. Estas áreas devem custar muito e eu não imagino retorno sobre este tipo de investimento. É preciso rever a importância deste tipo de área. Precisamos de áreas mais enxutas, produzindo conteúdos direcionados e mais realistas. Mais práticas e menos teorias. Outro ponto interessante aqui na IBM Brasil é o fato de sermos classificados como trabalhadores do comércio. Isso na minha opinião é muito incoerente. A IBM é uma empresa de TI, precisamos ter os diretos de funcionários de TI. Está história de não reconhecer o carnaval como feriado é outra incoerência. Como uma empresa que defende e pratica o respeito às diferenças e as diferentes culturas pode não aceitar o carnaval como feriado?

Conselhos para presidência: Investir e Ampliar a área de serviços. Melhorar a integração nas áreas e identificar oportunidades de vender produtos onde já vendemos os serviços e vice-versa. Orientar gerentes e funcionários para ficarem mais atentos a estas oportunidades. Treinamentos mais focados na parte técnica e em horários alternativos. Estes treinamentos devem utilizar as ferramentas de web e e-learning, que possuem flexibilidade para a sua utilização. Menos endomarketing e mais prospecções em clientes

IBM