Como é trabalhar na IBM?

Uma empresa boa pra quem está começando, ou quem está bem senior (meio termo não)

Administrador de Banco de Dados (DBA)

Hortolândia, SP

Prós: Home office, opções de aprendizado, clientes de prestigio, boa marca para investir.

Contras: Baixos salários, dificuldade de conseguir mudanças salariais, burocracia excessiva para pagamento de horas.

Conselhos para presidência: Trabalho na IBM a 7 anos, aonde passei por diversos cargos. A movimentação para pessoas com visão de negócio é bastante provável, mas há de se entender as limitações de cada departamento. Dada a autonomia e segregação das torres e gerências, cada departamento é como se fosse uma empresa completamente diferente de outra, com culturas próprias e muitas vezes até faixas salariais distintas para funções semelhantes. Isso pode ser uma benção ou maldição, dependendo de como você joga com sua carreira - e sim, hoje em dia, tudo está sempre em jogo, a idéia de estabilidade em uma carreira está diretamente associada no seu desejo de ampliar o seu valor de mercado, na IBM isso não é diferente. Isso significa que, você pode usar a diferença cultural das torres para seu bem, ou pode prejudicar-se na movimentação interna, ou mesmo conformando-se demais na mesma posição. Nunca tive dificuldade nenhuma em receber conhecimento lá dentro. A empresa, ainda que tenha uma péssima politica de distribuição de budget de educação na prática (7 anos lá e nunca me pagaram um curso, apesar de eu ter visto diversas pessoas receberem), ela incentiva a sinergia de conhecimentos. Nada impede você abordar qualquer pessoa em qualquer área e pedir uma troca de conhecimentos - isso é até bem visto e incentivado. Liberdade de expressão, sexualidade, opinião são também vantagens intríssecas da compania, isso conta muito para um clima descontraido. Estando abastecida de capital, fora de crise a IBM é certamente uma das melhores empresas para trabalhar, aprender e crescer, mas isso não deve subir a cabeça de quem entra, o aprendizado muitas vezes é horizontal, a verticalização da carreira é dificil como em qualquer outro lugar - subir lá é complicado, há de se validar muita coisa e um pouco de pressão política entre as gerencias vizinhas sempre ocorre.

IBM