Love Mondays


Ver avaliações para empresas similares

Como é trabalhar na IBM?

Ver todas as avaliações

  • Há aproximadamente 3 anos

    IBM - Salários baixos, falta de equiparação salárial & falta de respeito com o profissional de TI.

    Analista de Sistemas

    Campinas, SP


    Prós: A empresa oferece uma grande gama de cursos para crescimento profissional, tem um bom convênio médico e oferece um cartão chamado vidalink que barateia em muito o valor dos remédios, tem um nome AINDA respeitado no mercado de trabalho.

    Contras: Nos últimos anos a IBM se transformou de fato, se transformou em uma empresa que passou a colocar o capital humano como o menos importante, atualmente existe uma busca a todo custo por lucro e produtividade, inventaram uma metodologia para aumentar a produtividade dos times que não entende que o funcionário trabalha com tecnologia da informação e não em uma linha de produção de carros, algo que demanda atenção, raciocínio lógico, gerando assim em seus profissionais de TI um grande estresse no ambiente de trabalho devido ao alto nível de trabalho e pouco tempo para a resolução dos problemas.
    A empresa empurra goela abaixo aos setores uma produtividade irresponsável que não pensa na qualidade dos serviços oferecidos aos seus clientes e muito menos na qualidade do ambiente de trabalho e o bem estar do funcionário. É muito comum um funcionário ser promovido a um cargo mais alto e não receber de acordo por mais do um ano, em alguns casos a espera pela equiparação salarial chega a mais de 2 anos ou simplesmente não existe. Alguns setores vivem de hora extra pois a empresa se recusa a contratar novos funcionários devido as metas de produtividade, assim como corta custo em tudo, desde o café que o funcionário bebe até no seu prêmio por desempenho e cumprimento de metas. Enquanto isso os funcionários de cargos mais altos surfam em benefícios como carros, ajuda de custo, hospedagens em hotéis caríssimos.
    Atualmente a IBM só consegue guinar os seus números usando medidas de cortes internos, que desfavorecem os seus colaboradores e os desvaloriza como profissionais.
    Quando a IBM necessitar reaver algumas dessas medidas, se não tiver encontrado uma estratégia de geração de lucro, a empresa estará perdida.
    Não existe empresa na face da terra que consiga sustentar um congelamento da máquina administrativa por muito tempo, uma hora a conta chegará!

    Conselhos para presidência: A IBM precisa desenhar uma estratégia de geração de lucro sustentável, pois a atual só lhe renderá processos trabalhistas, desvalorização do capital humano da empresa e uma grande perda de talentos.
    Essa estratégia de lucro a todo custo no curto prazo não se sustentará por muito tempo e trará consequências.

    Recomenda a empresa: Sim

Informações da empresa

IBM

Descrição:International Business Machines (IBM) é uma empresa dos Estados Unidos voltada para a área de informática. A IBM fabrica e vende Hardware e Software, oferece serviços de infra-estrutura, serviços de hospedagem e serviços de consultoria nas áreas que vão desde computadores de grande porte até a nanotecnologia. Com mais de 400.000 colaboradores em todo o mundo, a IBM é a maior empresa da área de TI no mundo. A IBM detém mais patentes do que qualquer outra empresa americana baseada em tecnologia e tem 15 laboratórios de pesquisa no mundo inteiro. A empresa possui cientistas, engenheiros, consultores e profissionais de vendas em mais de 150 países. Funcionários da IBM já ganharam cinco prêmios Nobel e quatro Prêmios Turing (conhecido como o Nobel da computação), dentre vários outros prêmios.

Site

RH: quer atrair bons talentos?