Como é trabalhar na IBM?

Ex-funcionário, saiu em 1980

Salvador, BA

Prós: Políticas de pessoal, qualidade dos produtos e serviços, confiabilidade, interesse pela satisfação dos clientes, respeito aos funcionários, fornecedores e clientes.

Contras: Incoerência dos gerentes na aplicação das políticas da empresa (como Gerente de CSD, cheguei até a usar a política de portas abertas e me queixei pessoalmente ao Presidente da IBM Brasil sobre um gerente de Filial, que dizia que as políticas da IBM só funcionam de cima para baixo e não de baixo para cima). Tive relato detalhado sobre Gerente de Filial que violou o principal credo da IBM que é "Respeito ao indivíduo".

Conselhos para presidência: Reciclar os dirigentes no cumprimento das políticas da IBM, principalmente no que diz respeito ao pessoal. A minha experiência como Gerente de CSD me permitiu reverter um déficit operacional para um superávit, com as mesmas pessoas e mesmos equipamentos, sem nenhum cliente novo, em 18 meses. Um maior respeito ao indivíduo fará que o índice de recomendação a amigos pode alcançar mais de 80%.

IBM