Como é trabalhar na IBM?

Representante ComercialEx-funcionário, saiu em 2016

Hortolândia, SP

Prós: Na vanguarda da tecnologia. Diversas oportunidades em várias áreas e facilidade de trabalho remoto. O portifolio na teoria está sendo alterado, o que dá um novo direcionamento e sentido ao negócio.

Contras: Neste momento de transição, naturalmente há cortes missivos de pessoal qualificado e pouco qualificado, mas pouco se faz para aproveitar os bons profissionais que lá estão em detrimento de manter uma camada gerencial tão pesada que até mesmo para uma estrutura matricial fica muito pesado responder para no mínimo 10 superiores diretos e indiretos, ocupando o tempo dos funcionários de forma desnecessária e culminando numa queda de renda exprevissa ao longo de cada trimestre. Números são reorganizados dando a impressão que é uma nova IBM, mas o sentimento geral é que o discurso mudou, mas a atitude da gestão permanece a mesma, principalmente em GTS e GBS.

Conselhos para presidência: Porto, como ex-funcionário da IBM, empresa a qual sempre admirei e continuará no meu coração, adoraria ver a cultura mudar e não apenas o discurso. Muitos tentaram abraçar a cultura Agile e Design-Thinking, mas permanecem vários daqueles que dizem apoiar, mas nos bastidores divulgam ser mais uma moda que passará. A mudança tem que vir de cima com todo vigor, senão a insatisfação dos clientes com a empresa não parará de crescer, seja pela falta de agilidade, preços fora da realidade ou principalmente pela arrogância que muitos IBMistas ainda demonstram por aí. Boa sorte na missão de tornar a IBM Brasil saudável novamente e quem sabe um dia muitos voltem a ter orgulho da Big Blue.

IBM