Como é trabalhar na IBM?

Sangue Azul IBM

Prós: Bom, costumam dizer que sou uma pessoa de sangue azul-IBM. Sim, a IBM é meu segundo lar e eu gosto muito de trabalhar lá. Mas, dentre tudo o que ela me oferece e o que mais me agrada:
    - flexibilidade de trabalho (horário e local),
    - benefícios relacionados à saude: Vidalink, wellness advisor, central de saúde
    - entendimento sobre o que é se desenvolver (vai além de treinamentos, diversos tipos de interação podem levar ao msm objetivo),
    - as pessoas que fazem questao de ajudar de forma genuína, o respeito as individualidades.
    - estímulo àquele que inova
    - carreira em Y de verdade
    - possibilidade de aumentar sua inteligencia cultural, trabalhando com gente de td mundo
    Óbvio que eu sei que tudo isso só ocorre porque, de verdade, para se tornar IBMista, é necessário viver os Valores IBM. Quem nao vive, uma hora ou outra, cai fora.

Contras: Os contras que eu vou citar aqui, não são exclusividade da IBM, mas são coisas que, sim, poderiam ser melhores:
    - salário: entendo que empresas do setor de TI praticam salários mais baixos que vários outros setores e isso, muitas vezes, nos faz perder talentos
    - processos: os processos deveriam ser nossos aliados, nos dar segurança e trabalhar para a gente. O q eu vejo é o contrário, as pessoas se escondem atrás de processos. Nesse caso não é a IBM, mas as pessoas que se aproveitam disso
    - verticalização: por um lado ela nos torna sabedores muito profundos sobre um assunto, mas, sem proatividade, nos tornamos péssimos generalistas e isso faz com que não olhemos para o lado, não sabemos o quanto vai impactar o botão que apertamos. Além disso, há um problema na dificuldade da liderança de entender as necessidades locais. A America Latina sofre muito com isso. Somos muito diferentes do resto do mundo e entre nós mesmos.

Conselhos para presidência: Pessoas com pouca história profissional acabam se tornando líderes. Despreparadas, mas cheias de boa intenção, muitas vezes acabam cometendo erros q podem ser muito dolorosos

IBM