Como é trabalhar na IBM?

IBM não é mais a IBM, e sim uma outra empresa usando o nome da IBM.

Analista de Sistemas

Prós: Ótimo local para aprender. Experiências globais. Acesso as mais novas tecnologias do mercado.

Contras: Gerentes despreparados, que apenas apresentam sua formação (eu fiz FGV!!!) mas muuito fracos. Linha gerencial longa demais. Benefícios desiguais, dependendo da sua banda salarial. Burocracia ao extremo. Falta de comunicação clara da alta gerência. Ficamos sabendo de assuntos importantes nos corredores. Frequentes ondas de demissão em massa. Politicagem e QI imperam. Seja de uma turminha e você se dará bem. Não basta fazer bem o seu trabalho pois não será reconhecido. Suas promoções não são baseadas no seu desempenho mas sim se o seu projeto tem grana para bancar. Quanto mais alta a sua banda, mais chances de ser substituido por outro recurso mais barato. É empresa para entrar, aprender, colocar IBM na sua carteira de trabalho e buscar outras oportunidades.
    Remuneração bem abaixo do mercado.

Conselhos para presidência: Diminua os benefícios da alta gerência para evitar de ter que demitir funcionários mais baratos para mantê-los. Gerentes precisam SER gerentes e não apenas TER VONTADE DE SER. Critério na escolha deles. Avalie realmente o clima organizacional. Verá que é bem pior do que se apresenta nas suas planilhas. Funcionários são pessoas e não recursos. Trate-as como tal. Diminua a linha gerencial. Tem muito gerente mal alocado e gerências inúteis.

IBM