Como é trabalhar na IBM?

Uma boa escola para a area técnica, não espere mais.

Hortolândia, SP

Prós: Oportunidade de aprender e aplicar conhecimento. Contato com novas tecnologias e uma empresa de peso para o seu currículo. Se está começando a carreira e precisa de experiência profissional eu recomendo (independente dos ganhos), um ótimo estágio de trabalho ou um degrau para o crescimento profissional (em outras empresas) um local para ganhar experiência apenas.

Contras: As oportunidades de crescimento profissional são falácia. Se o funcionário é contratado com um bom salário ele permanece, porém quando ele é ou vêm de outra área (transferência interna) ele dificilmente recebe equiparação com o pessoal que já está na área. Muitas vezes são contratados funcionários novos para a função e com salário maior do que os que já estão executando a atividade, você é forçado a treinar uma pessoa nova que entra na empresa recebendo mais que você. Existe uma lavagem cerebral para que você se sinta um IBMista, porém na pratica não vejo funcionários orgulhosos desse DNA. O sindicato é uma piada (sindicato dos comerciários) totalmente sem interesse na classe. Não existe participação nos lucros e resultados obtidos. Durante todo o ano os gerentes justificam que não podem dar nenhum tipo de promoção e você recebe da IBM global e-mails dizendo que crescemos 2 ou 3 dígitos (resultado financeiro), os discursos não batem.

Conselhos para presidência: Trabalhem para a satisfação dos clientes tendo em mente que essa satisfação será resultado do trabalho de uma equipe que precisa estar motivada. Todos os serviços são importantes, se vocês conseguem efetuar boas vendas é porque os seus clientes confiam na entrega do serviço e no pós venda, encarem o pós-venda e a entrega (SSO) como parte do resultado e não apenas como uma despesa, uma recuperação de custo.

IBM