Como é trabalhar na IBM?

Muito foco em resultados (para os acionistas) e pouco se pensa na continuidade do negócio.

Team Leader

Hortolândia, SP

Prós: Flexibilidade (Home-Office), Benefícios (Desconto em medicamentos, previdencia privada, convênio odontológico/médico). Grande oportunidade de aprendizado e desenvolvimento profissional e pessoal. Ideal para quem está começando na carreira ou ainda não se vê como um profissional Senior.

Contras: Burocracia é a alma da IBM, todos os processos são complicados e morosos. Várias áreas responsáveis pelo controle de um outro controle e tudo pago pelo cliente, que não tem um time técnico forte para sustentar estas outras áreas. Excesso de cortes (materiais e pessoais) baseados apenas em custos e pouco se pensa no impacto a longo prazo ou nos clientes. Relacionamento é mais importante que competencia ou resultados obtidos (Panelas). Politica de salário obscura e presa à burocracia citada acima, o que torna a IBM desinteressante aos profissionais Seniors. Líderes que focam pessoas e clima são considerados "fracos" em detrimento aos que pressionam e "cortam o time na carne". Sindicato (Comerciários) não alinhado com a área de atuação da companhia (TI).

Conselhos para presidência: Faça valer a cultura de "Top Performers" começando pelas linhas gerenciais. Questionem e reflitam sobre o clima organizacional e políticas inexistentes de RH. Pessoas felizes produzem mais e está dificil encontrar alguém feliz nos nossos prédios.

IBM