Como é trabalhar na IBM?

Especialista de Sistemas

Prós: objetivos da empresa
    colegas de trabalhos interessados em fazer os projetos darem certo
    acesso a muita informação sobre tecnologia
    capacidade de construção de uma carrera a médio e longo prazo
    Ótima empresa para iniciar uma carreira
    ótimo lugar para se ajudar a melhorar, uma vez que existem tantos problemas.
    Ótimo contato e relacionamento com outras empresas. (clientes)
    Uma empresa correta que realmente segue a risca as leis com seus clientes, e seus projetos.
    Uma empresa realmente interessada em ajudar outras empresas a resolver problemas, alcançar desafios com seus projetos e soluções.

Contras: salário abaixo da média do mercado
    baixo investimento no funcionário em treinamentos
    carga de trabalho bem desproporcional
    Pouca meritocracia
    Gerentes fracos, que não estão interessados no time, nem no projeto e sim, apenas no resultado.
    Muita burocracia, e processos que apenas atrasam projetos, e apenas são seguidos pois "sempre foi feito desta maneira”

Conselhos para presidência: Lembrar de verdade de que todos os funcionários fazem o resultado da nossa companhia. Pequenos detalhes influenciam demais na vida destes funcionários, um elevador sem manutenção, um estacionamento sempre lotado, falta de treinamentos em time, são pequenas coisas que fazem muita diferença na qualidade de vida dos funcionários, que fazem os funcionários verem a empresa de um modo diferente.
    Além disso por ser uma empresa de Tecnologia, e como é comum de se ouvir, casa de ferreiro, espeto de pau, temos muito problemas de burocracia, não apenas por processos demais, mas sim por serem realmente não eficientes, processos básicos são feitos manualmente, sendo que deveriam ser todo automatizado, enquanto processos complexos são automatizados de uma maneira pouco eficiente, não permitindo customizações necessárias para que o processo realmente funcione.
    Caso eu realmente possa sugerir algo, eu realmente gostaria que TODOS os processos de venda de ponta a ponta, em TODOS os departamentos fossem analisados. Desde analise de territórios, ferramentas de oportunidades e contatos dos clientes, até os processos de montar uma solução, precificar solução, montar uma proposta, retificar solução e proposta, reconhecimento de contrato assinado ou Ordem de compra recebida, processo de faturamento, entrega de produtos (quando existe produto físico), instalação dos produtos, reconhecimento de venda, reconhecimento de renda e para incentivo dos funcionários, e todos os processos entre estes citados e outros que estejam ligados a uma venda.
    Precisamos parar de fazer tudo isso apenas por que sempre fizemos, e pensar em processos que sejam realmente práticos e úteis, e que nos ajudem no lugar de nos atrapalhar.

IBM