Como é trabalhar na IBM?

Excelente lugar para se trabalhar, se você não precisa de muito dinheiro, mas valoriza o conforto

Assistente de Suporte ao Cliente SêniorEx-funcionário, saiu em 2019

Hortolândia, SP

Prós: O ambiente é excelente. A política de diversidade e a flexibilidade que a empresa oferece realmente tornam um excelente lugar para se trabalhar apesar da remuneração deixar bem a desejar, dependendo da área em que se atua. Os benefícios, planos de saúde e vales são bons também

Contras: A remuneração é bem abaixo do que outras empresas oferecem, considerando o nível de comprometimento e responsabilidade exigidos, principalmente na área de GTS, que é a maior do site de Hortolândia. A expectativa de crescimento é outro ponto fraco. O reconhecimento muitas vezes não vem, dependendo do gerente

Conselhos para presidência: As remunerações e reajustes precisam de uma revisão urgente. A insatisfação com os salários é quase unânime

Bom local para inicio

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

Hortolândia, SP

Prós: Otimo local de trabalho, muitas oportunidades, aprendendo com varias profissionais de diferentes areas e com diferetens perfis, de todos os locais do mundo, com boa visibilidade

Contras: Empresa, com grandes oportundades de diversdiade de areas, porem com baixo indice de crescimento, salarios nem sempre competitivos, e diversificação de atividades um pouco baixa.

Soporto ao cliente

Hortolândia, SP

Prós: Respeito pela diversidade. Home Office. Vale de farmácia. Tem várias áreas para crescer dentro da empresa. Desenvolviemnto pessoal sempre sidponivel.

Contras: Os salários sao muito mais baixos que o mercado. Cobrança muito grande por inovação. Precisa ficar amigo de pessoas chaves para conseguir subir na empresa.

Recomendo

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Hortolândia, SP

Prós: Ótima estrutura física, carreiras bem definidas com espaço para crescimento(com muito trabalho). A cultura da empresa é muito boa, incentiva bem os funcionários a se aproximarem dos objetivos do negócio.

Contras: Devido ao tamanho, sinto que os processos as vezes ficam meio confusos, a comunicação entre os setores poderia evoluir mais, evitando a frustação dos colaboradores.

Bom ambiente de trabalho, orientação a resultados ruim

Account Executive

Prós: Ambiente de trabalho realmente colaborativo, em que as pessoas procuram se ajudar no desenvolvimento dos projetos. Uma parte significativa da liderança se empenha em permitir o crescimento do time.

Contras: Estrutura inchada, grande, e com muitos layers, que permite a existência de áreas de sombra e overlaps de funções que servem de abrigo a funcionários pouco engajados, por vezes preguiçosos, e que querem sempre "fazer o mínimo possível". Quem gostar e quer trabalhar para gerar resultados precisa aprender a desviar desses pesos-mortos.

Conselhos para presidência: Renovação urgente na liderança e criação de um cultura de foco em resultados e com senso de urgência.

Muito boa com salarios defasados

Coordenador Financeiro

Prós: Muita flexibilidade, como home office por exemplo, beneficios (vr, plano de saude excelente, vidalink), ambiente de trabalho excelente, muito inclusiva, pensa nos funcionarios (diversas atividades voltadas para desenvolvimento pessoal)

Contras: Salarios defasados em relacao ao mercado, infelizmente. Fora isso, é uma empresa sensacional! Recomendaria para quem está em inicio de carreira e precisa de experiencia

Conselhos para presidência: Apenas equiparar os salarios (especialmente da parte operacional) a demais empresas do setor

Não foi uma boa experiência.

Gerente de Projetos Delivery

Hortolândia, SP

Prós: Contato com estrangeiros o que facilita o aprendizado da lingua inglesa. Empresa fornece benefício de onibus fretado, o que facilita bastante a locomoção.

Contras: Pouco espaço de crescimento. Muitas promessas, pouco cumprimento. Muita competitividade entre os colaboradores e pouca colaboração. Veem os profissionais mais como números.

Ótimo para começar

Data Engineer

Prós: Flexibilidade nas funções desempenhadas, muitos desafios diferentes, cultura boa, empregados. Muitos treinamentos, cursos e plataformas para aprendizado.

Contras: Dificuldade de comunicação com gerência. Dificuldade de visibilidade para rescimento mas acredito isso ser comum em grandes coorporações, não só nesta empresa.

Avaliação da corporação

Analista de Desenvolvimento

Prós: Benefícios ofertados, oportunidades oferecidas, visibilidade de mercado, nome consolidado, flexibilidade de horários e liberdade para oportunidade interna

Contras: A burocracia nos processos da corporação, evidente falha no plano de carreira, planejamento e gestão ultrapassado e falho, comodismo com o nome construído no passado

Boa empresa, mas a politicagem corre solta

Prós: Ambiente bom, flexibilidade de horário, home-office, ótimos benefícios, boa localização, fretado que te leva até hortolandia ou para o metro. Sistema de auto-aprendizado eficiente, a empresa disponibiliza vários links para treinamentos ou workshops que podem contribuir em sua carreira (até mesmo fora da IBM), disponibiliza oportunidade para certificação.

Contras: Por ser uma empresa muito grande acaba perdendo um pouco do contato humano. Para tentar carreira aqui dentro só quem tem contatos fortes ou oportunidades em outras áreas para o seu desenvolvimento.

IBM