Como é trabalhar na Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)?

Positivo no geral

Prós: Trabalho estimulante e desafiador. O dia passa rápido. Atendimento aos interesses de diferentes niveis da sociedade. Sempre tem alguma novidade

Contras: Pouca verbas,burocracia, em geral nao tenho muito de negativo pois gosto muito de trabalhar lá, nao penso em sair para outro concurso. Gostaria que tivemos mais verbas para fazer a diferença.

Trabalho para passar a vida inteira

Agente Censitário AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Ambiente muito descontraído e confortável para desenvolver um trabalho de qualidade e sem pressão constante de supervisores; Estrutura moderna

Contras: O tipo de serviço publico as vezes não motiva os funcionários a fazer mais do que são obrigados, deixando alguns acomodados. Claro que não são todos os casos.

até que é bom, rsrs

Agente de Pesquisa

Santa Maria, RS

Prós: relações interpessoais. enriquecimento cultural através do conhecimento de realidades diversas, horário flexível pelo menos na agencia onde trabalho é assim.

Contras: Falta de reconhecimento externo. as pessoas em geral não dão valor ao agente de pesquisa que trabalha na rua enfrentando o sol quente e a chuva

Muito boa para se trabalhar

Agente de Pesquisa e MapeamentoEx-funcionário, saiu em 2018

Rio Negro, PR

Prós: Flexibilidade de horário e liberdade para realizar pesquisas, bom ambiente de trabalho , chefe não fica no pé cobrando.saídas 1 vez na semana.

Contras: Fazer pesquisa no setor rural.difícil pra ir no banheiro e se alimentar, os carros são muito velhos pra viajar e quando tem chuva fica difícil e perigoso.

Conselhos para presidência: Trocar a frota dos carros.

Bom, mas não estimula o

Técnico de Informações Geográficas e Estatísticas

Prós: Horário flexível, estabilidade, regime jurídico único, trabalho externo para quem gosta de trabalhar na rua em vez de trancado em um escritório.

Contras: Muitas pessoas encostadas que não querem trabalhar. Eu acabo fazendo o trabalho de 2 ou 3 por isso. Problema crônico do serviço público brasileiro.

Ótimo lugar para trabalhar

Agente Censitário Administrativo

Prós: Todas as pessoas por trabalharemos muito tempo juntas formam grandes laços de amizade, então o ambientes de trabalho é sempre muito divertido.

Contras: Há alguns servidores que não querem nada com nada e apenas ligam para os seus salários. Acabam passando seu trabalho para servidores subordinados ou estagiários.

Uma empresa boa para começar.

Agente de Pesquisa e MapeamentoEx-funcionário, saiu em 2014

Lavras, MG

Prós: Um ambiente de trabalho sem pressão. Prazos para o cumprimentos de tarefas coerentes. É possível conciliar com outros afazeres, como estudo.

Contras: Muita burocracia. O serviço é totalmente monótono. Não há plano de carreira. Não há garantias aos agente de pesquisa e mapeamento no fim do contrato.

boa, mas nao tão boa assim

Recenseador AgropecuárioEx-funcionário, saiu em 2018

Cambuci, RJ

Prós: remuneração boa, flexível mas nao tanto assim como imaginam. mas foi uma experiencia boa. Agregou muito a minha vida ter participado do censo

Contras: estradas horríveis, ficamos dias sem poder trabalhar por conta das estradas e o ibge não entendia isso. Acabava descontando na gente. o que era ruim

Conselhos para presidência: Focar na qualidade da pesquisa e não na quantidade

Positiva, aconselho outras pessoas trabalharem no órgão.

Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas

Goiânia, GO

Prós: Estabilidade e flexibilidade de horario. Boa renda em vista de outras carreiras no mercado em vista de um profissional. Atividades programadas.

Contras: Não acompanhamento em novas atividades de gerência. Não oferece segurança em novos desafios. Pessoal antigo no órgão que não tem formação suficiente para colaborar.

Conselhos para presidência: Divulgue os trabalhos do órgão.

Pra quem tem o perfil.

Técnico em Informações Geográficas e EstatísticasEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Para quem tem maior aptidão, pode ser interessante lidar com os moradores nas pesquisas domiciiliares. Remuneração até que é razoável, considerando o salário na área privada. O trabalho de rua pode ser desafiante, o que será positivo a depender do perfil do servidor.

Contras: Sem dúvida, digo que o pior ponto é a não colaboração seja por parte dos moradores, seja por parte das empresas. Por vezes, trata-se de mera falta de vontade, mas acredito que o maior fator é o sentimento de insegurança generalizado.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Descrição:O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE se constitui no principal provedor de dados e informações do País, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal. O IBGE é uma entidade da administração pública federal, vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que possui quatro diretorias e dois outros órgãos centrais. Suas principais funções são produção, análise e consolidação de informações estatísticas e geográficas, estruturação e implantação de um sistema de informações ambientais, documentação e disseminação de informações e coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais.