Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) logo

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Como é trabalhar na Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)?

Um trabalho excelente que dura pouco tempo.

Itabira, MG

Prós: Trabalhando no IBGE se aprende várias coisas, desde a forma de abordar um informante até trabalhos administrativos. A principal área desenvolvida é a comunicação oral, aonde se perde a timidez e se torna uma pessoa extremamente desenvolta.

Contras: O trabalho é temporário com duração de 3 anos, o que inviabiliza ter uma estabilidade. O contratado não possui direito a seguro desemprego e nem a fundo de garantia.

Bom aprendizado

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Desenvolve o estudante na prática das teorias estudadas em sala de aula. Local bem estruturado, fornece insumos aos funcionários, bons profissionais etc.

Contras: Remuneração abaixo da média para o estágio, médio e superior, não há benefícios, auxílio transporte e bolsa sem reajuste desde o ano 2008. Precisa complementar o auxílio transporte para conseguir utilizar o transporte público, devido o valor ser muito baixo. Nenhum programa para desenvolvimento do estagiário.

Conselhos para presidência: Reconhecer o esforço dos bons estagiários, buscando o desenvolvimento dos mesmos.

Um bom lugar para trabalhar temporariamente.

Agente de Pesquisa e Mapeamento

Prós: A missão e o objetivo do IBGE são muito importantes e sinto que meu trabalho serve para algo além de gerar lucro para um empresário como acontece nas empresas privadas.

Contras: Os sistemas de informática são muito ruins e pouco práticos dificultam no cotidiano a realização das atividades pois é comum ficar fora do ar ou travando.

Um bom cargo, mas é temporário.

Agente Censitário Municipal

Conceição do Coité, BA

Prós: Boa oportunidade para quem está desempregado e precisa de estabilidade por algum tempo. Todos os procedimentos e atividades a serem realizados são bem claros, pois nos oferecem manuais que explicam tudo que precisa ser realizado durante o período de trabalho.

Contras: Não há possibilidade de crescimento profissional, uma vez que o cargo é temporário. Mas isso é algo explícito no edital. Para quem não se incomoda de ter trabalho apenas por um curto período é uma ótima oportunidade.

Depende do perfil

Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas

Prós: Estabilidade é um dos pontos positivos, remuneração acima do mercado (nível intermediário) é outro ponto positivo, mas isso pode vir a mudar.

Contras: Falta de desafios e perspectivas de carreira, após um tempo pode cessar o aprendizado e também não há perspectivas de que esse aprendizado seja útil em outro lugar

Estabilidade por tempo determinado.

Pombal, PB

Prós: Ótimos colegas de trabalho; Horários flexíveis; Estabilidade durante o tempo do contrato; Embora o edital diga que o contrato é de três meses, se fizer o trabalho direito com certeza ficará os três anos.

Contras: Trabalho algumas vezes desgastante; Possibilidade de despensa; Muita burocracia; Falta amparo ao entrevistador, o IBGE não aplica a multa quando o informante se nega a prestar informações.

Conselhos para presidência: A multa de obrigatoriedade deveria ser aplicada com mais facilidade, o entrevistador chega a se humilhar e o informante não tem nenhuma represália. Isso daria mais amparo ao nosso trabalho.

Bom para começar, mas paga pouco

Estágio

Prós: Trabalho tranquilo,e bastante enriquecedor, para o conhecimento na prática do que se aprende na faculdade. Foi uma experiência legal e construtiva.

Contras: Paga pouco e as vezes você vai lidar com gestores mais velhos que não sabem usar o computador. As vezes falta atividades pra se fazer é você é designado a outras tarefas fora do seu setor.

Conselhos para presidência: Aumento da passagem que está inferior ao praticado no rj e uma bolsa mais condizente com a realidade.

Normal

Recife, PE

Prós: Os agentes de pesquisa e mapeamento possuem muito tempo livre , assim podem estudar e realizar outras atividades. O pagamento sai sempre em dia

Contras: Mesmo com muito tempo livre , o funcionário deve permanecer na agência por oito horas diárias ( quarenta horas semanais ) . Esse tempo poderia ser usado para treinamentos

Emprego exclusivamente temporário se não houver coisa melhor.

Imperatriz, MA

Prós: paga em dia sem atrasos. diárias para viagens a campo auxílios em dinheiro na folha de pagamento

Contras: falta de flexibilidade com horários, trabalhar e estudar é mais complicado ainda devido a Necessidade de viagens, falta comissão por dirigir constante e cansativamente os veículos, desigualdade de trabalho por parte dos técnicos efetivos, na minha opinião, nas condições em que se encontra, não deveria existir esse cargo no IBGE.

Conselhos para presidência: melhorar infraestrutura, mais valorização por parte de quem movimenta e sustenta o IBGE, extinguir o cargo temporário de agente e contratar mais efetivos, no IBGE sempre tem trabalho!! gastar tempo e dinheiro com treinamentos, seletivos e contratações são inutilidades que já deveria resolvidas.

Instituição Boa de trabalhar

Fortaleza, CE

Prós: O trabalho não é tão puxado e os horários são flexíveis. Muitas vezes não precisa trabalhar o dia todo em todos os dias da semana. Algumas semanas tem pouco trabalho a fazer

Contras: Às vezes tem que entrar em favelas e lugares perigosos. Mas quando os lugares são perigosos existe a opção de ir com um parceiro de trabalho.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Descrição:O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE se constitui no principal provedor de dados e informações do País, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal. O IBGE é uma entidade da administração pública federal, vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que possui quatro diretorias e dois outros órgãos centrais. Suas principais funções são produção, análise e consolidação de informações estatísticas e geográficas, estruturação e implantação de um sistema de informações ambientais, documentação e disseminação de informações e coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais.