Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) logo

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Como é trabalhar na Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)?

João Pessoa, PB

Prós: A empresa é ótima, todos os funcionários (internos/efetivos) são como uma família, salário todo dia primeiro no bolso, como toda empresa federal, banco de horas, etc. Muito boa, e recomendo.
    Para os temporários é uma boa também. Emprego de até 3 anos - lembrando que vc pode ser demitido a qualquer momento, então isso não significa que vc pode "relaxar" no seu trabalho, mas também não existe muita cobrança nas pesquisas, apenas o normal. Se você entrar numa pesquisa que tenha prazo para acabar, pode ser que haja um pouco de cobrança dependendo muito também do supervisor responsável, mais é tudo tranquilo! Existem diárias para quem faz setores fora da jurisdição de sua cidade/agencia, auxilio alimentação, passagem, creche, etc...

Contras: Para os efetivos, acredito que não existe. Para os temporários, existe a questão de que vc tem que ser bastante flexível, pois (nem sempre, mas vejo muito) os APMS, como são chamados, muitas vezes servem de tapa buracos, podem ser jogados de um setor para o outro mesmo se não concordarem com isso, como se os mesmos não tivessem "querer", os efetivos que são supervisores (muitos deles) não se importam com isso.

Quem toma amor a casa tem pena de sair

Técnico de Estudos e PesquisasEx-funcionário, saiu em 2011

Prós: Trabalhar com pesquisa é muito bom pois sempre estamos nós atualizando sabendo de coisas novas em nivel nacional pois o ibge tem representaçoes em todos os estados do brasil estamos sempre conversando com os colegas da regiao norte ou sul esempre muito bom estar presente na economia do brasil , na agro pecuaria na população no conhecimento do nosso povo, quando estamos ali nós estamos sempre aprendendo somando conhecimento. por isso ibge pra mim foram trinta e nove anos de aprendizado.

Contras: Salário é muito chorado ganhamos pouco pro que temos a fazer ,

Estabilidade

Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas

Prós: Horário de trabalho flexível, estabilidade no emprego, oportunidade de conhecer lugares diferentes.

Contras: Falta de perspectiva na carreira a longo prazo.

Conselhos para presidência: A empresa deveria valorizar melhor os bons profissionais.

sucateamento

Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas

Florianópolis, SC

Prós: São quase inexistentes, apenas a estabilidade.

Contras: cultura retrógrada , critérios de avaliação subjetivos, falta de planejamento e visão da direção política de Rh deficiente

Existe falta de compromisso com os recursos humanos

Tecnologista

Prós: Trabalho técnico. Responsabilidade com o desenvolvimento sócio econômico do Brasil.

Contras: Ingerência política. Gestão ineficiente. Condições de trabalho impróprias para a rede de coleta. Sobrecarga de trabalho.

Conselhos para presidência: Precisamos de uma gestão participativa. O corpo gerencial precisa ouvir os técnicos. Não levar as questões para o lado pessoal. Melhorar a gestão e a estrutura de R H. Propiciar atendimento médico e psicológico. Contratar mais pessoas. Buscar por melhores salários e condições de trabalho.

Uma decepção

João Pessoa, PB

Prós: Estabilidade
    Salário razoável
    Respeito à legislação trabalhista

Contras: Cultura engessada, resistência às mudanças, muita gente trabalhando pouco e pouca gente trabalhando muito. Pessoas que estão em cargo de gerência não entendem de gestão.

Analista de TI

Prós: -Excelente ambiente de trabalho
    -Flexibilidade de horário
    -Mobilidade entre as áreas para buscar fz o que gosta e esta capacitado
    -Estabilidade

Contras: -Horário flexível porém a carga horária é rígida (controlada por catraca), só podemos nos atrasar 6 horas no total para um período de um mês ou somos descontados.
    -Qualquer necessidade de se ausentar por questões de saúde só são abonadas com atestado médico, as vezes vc está passando mal mas não vê necessidade de ir a um hospital, mas é obrigado para conseguir um atestado.
    -Como em todo o serviço Federal, os salários não são corrigidos anualmente (na iniciativa privada CLT os salários são corrigidos por dissídios coletivos), e sim por negociações pontuais com o governo que podem resultar em nenhum tipo de reajuste, portanto vc corre o risco de ficar alguns anos sem correção e ver sua condição financeira ser corroída pela inflação.
    -Não existe recolhimento de FGTS e os valores pagos à previdência não podem ser resgatados caso vc decida sair, portanto quanto mais tempo vc fica, mas difícil é de voltar para o mercado privado.
    -Aposentadoria não é mais integral como se pensa.
    -Nenhum benefício... não existe plano de saúde.. vc vai precisar contratar um plano particular ou por adesão, ponto que deve ser levado em consideração quando avaliar a questão salarial
    - Desconto de previdência de 11% sobre o salário total (sem teto).. outro ponto a ser avaliado na questão salarial

Conselhos para presidência: Deveria representar mais o funcionário e melhorar a comunicação. Na maioria das vezes sabemos dos problemas e acontecimentos pela imprensa.. a direção não se preocupa em manter os funcionários informados

Igualar a iniciativa privada

Técnico de Pesquisas

Prós: A finalidade de buscar informações essenciais à melhoria da qualidade de vida em sociedade.

Contras: Proteção política de servidores e conluio hierárquico, onde o privilégio é para amigos e não competentes.

Conselhos para presidência: O poder concentrado e não compartilhado cria tendências e vícios com muita má qualidade do trabalho e no IBGE justamente onde deveria prevalecer a troca de ideias e todas as decisões partilhadas por todos é onde mais acontece os desmandos e privilégios sorrateiros que só beneficiam pequenos grupos.

Um bom emprego

Técnico

Prós: O trabalho em si.

Contras: Funções de chefia habitualmente são ocupadas por servidores com menor capacidade técnica e gerencial, ou seja, indicação por motivação politica.

Ótimo, mas tem que melhorar

Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas

João Pessoa, PB

Prós: A natureza do trabalho e a relevância do que é feito, além da remuneração que considero boa para minha escolaridade.

Contras: Algumas metodologias um pouco defasadas devido a uma direção conservadora e que não preza pelas condições de trabalho.

Conselhos para presidência: Não estamos em uma competição entre estados. Prezem por qualidade, não velocidade. Não esqueçam e prezem pela base da pirâmide que sustenta tudo o que temos.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Descrição:O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE se constitui no principal provedor de dados e informações do País, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal. O IBGE é uma entidade da administração pública federal, vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que possui quatro diretorias e dois outros órgãos centrais. Suas principais funções são produção, análise e consolidação de informações estatísticas e geográficas, estruturação e implantação de um sistema de informações ambientais, documentação e disseminação de informações e coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais.