Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) logo

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Como é trabalhar na Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)?

Contente

Estatístico

Recife, PE

Prós: Eu acho top pq ser top é saber q o legal está além do que vê, e o tempo de trabalho lá é pouco me deixando com tempo livre para fazer o que quero.

Contras: A localização não é muito boa, tenho dificuldade para chegar ao trabalho no tempo desejado e isso me prejudica, gostaria de poder trabalhar em casa.

Excelente

Agente Censitário Regional

Jaguaquara, BA

Prós: Flexibilidade e dinamismo é um dos pontos que mais se descatou para mim. Realizar uma pesquisa que pode impactar diretamente em alguma decisão, torna o trabalho mais valorizado.

Contras: Pelo quantitativo de trabalhos que o órgão realiza, seria interssante contratar mais servidores de caráter permanente para que assim pesquisas sejam mais atualizadas.

Conselhos para presidência: Dedicar-se e sempre buscar otimização dos trabalhos realizados.

Ótimo.

Recenseador

Itaueira, PI

Prós: Todos pontos foram positivos, trabalhar com IBGE foi uma experiencia incrível, uma pesquisas voltada para a zona rural AGRO2017, onde a maioria das pessoas são pobre e humilde. toda casa que você chega eles te oferece um café, e vc é praticamente obrigado a tomar café, se não, pra eles é uma desfeita. São pessoas muito legais. Ai mostrar que a pobreza não é defeito.

Contras: Não tem pontos negativos, como foi citado acima. A pesar de ser um trabalho voltado as pessoas carentes de informações, as vezes tem aquele olhar diferente, comedo de dar as informações que o recenseador precisa. Mas foi um trabalha bastante gratificante, só teve um problema, que foi temporário.

Conselhos para presidência: Me contrata pra ser Recenseador pro resto da vida.

Ótima!

Agente de Pesquisas e Mapeamentos

Januária, MG

Prós: Ótimo para trabalhar, viagens para coleta de dados. Para quem não curte ficar o tempo todo em escritório.

Contras: Algumas burocracias chatas são inevitáveis dentro da empresa, mas no geral acontece em qualquer empresa.

Empresa boa, governantes ruins

Agente de InformáticaEx-funcionário, saiu em 2018

Belém, PA

Prós: Aprendi muito sobre estatísticas, além de poder desenvolver minha carreira na área de t.i. no início através do concurso público prestado. Foi muito satisfatório m

Contras: Como ponto negativo posso citar que ao trabalhar em uma empresa pública podemos perceber diversas mudanças que poderiam ocorrer neste meio através de politicas publicas mas que não ocorrem

Conselhos para presidência: Não permitir o gasto exagerado de dinheiro

Recomendo para quem está fazendo faculdade

Agente de Pesquisa e Mapeamento

Lages, SC

Prós: Os benefícios são muito bons, vale transporte, diárias, ajuda de custo em treinamentos. Há possibilidade de fazer muitas viagens por várias cidades do estado.

Contras: O salário é baixo, não há capacitação nem mérito na administração, seu chefe é um golpe de sorte (eu tive um bom chefe) mas há muita agências que possuem verdadeiros pés de boi.

Muito prazer e satisfação contribuir com o levantamento de estatísticas.

Agente Censitário Municipal

Água Boa, MT

Prós: É um trabalho fantástico, enriquecedor. Posso trabalhar e ao mesmo tempo adquirindo novos conhecimentos e informações diariamente. Muito instigante e satisfatório.

Contras: As vezes deixa a desejar no planejamento de algumas pesquisas tais como o Censo Agropecuário. Mas tenho muito pouco a reclamar do trabalho no IBGE.

Conselhos para presidência: Melhoria no planejamento do próximo Censo Agropecuário daqui a dez anos.

Lugar ótimo, salário condizente.

Agente Censitário

São Luís, MA

Prós: Ótima empresa para trabalhar, tudo organizado, pagam certinho e bons profissionais fazem parte da equipe. A equipe como um todo são bem receptivos para com os novos contratados.

Contras: Ponto negativo é que o contrato é apenas de 7 meses e já está no final. Por ser uma instituição do governo é difícil falar de pontos negativos pois nem sei se existe.

otimo lugar

Agente de Pesquisa e MapeamentoEx-funcionário, saiu em 2017

Ivaiporã, PR

Prós: otimo lugar para trabalhar... nada a reclamar... funcionarios são valorizados, só deixam a desejar nas condiçoes de trabalho e na falta de alguns materiais.

Contras: o unico ponto negativo era q meu cargo era temporario, porem entrei ja ciente disso, mas recomendo, mesmo sendo temporário, são tres anos em um otimo lugar.

Recomendo para quem está no início da faculdade ou queira um tempo para estudar para concurso.

Agente de Pesquisa e Mapeamento

Cuiabá, MT

Prós: Flexibilidade de horários, tranquilidade para estudar para concurso, você praticamente faz o seu horário e segurança financeira por um tempo.

Contras: Tempo determinado, não tem alteração na carreira, salário só muda anualmente, certo preconceito dos efetivos para os trabalhadores temporários.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Descrição:O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE se constitui no principal provedor de dados e informações do País, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal. O IBGE é uma entidade da administração pública federal, vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que possui quatro diretorias e dois outros órgãos centrais. Suas principais funções são produção, análise e consolidação de informações estatísticas e geográficas, estruturação e implantação de um sistema de informações ambientais, documentação e disseminação de informações e coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais.