Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) logo

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Como é trabalhar na Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)?

é necessário mais valorização do trabalhador, mais concursos e melhorias

Agente de Pesquisa e Mapeamento

Prós: Equipes muito boas, ambiente acolhedor. O ritmo do trabalho é humano e possibilita a execução com qualidade. Resultado com alta relevância social.

Contras: Remuneração muito baixa para os temporários. Os agentes de pesquisa e mapeamento são temporários, através de seletivo público. O salário através dessa forma de contratação é muito baixo e sem direitos como fgts e seguro desemprego.

Recomendo para quem está fazendo faculdade

Lages, SC

Prós: Os benefícios são muito bons, vale transporte, diárias, ajuda de custo em treinamentos. Há possibilidade de fazer muitas viagens por várias cidades do estado.

Contras: O salário é baixo, não há capacitação nem mérito na administração, seu chefe é um golpe de sorte (eu tive um bom chefe) mas há muita agências que possuem verdadeiros pés de boi.

Boa remuneração, ambiente de trabalho estressante

Recenseador

Goiânia, GO

Prós: O compromisso do departamento governamental com funcionário/contratado é séria. Boa remuneração. Oportunidades de trabalhos temporários durante os censos.

Contras: Ambiente tenso e estressante. As cobranças por produtividade e qualidade do serviço são extremas. Pouca preocupação da administração com o contratado.

Muito prazer e satisfação contribuir com o levantamento de estatísticas.

Agente Censitário Municipal

Água Boa, MT

Prós: É um trabalho fantástico, enriquecedor. Posso trabalhar e ao mesmo tempo adquirindo novos conhecimentos e informações diariamente. Muito instigante e satisfatório.

Contras: As vezes deixa a desejar no planejamento de algumas pesquisas tais como o Censo Agropecuário. Mas tenho muito pouco a reclamar do trabalho no IBGE.

Conselhos para presidência: Melhoria no planejamento do próximo Censo Agropecuário daqui a dez anos.

boa

Agente de Pesquisa e MapeamentoEx-funcionário, saiu em 2018

São Caetano do Sul, SP

Prós: muitas folgas e emendas de feriado. Horário de trabalho flexivo

Contras: trabalho temporário .

Lugar ótimo, salário condizente.

Agente Censitário

São Luís, MA

Prós: Ótima empresa para trabalhar, tudo organizado, pagam certinho e bons profissionais fazem parte da equipe. A equipe como um todo são bem receptivos para com os novos contratados.

Contras: Ponto negativo é que o contrato é apenas de 7 meses e já está no final. Por ser uma instituição do governo é difícil falar de pontos negativos pois nem sei se existe.

Para trabalho temporário é bom. Efetivo é melhor.

Vitória, ES

Prós: Certa medida de liberdade de horário, salário relativamente bom em relação com a mesma posição no mercado privado, facilidade de negociar liberações, não cobra excessivamente dos funcionários, dá as condições mínimas de trabalho.

Contras: Espera uma produção com qualidade, mas nem sempre verifica se a localidade trabalhada te permite esse tipo de abordagem dentro do prazo esperado. Por exemplo, às vezes um setor é difícil de ser percorrido, então o funcionário acaba trabalhando menos horas por causa do cansaço ou das intempéries do tempo (muito sol ou chuva), e a empresa espera que ele produza a mesma quantidade, com qualidade elevada da mesma maneira que ele produziria em condições normais. Não fornece uniforme para algumas pesquisas, nem coletes, chapéus ou bonés.

Conselhos para presidência: Veja o lado do pesquisador na rua. Libere mais os recursos para esses trabalhadores (salário maior, transporte melhor, mais equipamentos como uniforme, boné) que eles ficarão mais satisfeitos e, sem dúvidas, a qualidade das pesquisas aumentarão.

otimo lugar

Agente de Pesquisa e MapeamentoEx-funcionário, saiu em 2017

Ivaiporã, PR

Prós: otimo lugar para trabalhar... nada a reclamar... funcionarios são valorizados, só deixam a desejar nas condiçoes de trabalho e na falta de alguns materiais.

Contras: o unico ponto negativo era q meu cargo era temporario, porem entrei ja ciente disso, mas recomendo, mesmo sendo temporário, são tres anos em um otimo lugar.

Ótimo trabalho

Aracaju, SE

Prós: Salario nunca atrasa. Respeito dos colegas. O clima no ibge é muito bom. Há hierarquia como em qualquer outra empresa, no entanto ela não é impositiva.

Contras: Depende da vontade dos moradores. Trabalho muito externo. Muitas vezes vc trabalha muito mais fora do que dentro da instituição, dependo da presença dos moradores sempre.

Conselhos para presidência: Que as relações sejam cada vez mais horizontais.

Recomendo para quem está no início da faculdade ou queira um tempo para estudar para concurso.

Cuiabá, MT

Prós: Flexibilidade de horários, tranquilidade para estudar para concurso, você praticamente faz o seu horário e segurança financeira por um tempo.

Contras: Tempo determinado, não tem alteração na carreira, salário só muda anualmente, certo preconceito dos efetivos para os trabalhadores temporários.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Descrição:O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE se constitui no principal provedor de dados e informações do País, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal. O IBGE é uma entidade da administração pública federal, vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que possui quatro diretorias e dois outros órgãos centrais. Suas principais funções são produção, análise e consolidação de informações estatísticas e geográficas, estruturação e implantação de um sistema de informações ambientais, documentação e disseminação de informações e coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais.