Como é trabalhar na Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)?

Estágio

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Bom para quem está começando (primeiro Estágio) e quer entender como uma empresa funciona, a organização ao todo. O local é bem estruturado e tranquilo dependendo do setor.

Contras: Infelizmente como é uma empresa pública a efetivação é só por por meio de concursos públicos . Durante o estágio pouco aprendi , maior parte do tempo ficava ocioso.

As pessoas podem valer a pena, mas o trabalho não.

Recife, PE

Prós: O salário é bom e trabalho flexível. O ambiente é legal também graças a quantidade de pessoas que vc encontra de diversos setores da entidade.

Contras: Os membros mais antigos da empresa são muito acomodados, gerando processos arcaicos e engessados. A progressão no emprego é um jogo de cartas marcadas.

Sinto muito orgulho de ser ibgeana

Técnico de Informações Geográficas

Joinville, SC

Prós: Salário maior que o mercado. Trabalho diferenciado. Não existe monotonia. Equipe muito boa. Operações censitárias dão muito orgulho de participar.

Contras: Carga horária poderia ser menor e flexível. Os funcionários temporários poderiam ter um contrato com tempo maior. Não é um órgão tão valorizado, pela grande serventia q traz para a população.

Um trabalho desgastante, mas recompensador

Agente de Pesquisas e MapeamentosEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Ambiente de trabalho de extrema camaradagem, prazos e metas com espelho na iniciativa privada, permitindo um grau de eficiência maior. Disponibilidade de material de qualidade para execução do serviço (computadores e aparelhos de coleta). Supervisão geral e de agência sempre aptos a ajudar. Contato com o dia a dia de várias pessoas, o que permite uma reflexão profunda sobre a desigualdade do Brasil. Um salário bom para a realidade brasileira, com extrema pontualidade (sempre caiu no primeiro dia útil).

Contras: Treinamentos eram uma perda de tempo para todas as partes, típico "para inglês ver", o que forçava a supervisão e os APMs a adivinhar como executar o serviço na hora. Pouco suporte jurídico, o que dificultava na coleta dos dados das pesquisas. Inexistência de horas extras em um trabalho onde 1-2 vezes por semana se trabalha 11, 12 horas.

Conselhos para presidência: Melhorar os treinamentos, capacitando os funcionários temporários, e trabalhar com Brasília para, de fato, a lei nº 5534 seja aplicada e as multas comecem a sair, facilitando o trabalho do pesquisador e melhorando a qualidade dos dados coletados.

Boa instituição para se trabalhar.

Agente de Pesquisa

Duque de Caxias, RJ

Prós: Trabalho Flexivel se trabalhado em pesquisas externas. Pesquisas internas não demandam muitos problemas tambem, mas tudo depende do chefe ou supervisor.

Contras: Em alguns momentos os APMs acumulam serviços que deveriam ser feitos por efetivos que ganham muito mais. De certa forma é visivel uma precarização do serviço publico.

Contente

Estatístico

Recife, PE

Prós: Eu acho top pq ser top é saber q o legal está além do que vê, e o tempo de trabalho lá é pouco me deixando com tempo livre para fazer o que quero.

Contras: A localização não é muito boa, tenho dificuldade para chegar ao trabalho no tempo desejado e isso me prejudica, gostaria de poder trabalhar em casa.

Grande e idonea instituição.

Coordenador

Rio do Sul, SC

Prós: Realiza um trabalho de grande relevancia social e dispõe de um banco de informações estatitiscas muito amplo com isto sempre agrega conhcimento.

Contras: Acredito que por ser público, muitas vezes não há pessoal comprometido e muitas vezes são impostos muitos obstaculos pelos informantes das pesquisas.

Boa empresa, porém deixa a desejar para os cargos temporários.

Analista Censitário (Temporário)

Prós: Flexibilidade de horário, pagamento em dia, horas bônus para resolver pendências pessoais em horários comerciais, pressão de trabalho bem distribuída entre os funcionários de modo que não há saturação, bom ambiente de trabalho e pessoas fáceis de se relacionar.

Contras: O principal, no caso dos analistas censitários temporários, é o salário e benefícios. Os analistas censitários que entraram em 2017 receberam bem menos do que os que entraram anos atrás. Os benefícios também não são muito bons, podendo contar apenas com auxilio refeição dado que até a passagem é descontada.

Conselhos para presidência: Haver uma reavaliação do salário, e principalmente dos benefícios atribuídos aos servidores temporários.

Excelente

Agente Censitário Regional

Jaguaquara, BA

Prós: Flexibilidade e dinamismo é um dos pontos que mais se descatou para mim. Realizar uma pesquisa que pode impactar diretamente em alguma decisão, torna o trabalho mais valorizado.

Contras: Pelo quantitativo de trabalhos que o órgão realiza, seria interssante contratar mais servidores de caráter permanente para que assim pesquisas sejam mais atualizadas.

Conselhos para presidência: Dedicar-se e sempre buscar otimização dos trabalhos realizados.

Consciente e racional

Prós: Localização em um bairro tranquilo, plano de carreiras com progressões, possibilidade de se ausentar do trabalho para estudos relacionados às pesquisas

Contras: Em um contrato com diversas promessas entre quem comercializa algo e alguém que adquire um bem ou serviço existirá a chamada obrigação de desempenho (OD).

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Descrição:O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE se constitui no principal provedor de dados e informações do País, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal. O IBGE é uma entidade da administração pública federal, vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que possui quatro diretorias e dois outros órgãos centrais. Suas principais funções são produção, análise e consolidação de informações estatísticas e geográficas, estruturação e implantação de um sistema de informações ambientais, documentação e disseminação de informações e coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais.