Como é trabalhar na Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)?

Melhor repartição pública para se trabalhar.

Supervisor CensitárioEx-funcionário, saiu em 2018

Parnamirim, RN

Prós: Ambiente de trabalho, serviços e obrigações sem pressão, liberdade para propostas, ótimo salário e benefícios, facilidade de contato com empresa.

Contras: No geral não há pontos negativos, é uma das melhores instituições públicas para se trabalhar. Talvez um pouco mais de rigidez quanto a cobrança ao pessoal.

Precisa valorizar bastante o chão da fábrica.

Agente de Pesquisas e Mapeamentos

Rio Branco, AC

Prós: Ambiente de trabalho com boa flexibilidade de horário, ótimo para quem deseja estudar e trabalhar ao mesmo tempo (dependendo da pesquisa em que o agente é locado); Trabalho ideal para conhecer diversas realidades e entender a desigualdade social presente no espaço urbano e zona rural;

Contras: Trabalho temporário (apenas 3 anos); Há total insegurança por parte dos colegas de trabalho, todos tem receio de o contrato ser desligado a qualquer momento; Tem que cumprir metas em campo, para isso é necessário trabalhar à noite, sábados, domingos e feriados frequentemente; Não há segurança nenhuma em fazer pesquisas nas ruas (torça para não ser assaltado); Trabalho de APM's é bem desvalorizado perante o trabalho dos efetivos.

Recomendaria a outras pessoas

RecepcionistaEx-funcionário, saiu em 2018

Santa Luzia, MG

Prós: O reconhecimento profissional o pagamento não atrasava, tínhamos vale refeição e também pelas amizades que conquistamos no local sempre e bom

Contras: Nenhum ponto negativo lá podíamos ser quem realmente somos sem discórdia todos trabalhavam contentes que pena que o contrato da empresa acabou

Conselhos para presidência: O diálogo e essencial para que possamos fazer uma boa impressão e avaliação dos trabalhadores

é da hora!

Recenseador Agropecuário

Candói, PR

Prós: excelente treinamento, pagam certinho, você faz seu próprio horário, auxilio dos supervisores nas atividades, tem equipamentos modernos e de alta qualidade, pagam ajuda de custo por setor

Contras: o ruim é que você recebe por setor, quando termina seu setor eles demoram alguns dias para pagar, mas pagam tudo que devem; para o cargo o recenseador tem que ter veiculo próprio, mas isso vez especificado em edital

Ambiente saudável mas sem oportunidade de crescimento

Analista de Planejamento e Gestão

Prós: Lugar agradável; bons equipamentos de trabalho (recente renovação do parque tecnológico); projetos interessantes (Censo Demográfico); todos os benefícios de servidor público federal: estabilidade, flexibilidade de horário; excelentes benefícios de licença (paternidade, doença...)

Contras: Pouco investimento profissional; Pouca oportunidade de crescimento; Cultura da empresa não estimula o crescimento profissional; Ambientes corporativos muito rígidos (acesso a internet controlado e muito restrito); Ineficiência e excesso de burocracia.

Conselhos para presidência: Não ficar acomodado, buscar ser pro-ativo... Buscar cursos e eventos por conta própria para acompanhar as tendências de mercado.

Uma ótima oportunidade para aprender

Estagiário MédioEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Apesar de exercer a função de estagiário, tem a oportubidade de aprender e participar ativamente das funções dentro da enpresa atravez de engenheiros/supervisores

Contras: Apesar de ser uma ótima empresa, erra no tocante à remuneração. Que não há nenhum outro auxílio para alimentação ou uso de transporte público, fazendo com que o estagiário se prejudique financeiramente.

Boa oportunidade para quem não tem um trabalho fixo

Supervisor CensitárioEx-funcionário, saiu em 2018

Inhambupe, BA

Prós: Trabalhar no IBGE contribuiu muito para o meu crescimento profissional e pessoal. O ambiente era saudável, equilibrado. Liberdade de trabalho e horarios flexiveis

Contras: Apesar do salário e dos beneficios serem considerados bons para o cargo, o valor nao condizia muito com as atividades desenvolvidas. Um pouco desorganizado e sem possibilidade de crescimento

Bom para desenvolver habilidades sociais

Agente de Pesquisas e Mapeamentos

Prós: Você sempre está entrando em contato com pessoas novas e conhecendo melhor a área de jurisdição da agência ao realizar a coleta de dados e realizar cobranças.

Contras: O salário não é grande coisa e você faz praticamente tudo o que um técnico faz só que por bem menos. O emprego é temporário ( limite máximo de permanência é de 3 anos ).

Conselhos para presidência: Evitar que os APMs trabalhem o mesmo que ou mais que os efetivos uma vez que ganham muito menos que os mesmos.

Excelente aprendizado.

RecenseadorEx-funcionário, saiu em 2018

Palmeira das Missões, RS

Prós: Empresa presta um treinamento fundamental, detalhado. Dispõem de uma boa remuneração, inclusive para os cargos temporários. Vale a pena nos censos

Contras: Deveriam nos censos contratar mais agentes administrativos, pois os mesmos acabam ficando sobre carregados, não conseguindo administrar todas as informações que chegam

Legal

Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas

Aquidauana, MS

Prós: Você não tem hora para entrar ou sair desde que cumpra as oito horas diárias, o trabalho não é sempre a mesma coisa.

Contras: Poucos funcionários efetivos, o que faz com que em alguns setores o trabalho fique acumulado em poucas pessoas.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Descrição:O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE se constitui no principal provedor de dados e informações do País, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal. O IBGE é uma entidade da administração pública federal, vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que possui quatro diretorias e dois outros órgãos centrais. Suas principais funções são produção, análise e consolidação de informações estatísticas e geográficas, estruturação e implantação de um sistema de informações ambientais, documentação e disseminação de informações e coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais.