Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) logo

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Como é trabalhar na Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)?

Não quero trabalhar nunca mais nessa empresa

Supervisor CensitárioEx-funcionário, saiu em 2017

São Gonçalo, RJ

Prós: Estabilidade é um ótimo ponto quando se pensa em cargo público. Mas isso não é tudo. O ambiente de trabalho é fundamental para que o funcionário se sinta bem e consiga desenvolver seu trabalho e suas habilidades.

Contras: Ambiente de trabalho ruim, há muitas pessoas que estão lá que entraram na época que não precisava fazer concurso público. Por essa razão há muitas pessoas que não sabem como conversar com os colegas de trabalho e por isso acabam causando muitas confusões.

Ótimo lugar para se trabalhar no serviço público

Prós: A oportunidade de trabalhar com informações de pesquisa, retratando o mais próximo possível a realidade do país, em diferentes aspectos, buscando atender as necessidades da sociedade em âmbito geral. Um ótimo lugar para se trabalhar, sem dúvidas!

Contras: Como toda empresa (Fundação) pública, deixa a desejar em vários aspectos, principalmente no que diz respeito a gestão, organização e logística. A renovação do quadro de pessoal seria bem vinda!

Conselhos para presidência: Contratação ou nomeação de gestores mais novos e qualificados - do quadro atual, muitos já tem tempo para se aposentar, porém não o fazem com receio de perder benefícios.

É uma instituição boa de se trabalhar, principalmente para quem está iniciando a carreira.

Agente Censitário

Prós: Os funcionários antigos são muito solícitos em transferir seus conhecimentos para os novatos e todos são muito simpáticos e cordiais. O salário é bom e o trabalho é bastante interessante. Além disso o funcionário pode utilizar um banco de horas, sendo possível acumular créditos de horas e utilizá-los para sair mais cedo ou chegar mais tarde em alguns dias.

Contras: Em alguns pontos a organização pode melhorar. Em determinadas épocas do ano o trabalho fica bastante ocioso, em contapartida em outros momentos a demanda de trabalho é bastante intensa. É preciso organizar melhor a distribuição e delegação de tarefas.

Um bom emprego temporário

Fortaleza, CE

Prós: Flexibilidade de horários de trabalho, remuneração adequada para o serviço, equipe de trabalho agradável, dinamismo, conhecer novos lugares da sua cidade.

Contras: Ter de acessar áreas não seguras da sua cidade, lidar com público, que as vezes pode haver grosserias, falta de comprometimento nas informações.

Amo o ibge

Joinville, SC

Prós: Os pontos positivos que vejo no IBGE atualmente são, posso dizer, flexibilidade de horário, pessoas e principalmente o ambiente de trabalho.

Contras: O que eu não gosto muito do IBGE é que o contrato temporário de 3 anos poderia ser prolongado por pelo menos mais três anos, totalizando seis anos.

Desafio de retratar o Brasil

Agente de Pesquisa e Mapeamento

Prós: Oportunidade de conhecer outras realidades do nosso país, a geografia da região, e outras cidades, tanto as áreas urbanas como as comunidades da área rural.

Contras: Desafio de acesso aos lugares longínquos para conseguir contato com domicílios a serem pesquisados. Além disso, um certo grau de recusa por parte dos moradores em fornecer as informações necessárias para a pesquisa.

Grato pela experiência rica mas não voltaria a trabalhar neste órgão.

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Conhecer a realidade do país, diversas pessoas e situações de vida e pelo aprendizado com as pesquisas econômicas, no qual se tem contato com diversos profissionais.

Contras: Trabalho repetitivo, sem chance de ascensão por ser um contrato temporário, baixo salário e problemas graves na administração. Existe uma divisão clara entre os temporários e efetivos em algumas agências.

ambiente de trabalho bom! Salarios defazados, devido a responsabilidade da função

Agente Censitário Municipal

Engenheiro Beltrão, PR

Prós: Ambiente saudável e equilibrado, com baixa pressão e grande liberdade para desenvolver seu trabalho. Oportunidade de se trabalhar com novas tecnologias e soluções de grande escala, sendo permitido que sejam propostas soluções inovadoras. O escritório é bem localizado

Contras: atrasos na entrega dos materiais para o trabalho, falta de organização para o trabalho, dentro do prazo estabelecido para a coleta. Burocracia desnecessária e massante, controle ainda feito em papel, o que as vezes perde em rendimento do trabalho no dia a dia. A estruturação de recursos humanos (renovação de contratos, avaliação de desempenho deveria ser feita em por meio eletrônico, agilizando os processos.

Conselhos para presidência: implantar sistema de renovação de contratos e avaliação de desempenho

O que esperar da Fundação IBGE

Agente Censitário Municipal

Socorro, SP

Prós: Adquirir conhecimento a respeito de aspectos geográficos e econômicos de diferentes povos do Brasil; satisfação poder ajudar a buscar dados de relevante valor à Administração pública, oportunidade em conhecer outros lugares

Contras: Pressão com respeito a qualidade da pesquisa, cumprimento de prazos e metas, monotonia de algumasaber tarefas, ignorância de algumas pessoas a relevância do seu trabalho estatístico

Conselhos para presidência: Maior controle para que todos trabalhem na mesma proporção E meios tecnologicos mais precisos e menos suscetíveis a problemas

Um bom lugar para trabalhar

Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas

Brasília, DF

Prós: Estar alinhado à missão do IBGE e trabalhar para que ela se concretize é muito gratificante. O trabalho de retratar o Brasil nos aproxima da realidade do nosso país, é um grande aprendizado, uma lição de realidade.

Contras: Impossibilidade de ascensão na carreira, estrutura física muito ruim. Em geral o serviço público na esfera federal enfrenta os dois problemas. Em relação à carreira é um ponto fraco de todo o serviço público, em geral não há carreira.

Conselhos para presidência: Procurem melhorar as condições físicas das instalações

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Descrição:O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE se constitui no principal provedor de dados e informações do País, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal. O IBGE é uma entidade da administração pública federal, vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que possui quatro diretorias e dois outros órgãos centrais. Suas principais funções são produção, análise e consolidação de informações estatísticas e geográficas, estruturação e implantação de um sistema de informações ambientais, documentação e disseminação de informações e coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais.