Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) logo

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Como é trabalhar na Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)?

Instituição Boa de trabalhar

Fortaleza, CE

Prós: O trabalho não é tão puxado e os horários são flexíveis. Muitas vezes não precisa trabalhar o dia todo em todos os dias da semana. Algumas semanas tem pouco trabalho a fazer

Contras: Às vezes tem que entrar em favelas e lugares perigosos. Mas quando os lugares são perigosos existe a opção de ir com um parceiro de trabalho.

Excelente

Técnico

Cametá, PA

Prós: O trabalho realizado é bastante gratidicante pois nos permite conhecer a realidade brasileira a partir das pesquisas realizadas em vários segmentos sociais

Contras: A empresa ainda precisa ser melhor valorizada pelo governo com mais destaque para os planos de carreira e aumento na quantidade de servidores oque tem sobrecarregado os da ativa

Trabalho externo com pesquisa. Flexível.

Salvador, BA

Prós: Ambiente de trabalho agradável. Reconhecimento. Possibilidade de mobilidade entre setores. Horários flexíveis. Remuneração boa para o nível de escolaridade exigido.

Contras: O fato do contrato ser temporário, e não abranger todos benefícios trabalhistas. A pouca participação dos funcionários da base na tomada de decisões.

Bom, mas pode melhorar.

Palhoça, SC

Prós: Ambiente de trabalho agradável, bom salário. É um bom local para se trabalhar neste sentido, os benefícios eu também considero serem bons. Ganhava um vale alimentação bem gordo.

Contras: Apesar de ótimo ambiente de trabalho, há falhas no sistema de treinamento de novos funcionários. Fui jogado com uma pilha de livros sem qualquer explicação.

Boa Avaliação para emprego razoável

RecenseadorEx-funcionário, saiu em 2010

Floriano, PI

Prós: Companheirismo, e qualidade do currículo por trabalhar em um órgão do governo e bem reconhecido, ambiente de trabalho tranquilo e bom para trabalhar.

Contras: Salário não muito bom, poucos benefícios em relação aos outros cargos, pois o recenseador por mais que tenha menos tempo de contrato, deveria ter os direitos iguais aos dos outros cargos.

Bom lugar para começar sua carreira.

Santo André, SP

Prós: Flexibilidade de horários, bons prazos para entregas de pesquisas, autonomia a nível de agência, bons benefícios adicionais (tudo depositado em dinheiro ou seja, não existe cartão para gasto de alguma atividade específica o que Melhora nossos rendimentos)

Contras: Baixa remuneração, incapacidade de ascensão ( contrato temporário - 3 Anos), inexistência de convênio médico, odontológico ou incentivo à previdência privada.

Conselhos para presidência: Melhor remuneração para os agentes de pesquisa e mapeamento.

Precisa melhor.

Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas

Prós: Possui pouca influência política, existe agências em todo Brasil. É um bom lugar pra quem deseja iniciar no serviço público, pois tem uma boa remuneração inicial. Porém enfrente muita dificuldade financeira e de renovação.

Contras: Falta modernização, os mais antigos tem dificuldade para se adaptar e aceitar as mudanças. Empresa está muito defasada na sua estrutura e existe muito interesses internos que atrapalham o bom andamento do trabalho.

Conselhos para presidência: Foque nas agências que são quem coletam a maioria dos dados.

Bom trabalho, mas com várias falhas.

Boa Vista, RR

Prós: A empresa te dá liberdade para a execução de seu trabalho, e fornece algumas ferramentas preciosas para isso. Além disso, conta com um sistema de crédito de horas que possibilita a flexibilização do horário de trabalho.

Contras: Por ser uma fundação pública, o IBGE conta com muita burocracia que por vezes emperram o andamento dos trabalhos, além de que atrasam muito no pagamenro de diárias.

Satisfeito

Prós: Oportunidade de aprendizagem, contato com dados reais e pesquisas de grande importância nacional, possibilidade de trabalhar em diversas áreas diferentes.

Contras: A remuneração é péssima, o auxílio transporte não é suficiente para passagem diária e a possibilidade de horas extras são muito limitadas, somente uma hora diária.

Bom

Agente de Pesquisa e MapeamentoEx-funcionário, saiu em 2016

Aracaju, SE

Prós: Ótimo ambiente de trabalho Boas estruturas , plano de carreira muito bem regulamentado por parte do plano de carreira e pode estudar durante o emprego

Contras: Autoritarismo por parte dos efetivos , desvio de funcao constante , seguindo ordens dos efetivos muitos abusos , devido ao achismo de superioridade

Conselhos para presidência: Meritocracia

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Descrição:O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE se constitui no principal provedor de dados e informações do País, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal. O IBGE é uma entidade da administração pública federal, vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que possui quatro diretorias e dois outros órgãos centrais. Suas principais funções são produção, análise e consolidação de informações estatísticas e geográficas, estruturação e implantação de um sistema de informações ambientais, documentação e disseminação de informações e coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais.