Como é trabalhar na Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)?

Um dos melhores cargos públicos do executivo.

Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas

Natal, RN

Prós: Bom salário, ambiente agradável, liberdade de horários, oportunidade de participar de treinamentos em diversos locais do Brasil, direito a ponto facultativo e faltas abonadas em caso de doença do trabalhador ou de pessoa de sua família.

Contras: Convívio com pessoas que não têm interesse em trabalhar, ausência de um plano de carreira, existência de uma cultura de favores e de apropriação dos bens do trabalho como pessoais (embora isso esteja desaparecendo à medida que os servidores antigos são substituídos por pessoas concursadas e mais interessadas no trabalho)

Conselhos para presidência: Implementação de formas de controle do pessoal que não quer trabalhar.

Foi uma boa avaliação

Coari, AM

Prós: O compromisso para o bem estar dos funcionários, a boa estrutura que a empresa oferece pra um bom funcionamento e um bom rendimento nos atividades exercidas por parte dos funcionários da instituição

Contras: Falta um pouco mais de capacitação pessoal na área de relações profissionais de coordenadores para um melhor desempenho na hora de passar o conhecimento a àqueles que esperam para desempenhar um trabalho em campo com excelência

Pouca oportunidade para crescimento profissional

Irati, PR

Prós: Baixa pressão e bastante liberdade para exercer as tarefas do trabalho e do dia a dia, horários flexíveis, autonomia, bom salário e conta além disso com vale alimentação.

Contras: Estrutura física e organização precárias, ambiente mal organizado, falta de atitude e liderança de chefes, falta de espírito de equipe por parte dos colegas que trabalham juntos, não há muitas oportunidades para crescimento profissional.

Resumo do IBGE em Brasilia

Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas

Taguatinga, DF

Prós: Trabalho Tranquilo, sem muito stress. Há ponto eletrônico, porém temos 8 horas mensais para utilizar em atrasos ou, caso nao nos atrasemos, podemos usar até para um dia de folga.

Contras: Trabalho maçante, pouco reconhecido. Chefes, muitas vezes, não capacitados. Os concursados mais antigos são intocáveis e não aceitam muito novas ideias dos novos concursados.

Gostei de trabalhar

Supervisor CensitárioEx-funcionário, saiu em 2018

Barra do Piraí, RJ

Prós: Flexibilidade de horários de almoço, chegada e saída Salário justo Bonificações Bom ambiente de trabalho e demais facilitações para exercer a função corretamente

Contras: Dificuldade de comunicação pode ser um dos problemas do IBGE, pois trabalha com inúmeras pesquisas e um grande quadro de pessoal. Também há um pouco de desorganização no que diz respeito a area de informatica.

Aconselho

Agente de Pesquisa e Mapeamento

Itumbiara, GO

Prós: Ambiente agradável , tempo disponível para estudar , ganho de diárias quando em viagens mais longas , possibilidade de conhecer muitas pessoas e fazer contatos visto que o trabalho é quase todo externo.

Contras: Serviço temporário , administração não trata o agente como servidor , negando alguns benefícios como a indenização de campo onde o efetivo ganha e o temporário não.

Perrengues

Recenseador AgropecuárioEx-funcionário, saiu em 2018

Cambuci, RJ

Prós: Salario por questionários era bom. ajuda de custo ajudava demais, mas poderia ter sido melhor. Orientador ajudando. Povo da roça bem atencioso em sua maioria.

Contras: Estrada em péssimas condições, o "alto escalão " nem ai para quem estava fazendo o questionário. Só queria saber de quantidade feitas e não na qualidade.

Conselhos para presidência: Olhe mais para a qualidade das pesquisas e não em quantidade

SupervisorEx-funcionário, saiu em 2009

Limeira, SP

Prós: o orgão da completa automonia para realização das atividade , onde vc trabalha no horário de sua preferencia, desde que entregue as pesquisas realizadas no tempo hábil e dentro da metas estipula.

Contras: mesmo sendo concursado, a duração do contrato so tem validade no periodo da realização do Censo. depois desse período os recenseadores e supervisores são demitidos .

positiva

PesquisadorEx-funcionário, saiu em 2013

São Vicente, SP

Prós: Tecnologia de ponta, funcionários qualificados, bons funcionários que procuram te motivar a trabalhar e desempenhar uma boa funcão, aprendi muito.

Contras: O salário ainda não é condizente com o que é exigido, porém é digno e se a pessoa ser organizar consegue viver adequadamente, os prazos são muitos apertados e há poucas vagas.

Ótimo lugar para trabalhar.

Ex-funcionário, saiu em 2018

Prós: Compromisso com resultados, trabalho em equipe e integração entre os diversos níveis organizacionais. Na minha experiência, encontrei pessoas dispostas a ajudar e ensinar, mas sempre cobrando muito, o que é bom, pois ajuda você a crescer.

Contras: Por ser um órgão público, á muita burocracia. Muita. E não falo nos quesitos legais, que é o correto a se fazer por se tratar de governo. Algumas situações poderiam ser melhor resolvidas de um jeito mais simples, funcional e prático, mas a burocracia atrapalha o processo.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Descrição:O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE se constitui no principal provedor de dados e informações do País, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal. O IBGE é uma entidade da administração pública federal, vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que possui quatro diretorias e dois outros órgãos centrais. Suas principais funções são produção, análise e consolidação de informações estatísticas e geográficas, estruturação e implantação de um sistema de informações ambientais, documentação e disseminação de informações e coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais.