Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) logo

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Como é trabalhar na Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)?

Ótimo lugar

Agente Censitário

Monte Carmelo, MG

Prós: Instituição Federal, com vários benefícios, proporciona qualidade de vida. Colegas de trabalho são pessoas ótimas e muito competentes. Cultura organizacional excelente.

Contras: Trabalho temporário .

Muito boa

Agente Censitário

Santos, SP

Prós: Por ser um órgão do governo, não trabalhar finais de semana e nem feriados é um ótimo ponto positivo além de toda infraestrutura fornecida muito bom trabalhar aqui

Contras: Muitos encarregados, pois as ordena vem de cima e até chegar no pessoal de baixo, pode demorar e chegar destorcida, ou até mesmo nem chegar

Excelente

Agente Administrativo

Campo Grande, AL

Prós: Bom ambiente de trabalho Pessoas motivadas Organização Benefícios Auxílio Creche Férias Ar condicionado Bem localizado Chefes atenciosos e compreensivos

Contras: não há plano de carreira a mão de obra é quase toda temporária muito dependente de recursos externos forte contigenciamento de recursos nos últimos anos

Agente CensitárioEx-funcionário, saiu em 2017

Toledo, PR

Prós: O legal é que é muito legal porque tipo, é legal, você ganha dinheiro pra ver os outros trabalhando, fica no escritório, supervisiona de vez em quando e analisa as informações recebidas.

Contras: Unico ponto negativo são os rescenceadores chatos e o treinamento que é obrigatório passar pra eles, tem a burocracia mas isso a gente releva né.

Bom trabalho

Tecnologista

Prós: Ambiente de trabalho excelente; flexibilidade de horário; localizaçao boa (perto de metro, restaurantes, bancos); órgão respeitado e reconhecido pela sociedade.

Contras: Muitos colegas estão se aposentando e há pouca chance de reposiçao no curto prazo, acarretando saturaçao de trabalho para os colegas remanescentes.

Aracaju, SE

Prós: Ambiente positivo, preparação dos novos funcionárias feita com antecedência de forma a integrar todos ao ambiente de trabalho. Contatos valiosos.

Contras: O período de vigência do concurso é demasiado curto, no prazo de 13 meses o contrato expira. Foi ofertada apenas 1 vaga para cada cidade/capital brasileira.

Um trabalho excelente que dura pouco tempo.

Agente de Pesquisa e Mapeamento

Itabira, MG

Prós: Trabalhando no IBGE se aprende várias coisas, desde a forma de abordar um informante até trabalhos administrativos. A principal área desenvolvida é a comunicação oral, aonde se perde a timidez e se torna uma pessoa extremamente desenvolta.

Contras: O trabalho é temporário com duração de 3 anos, o que inviabiliza ter uma estabilidade. O contratado não possui direito a seguro desemprego e nem a fundo de garantia.

Bom aprendizado

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Desenvolve o estudante na prática das teorias estudadas em sala de aula. Local bem estruturado, fornece insumos aos funcionários, bons profissionais etc.

Contras: Remuneração abaixo da média para o estágio, médio e superior, não há benefícios, auxílio transporte e bolsa sem reajuste desde o ano 2008. Precisa complementar o auxílio transporte para conseguir utilizar o transporte público, devido o valor ser muito baixo. Nenhum programa para desenvolvimento do estagiário.

Conselhos para presidência: Reconhecer o esforço dos bons estagiários, buscando o desenvolvimento dos mesmos.

Um bom lugar para trabalhar temporariamente.

Agente de Pesquisa e Mapeamento

Prós: A missão e o objetivo do IBGE são muito importantes e sinto que meu trabalho serve para algo além de gerar lucro para um empresário como acontece nas empresas privadas.

Contras: Os sistemas de informática são muito ruins e pouco práticos dificultam no cotidiano a realização das atividades pois é comum ficar fora do ar ou travando.

Um bom cargo, mas é temporário.

Agente Censitário Municipal

Conceição do Coité, BA

Prós: Boa oportunidade para quem está desempregado e precisa de estabilidade por algum tempo. Todos os procedimentos e atividades a serem realizados são bem claros, pois nos oferecem manuais que explicam tudo que precisa ser realizado durante o período de trabalho.

Contras: Não há possibilidade de crescimento profissional, uma vez que o cargo é temporário. Mas isso é algo explícito no edital. Para quem não se incomoda de ter trabalho apenas por um curto período é uma ótima oportunidade.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Descrição:O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE se constitui no principal provedor de dados e informações do País, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal. O IBGE é uma entidade da administração pública federal, vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que possui quatro diretorias e dois outros órgãos centrais. Suas principais funções são produção, análise e consolidação de informações estatísticas e geográficas, estruturação e implantação de um sistema de informações ambientais, documentação e disseminação de informações e coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais.