Como é trabalhar na Huawei Brazil?

Muito boa experiência

Prós: Penso que o Ambiente de trabalho praticado pelos companheiros, é muito bom. Na empresa o funcionário está sempre em contato com tecnologia de ponta, a empresa é uma das poucas que ainda segue crescendo apesar de ser a mais jovem de todos os grande vendors no mercado. Atualmente mantém as vendas e investimentos em alta no Brasil. Eu diria que é uma boa empresa!

Contras: A empresa não é organizada. As informações e os objetivos da empresa não são claros para os funcionários. Os Brasileiros trabalham em companhia dos chineses, o que não é um problema poara mim, e o chineses trabalham durante o dia e fraquentemente estão em reuniões a meia noite para alinhar com o pessoal da China a estratégia da empresa. A política da empresa é de não haverem treinamentos formais, porém existem múltiplos curso online.

Grande Aventura

Ex-funcionário, saiu em 2014

Sorocaba, SP

Prós: Plano de Saúde.
    Ticket .
    Contrata sem experiência.

Contras: Existe uma discrepância muito grande de cargo e salário. Pessoas com o mesmo cargo e salários diferentes, não valorizam quem é graduado. Se você entra em determinada função permanecerá para sempre e com o mesmo salário, não tem plano de carreira. Falta mão de obra, muita pressão, mal conseguia respirar. Empresa é muito desorganizada. Não pensam no bem estar do funcionário e sim em trabalhar, trabalhar e trabalhar. Em algumas áreas tem funcionários sobrando e em outras faltam funcionários. Tem funcionário graduado com auxiliar e sem graduação como analista.
    O PLR é outro problema, eles pagam o quanto querem não existe uma politica definida, ninguém sabe explicar ao certo o que acontece.
    O Sindicato não age como deveria, parece defender a empresa.

Conselhos para presidência: Reavalie todas as áreas da empresa.
    Se atente a desorganização.
    Valorize aqueles que estudam.
    Crie plano de carreira.
    Altere as funções na carteira de trabalho.
    Aumente o salário dos funcionários.
    Rever a politica do PLR.

Boa para quem já é de gerente para cima e busca estabilidade e está contando os anos para se aposentar

Analista Administrativo de Contratos

Prós: Horário de trabalho flexível e bons benefícios

Contras: Plano de carreira horrível!
    Política de retenção de funcionários horrível!
    Política motivacional horrível!
    Condições de trabalho bem regulares.

Analista AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2012

Prós: Os benefícios oferecidos são ótimos, a oportunidade de aprender e adquirir novos conhecimentos é muito grande, possui parcerias com faculdades e outras instituições que culminam por motivar a qualificação profissional. O método de avaliação individual e de equipe é muito bem elaborado.

Contras: Diferentes tratamentos a funcionários, os beneficios oferecidos são diferenciados de acordo com cargo exercido e salário, o método de avaliação não é praticado, as oportunidades de crescimento e melhorias de salários são nulas, e as pressões exercidas sob o funcionário são enormes. O nepotismo praticado prejudica o rendimento de funcionários que não possuem vínculos com a gerência.

Conselhos para presidência: Praticar o método de avaliação conforme elaborado, pois assim todos os funcionários teriam oportunidades concretas de crescimento e melhoria de salário, a empresa precisa praticar mais a retenção de talentos ao invés de considerar o funcionário como somente uma peça da engrenagem que pode ser facilmente substituída, por outro que muitas vezes ganha mais e não possui o mesmo rendimento.

Um experiência nova e desafiadora dentro de um cultura oriental

Gerente de Projetos (GP)

Prós: Flexibilidade e autonomia em cargos gerenciais, oportunidade de apender a trabalhar em uma outro cultura empresarial. Oportunidade de conhecer como são os processo de toda a empresa e desenvolver a comunicação em inglês que é utilizado diariamente.
    São distribuídos pequenos prêmios em dinheiro durante o ano

Contras: Processos fracos, falhos ou simplesmente inexistentes. Mudança constante no nível gerencial e estrutura organizacional duplicada, com dois gestores ocupando a mesma posição. Processo para tomada de decisões é muito lento e burocrático.
    Processo de promoção e reconhecimento não é claro.
    Regras para distribuição de prêmios não é clara.
    Alta rotatividade de funcionários.
    Salários são muito discrepantes dentro da mesma função.

Conselhos para presidência: Definir melhor as regras das premiações.
    Definir um plano de carreira.
    Valorizar mais os talentos locais e pensar em um plano de retenção de funcionários.

Desafio de trabalhar na Huawei

Gerente de Contas Sênior

Prós: Time de pessoas colaborativas e amigáveis. Grande pressão no dia a dia por resultados, mas reconhecimento e recompensas proporcionais (punições também).

Contras: Oportunidades de crescimento limitadas. Melhores oportunidades apenas para os chineses. Mesmo de outras nacionalidades e que falem chinês tem as oportunidades limitadas.

Conselhos para presidência: Promover job rotation com outros países.

GerenteEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Pontualidade no pagamento do salario , pacote de benefícios atrativo,participação nos lucros da empresa conforme a sua avaliação anual , consistente banco de dados disponível para o auto aprimoramento , possibilidade de expansão do network profissional e se você tem a vontade de superar seus desafios mais rigorosos é uma excelente oportunidade ,pois depois desta experiencia de pelo menos ( 01 ano ) você com certeza estará pronto para quaisquer desafios profissionais.

Contras: A cultura da Huawei é militar ou seja , você deve está pronto a todo o momento para guerra ou quaisquer desafios , mesmo que não existam processos ou orientação para isto.
    O auto-aprimoramento e o work hard( trabalho duro) são as palavras mais enfatizadas pelo staff chines , contudo raros são os que dominam os processo ou sabem dar coach aos recentemente admitidos. A maior parte de staff é brasileiro ,mas todas a posições de decisão são dos chineses , mesmo Diretores. A redução de custo e o overload de trabalho para maximizar o recurso brasileiro levam a Huawei a um alto turn-over,pois poucos suportam o excesso de trabalho. Por fim não existe plano de carreira e negocie muito bem o seu salário ao entrar , pois o aumento de salario é muito dificil , apenas ocorrem os dissidios

Conselhos para presidência: A Huawei Brasil deve se adequar a cultura do Brasileira , possuir gestores que realmente se preocupem com seu coordenados gerindo aspectos positivos/negativos dando feedback em tempo hábil aos mesmo , substituindo o clima de medo pelo da satisfação e qualidade de trabalho , o que com certeza reduzirá o turn over e os custos adicionais excessivos em recontratação , capacitar da matriz para atual não apenas no pagamento,ticket refeição e ponto eletrônico ,mas implantar politicas de qualidade de vida e psicologia empresarial dentro do ambiente do escritórios da Huawei do Brasil.

Burocracia em empresa privada.

Gerente de Projetos (GP)

Prós: - Pagamento em dia
    - Funcionários Brasileiros qualificados

Contras: - Falta de procedimentos e metodologia em projetos e processos
    - Falta de continuidade de processos
    - Má gestão de RH
    - Alta rotatividade de funcionários
    - Alta burocracia.

Conselhos para presidência: - Melhorar os procedimentos
    - Valorizar os funcionários

ha empresa ja foi excelente, se nao se organizarem a tendencia em 2 anos ,quebrar

Prós: Considerando a administracao e pessima , a Empresa em si e uma otima opcao

Contras: Devido a ma administracao estou insatisfeito, cumpro com minhas tarefas por ser etica profissional, mas ,sem estimulo.

Conselhos para presidência: A,brir mais a atencao ao depto administrativo, este e minha sugestao

A realidade de uma empresa chinesa

Gerente de Projetos (GP) SêniorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Aprender a trabalhar sobre pressão; Empresa Jovem alta capacidade de rápida adaptação as mudanças; salário e Benefícios compatíveis com o mercado; Comunicação acessível com os superiores; Empresa boa para início de carreira;

Contras: Política de avaliação de desempenho confusa e sem critério; Baixa autonomia do GP nas decisões do dia a dia do projeto; Gerente regional desempenha papel de Gerente de Implantação ao invés de GP de Projeto; Não há maturidade em gestão de projetos, embora há práticas de gestão baseado em PMBOK; Baixa qualidade de seu fornecedores de serviço impactando na qualidade da entrega do projetos; Gestores utilizam a maior parte de seu tempo com atividades internas que não estão focadas no cliente; PMO não suporta de forma adequada os projetos e seu papel está fundamentado somente em cobranças e não há ações para correção de desvio em projetos e suporte ao GP; Não há plano de carreira definido e suportado de forma adequada pelo superior direto; Seu reconhecimento está baseado em quantidades de horas trabalhas dia ao invés de eficiência e capacitação profissional; Empresa com muitos KPis internos isso traz um certo individualismo departamental; Ambiente estressante e não há incentivo para a qualidade de vida de seus funcionários;

Conselhos para presidência: Nacionalizar mais a empresa, não há necessidade de tantos estrangeiros, incentivar o desafio e crescimento organizacional, reconhecer de forma clara e justa o desempenho de seus colaboradores, valorizar melhor o profissional qualificado e experiente e não ver os mesmos como alto custo para empresa.

Huawei Brazil

Descrição:A Huawei é uma empresa que atua no mercado de Tecnologia da Informação (TI), oferencendo acesso à banda larga fix e móvel, comunicação de dados e transmissão óptica, atendendo em diversos países do mundo, entre eles Alemanha, Estados Unidos, China, Índia, Rússia e Suécia. Ao redor do mundo, possui mais de 51 mil funcionários, além de de 20 centros de inovação para implementar novas tecnologias em seus serviços. A Huawei ainda tem planos de entrar em um novo segmento de Negócios Empresariais, ainda em desenvolvimento.