Como é trabalhar na Huawei Brazil?

Desafio

Arquiteto de Soluções

Prós: Voce tem acesso a diversos projeto e pode fazer colaboração efetiva com outros times. Oportunidade de criar processo baseado em suas experiencias

Contras: Cultura diferente de americana, voce precisa ganhar confiança para começar desenvolver seus trabalhos.

Neutra

Gerente de Recursos Humanos (RH)

Brasília, DF

Prós: Rotatividade, de tempos em tempos mudamos de responsabilidade e funções assim conseguimos aprender mais e nos especializarmos em mais funções do que o contratado.

Contras: Insegurança, nunca se sabe se do nada você será o próximo eliminado com ou sem razão. De 3 em 3 anos mudam os gestores chineses e quando vem um novo não sabe o que tu fez no passado.

Conselhos para presidência: Segurança e transparência para crescer profissionalmente.

Uma boa experiência

Gerente de SoluçõesEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Equipe local muito comprometido com as metas e resultados. Grande instinto de sobrevivência na posicao do mercado. Possibilidade de realizar grandes relacionamentos.

Contras: Mudança constante de diretores e gerentes expatriados o qual resulta em constante mudanças de metas e objetivos. Rotatividade alta nas equipes de trabalho.

Trabalhe muito, ganhe muito

Estagiário de Engenharia de Telecomunicações

Prós: Ambiente propicio ao bom trabalho, flexibilidade de horario de entrada variando em torno de uma hora referente as 9 horas da manha. Chance de ser reconhecido todos os anos.

Contras: excesso de carga de trabalho e o compartilhamento de vivencia entre duas culturas, brasileira e chinesa, pode haver algum desentendimento no começo.

Empresa multinacional chinesa de grande reconhecimento mundialmente.

Prós: Horários flexíveis (tenho horário variado cada dia da semana e tem vezes que saio às 20h, mas ainda tem gente lá. Caso queira ficar de feriado ou fim de semana não estará nunca sozinho, sempre terá atividades). Salário é por hora, por isso é mais fácil de saber o quanto vale seu esforço. Por mais que tenha bastante chinês, não ficará com falta de brasileiros e não precisa de um inglês avançado dependendo do cargo. Ótima localização e ambiente de trabalho limpo e silencioso, mesmo que sempre movimentado.

Contras: Hora extra. Empresa verticalizada (sistema hierárquico). Diretores e vice-presidentes querem resultado à todo custo. Chineses costumam ficar só com chineses e brasileiros só com brasileiros. Por mais que muitos chineses gostem de aprender o português, a empresa em si está pouco preocupada em fazer padronizações e softwares em português (precisa ser tudo em chinês ou inglês). O chinês é mais usado que o inglês na empresa, por mais que na maior parte dos cargos essa língua não é exigida, seria muito mais vantajoso para o candidato se ele soubesse chinês em vez de inglês.

Gerente

Prós: oportunidades oportunidades oportunidades oportunidades oportunidades oportunidades oportunidades oportunidades oportunidades oportunidades oportunidades

Contras: pares chineses sempre. Sem posições de diretoria.

Empresa boa e de grande porte, porém sem estabilidade para seus profissionais.

Consultor Júnior

Prós: Salário condizente com o mercado. Escritório amplo e arejado. Pontualidade com a remuneração e com o depósito dos benefícios oferecidos. Localização central.

Contras: Instabilidade de vagas. Projetos muito flutuantes, com abertura e encerramento de vagas constantes. Baixa valorização do profissional com tempo de casa.

boa experiencia

Analista FinanceiroEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: desafios, pratica de ingles, contato com outra cultura, bons funcionarios

Contras: os expratiados nao sao preparados para nossa cultura, favorecimento dos chineses, benefícios diferentes para eles, separam muito a empresa entre chineses e brasileiros

Avaliacao

Gerente de Projetos (GP)

Prós: A empresa possui um plano amplo de reconhecimento profiussional. Profissionais que vestem a camisa da empresa, sao reconhecidos atraves de otimos bonus (anual e por projetos). Excelente pacote de beneficios

Contras: muitos profissionais nao se adaptam exatamente a cultura chinessa. embora, se aprender a relevar alguns pontos, pode-se criar um clima muito agradavel para se trabalhar.

Primeira oportunidade

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Santa Rita do Sapucaí, MG

Prós: O aprendizado é um ponto muito positivo sem contar com o nome da empresa para o currículo. Dão muita formação pequenos módulos de curso e ferramentas que são muito úteis parado mercado de trabalho.

Contras: Pouca margem de contratação não sei se é por conta da crise mas pouca gente que ultimamente tem sido contratado... eles estão optando muito por conta de estagiários.

Huawei Brazil

Descrição:A Huawei é uma empresa que atua no mercado de Tecnologia da Informação (TI), oferencendo acesso à banda larga fix e móvel, comunicação de dados e transmissão óptica, atendendo em diversos países do mundo, entre eles Alemanha, Estados Unidos, China, Índia, Rússia e Suécia. Ao redor do mundo, possui mais de 51 mil funcionários, além de de 20 centros de inovação para implementar novas tecnologias em seus serviços. A Huawei ainda tem planos de entrar em um novo segmento de Negócios Empresariais, ainda em desenvolvimento.