Como é trabalhar na HSBC?

Ex-funcionário, saiu em

Prós: O clima em geral é muito bom onde se predomina o rígido cumprimento as normas e praticas da matriz sob todos os aspectos, principalmente os de Credito e Compliance . Existe um respeito relativo aos funcionários e a preocupação de que o local e ambiente de trabalho favoráveis ao teamwork e as discussões construtivas. A pressão por resultado é moderada sobre os funcionários embora tal moderação reflita o tamanho do seu apetite ao risco e seu posicionamento mundial em atuar apenas como coadjuvante nos mercados e não como protagonista. O que mais gostava no Banco era o fato de atuar numa instituição internacional, de bandeira forte, de grande aceitação pelo mercado e com várias possibillidades de movimentação no Brasil e no exterior. Gostava também da facilidade que tinha em conhecer bem a empresa e as pessoas, o que de certa forma fazia com que me movimentasse bem internamente. O regime de home-office também era um diferencial muito positivo, que permitia melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional com ganho de qualidade de vida.

Contras: Para quem gosta de "produção" o ambiente no Banco é pouco favorável a realização do trabalho já que o excesso de normas, controles e burocracia engessam demais as ações burocratizando muito os processos uma vez que as decisões são muito centralizadas e coisas relativamente simples se tornam demasiadamente complexas perdendo-se nos tramites da burocracia dos fluxos internos e do controle operacional e processual. Isto causa um desgaste absurdo para as pessoas (principalmente as ligadas a vendas) exercerem suas atividades já que existem dois obstáculos a serem vencidos: o interno (maior) e o externo (concorrência). Possivelmente esse fator explique a alta rotatividade de Executivos no Banco na medida em que eles em sua maioria se frustram facilmente. Na prática o Banco poderia ser muito maior no Brasil e só não o é por pura falta de ambição e agressividade aliada a mediocridade e incompetência exacerbada de seus "TOP" Executivos muito mais preocupados em alinharem-se entre si na manutenção dos seus elevados salários e bonificações do que realmente resolver-se os problemas e promover-se mudanças positivas.
    Observa-se um grande desejo de que a empresa seja de fato um ótimo lugar para se trabalhar e que de certa forma isso sirva para reter pessoas na medida em que isso compense a questão da baixa remuneração salarial e do variável.
    No discurso prega-se o critério meritocrático mas o que se observa na prática é um certo paternalismo individualizado em algumas áreas e gestores.
    O sistema de avaliação, embora sofisticado, na pratica não funciona, na medida em que a alta Diretoria do Banco esta muito mais preocupada em acomodar pessoas apadrinhadas do que realmente valorizar quem trabalha e quem apresenta resultado.

Conselhos para presidência: Tentar de alguma forma sensibilizar pessoas que consigam enxergar e promover mudanças frontais na cúpula do Banco caso contrario tudo continuará da forma que está.

HSBC

Descrição:Fundada em 1865 e sediada em Londres, a HSBC Holdings plc é uma das maiores organizações de serviços financeiros e bancários do mundo. A rede internacional do Grupo HSBC é composta por aproximadamente 6.900 escritórios em mais de 80 países e territórios na Europa, Ásia-Pacífico, Américas, Oriente Médio e África. O Grupo HSBC emprega aproximadamente 271.500 colaboradores e atende mais de 60 milhões de clientes. Com ações cotadas nas Bolsas de Londres, Hong Kong, Nova Iorque, Paris e Bermuda, a HSBC Holdings plc tem mais de 221.000 acionistas em cerca de 134 países e territórios.HSBC está no Brasil desde 1997. A carteira atual do HSBC Bank Brasil é de aproximadamente 2,9 milhões de clientes, está presente em 565 municípios brasileiros, com 933 agências, 457 postos de atendimento bancários, 949 postos de atendimento eletrônicos e 2.000 ambientes de auto-atendimento, com 5.153 caixas automáticos.