Como é trabalhar na HSBC Global Technology (HSBC GLT)?

A Great Place to Work

Prós: É uma das melhores empresas que tive o prazer de trabalhar. Além de uma visão diferenciada com o pessoal, você tem suas metas, e trabalha para crescer com elas. A gente tem direito a massagem, transporte, área de descanso com tv a cabo, bancada com frutas, e personalizar seu ambiente de trabalho. Caso você tenha ideias, pode escalar para um superior, sem necessariamente passar pela hierarquia tradicional. É um ambiente de business, porém é um dos pilares do grupo HSBC, e a Technology Services, é outro ambiente de trabalho. Nós, precisamos ser criativos pra solucionar os problemas. E o melhor, sentir-se confortável em estar na empresa.

Contras: Cada gestor tem sua maneira de pensar, então a a maneira com que você se sente confortável, varia de cada setor. Existem muitos setores que estão em desenvolvimento, isso gera um estranhamento. Alguns setores, por alguns motivos ( que desconheço ) existem uma falta de organização talvez, ou a falta dessa percepção. É um ambiente de business, e pensarmos que os funcionários de TI, terão muitas regalias, é um mito. Sempre, estaremos abaixo do grupo maior. Isso não quer dizer que seja ruim trabalhar. Eu não me queixo do salário, não tomo como parâmetro outros locais, pois os benefícios que temos me faz trabalhar com uma qualidade de vida melhor.

The best place to work

Prós: As pessoas são maravilhosas, o ambiente é sem duvida descontraído e acolhedor. Os funcionários podem utilizar a decompression room para assistir uma tv a cabo enquanto esta relaxando em um sofá confortavel ou tirar um soninho na piscina de bolinhas, se preferir podem também fazer uma quick massage com os profissionais massoterapeutas que estão o período todo disponíveis para atender os funcionários. Festas, várias festas durante o ano, as mais famosas são o Summer Games, Winter Games, Festa de fim de ano, entre outra festas temos aniversariantes do mês. A empresa também reconhece as pessoas e times que fizeram algo muito bom premiando-os com o Rise Award ou o Team Award. A empresa investe muito, muito mesmo em treinamentos internos e ao compartilhamento de conhecimento entre as pessoas (knowledge sharing).

Contras: Tudo depende do projeto em que você esta, tem projetos que demoram um pouco mais para que você possa mostrar os seus skills assim como tem outros projetos que você tem que trabalhar muito gerando bastante banco de horas, mas como eu disse, isso tudo depende do cargo e da área que você esta.

Conselhos para presidência: Que estejam mais próximos de seus times entendendo suas necessidades.

Project Manager

Prós: HSBC GLT é uma empresa global, existem oportunidades de trabalhar fora do Brasil, proporcionando experiência internacional.

Contras: Os meus pares e alguns gestores atuam como ditadores e falta profissionalismo. Se você questionar algo, alguns meses atrás ouvi uma das piores frases "Toda pró-atividade será punida", ou seja, se eu fizer algo que me destaque, eu seria punido, porque meu gestor não aprova esta prática. Na visão dos gestores você é apenas um executor, não esta na empresa para empreender ou inovar. A avaliação de desempenho que é utilizada como base para promoções e PPR, não segue as melhores práticas, não é profissional, você recebe a nota de acordo com o grau de afinidade com o gestor, desprezam seu profissionalismo.

Conselhos para presidência: Eu aconselharia sim, mas os diretores, porque muitos gerentes compactuam da micro-gestão, que mudassem a forma de avaliação de desempenho para o modelo 360º, que realmente ouvissem os e-mails. Diversos profissionais deixaram a empresa este mês por não suporta mais este ambiente hostil.

Muito pão e circo

Analista de Sistemas SêniorEx-funcionário, saiu em 2007

Prós: Ambiente de trabalho e flexibilidade de horários.

Contras: Baixo salários e funcionários iludidos por cargos com nome de status como head, gerente, etc. mas ganhando salários de no máximo analista sênior se comparado com o mercado

Uma marcar muito forte na minha vida.

Gerente

Prós: Excelente empresa

Contras: Plano de carreira deverá ser mais divulgado, e oportunidades internas mais valorizadas que a contratação externa.

Conselhos para presidência: mais planos de divulgação externa.

Me sinto recompensado por ter a oportunidade de aprender muito nesta empresa

Gerente

Prós: A atuação global e a diversidade de tecnologia gera inumeras oportunidades para desenvolvimento pessoal e profissional.
    A seriedade com que sao tratadas as questoes traz tranquilidade para alguns assuntos.
    A preocupação com o desenvolvimento de um bom relacionamento baseado na confiança são importantes para a manutenção de um bom ambiente.

Contras: A globalização força a utilização de padrões que muitas vezes não sao os melhores para a operação no Brasil.

Conselhos para presidência: Se aproximar cada vez mais dos colaboradores, exercitando mais o relacionamento pessoal ao inves de somente aplicar as varias normas existentes.

Pena que acabou

Analista de SoftwareEx-funcionário, saiu em 2011

Prós: A empresa implementou um ambiente similar ao do Google. Salas de "descompressao" com TV por assinatura, maquinas de cafe/refri/salgados, copa/cozina bem equipados. Acesso a diversas outras facilidades para lazer e praticas esportivas em espaços do grupo HSBC e sem onus para o funcionario. Muitas festas, eventos e reconhecimentos (inclusive formais) incentivados e apoiados pela direçao da empresa. Enfim, foi uma das melhores empresas por onde passei em minha trajetoria profissional.

Contras: Os salarios estavam, naquela epoca, abaixo do mercado. Quando ocorrem greves promovidas pelo setor bancario, a GLT que seria o braço tecnologico do grupo, era obrigada a ceder seu espaço para os funcionarios do banco. Isso causava um certo desconforto. Nao lembro de outros pontos negativos. A Scopus (que absorveu a GLT, apos aquisiçao pelo Bradesco) nao segue os mesmos principios.

Na maior parte do tempo foi um empresa boa de se trabalhar.

Analista de Suporte e Produção Sênior

Prós: Ambiente bem agradável de trabalho, mesmo sendo uma função critica, devido aos colegas de trabalho e líder serem colaborativos. Era possível conciliar qualidade de vida. Os líderes são bem abertos a conversa e desenvolvimento pessoal.

Contras: Separação dos times devido a reestruturação da empresa. Congelamento de contratação e de mudança de times internamente. Incerteza sobre o cenário atual. Mudanças bruscas nas novas demanda. Adaptação e flexibilidade são habilidades chaves para sustentação nessas demandas. Todos os processos da empresa eram burocráticos.

Adorava trabalhar lá

Analista de Sistemas PlenoEx-funcionário, saiu em 2009

Prós: Realmente gostava muito de trabalhar nessa empresa, as equipes eram realmente integrantes da equipe. sentiamos como em nossa segunda casa. falar ingles durante todo o dia, nos deixava com otima conversacao

Contras: O que deixava a desejar era, eu queria ser funcionaria, mas na epoca nao compesava, então trabalhava como alocada. mas não tinha exclusão....

Uma mãe para os mais acomodados

Analista de Sistemas Sênior

Prós: - Possuia possibilidade de viagens internacionais pela empresa - Plano de carreira - Liberdade p/ conversar com superiores hieráquicos - Excelente ambiente de trabalho - Diversos benefícios

Contras: - Salários baixos em comparação com outras empresas do setor - Dependente do HSBC global o que fazia decisões simples se tornarem burocráticas e lentas

Conselhos para presidência: Poderia ter se desmembrado e continuar a oferecer serviços de excelência não só para o HSBC como outros parceiros nacionais / internacionais, estava em franca expansão antes de ser vendida.

HSBC Global Technology (HSBC GLT)

Descrição:Oferecer as melhores soluções tecnológicas a todas as unidades HSBC do mundo. Esta é a síntese das atribuições do HSBC Global Technology Center Brasil (GLT Brasil). Com profissionais qualificados e excelência em tecnologia, o HSBC Global Technology chega ao Brasil com o que há de mais moderno em gestão da informação para ambientes bancários. Após experiências de sucesso em suas sedes na Índia e na China, a filial brasileira é responsável por oferecer soluções para a rede mundial do HSBC - sempre com muita qualidade e o melhor desempenho. O HSBC GLT é um ambiente global, multicultural e que conta com colaboradores de dezenas de países. Sua equipe está sempre em contato com outras culturas, seja no trabalho - em parceria com os centros de desenvolvimento do HSBCna Índia e na China - ou com clientes de diversos lugares do mundo.