Como é trabalhar na HCL Technologies?

Employee First

Consultor SAP Basis SêniorEx-funcionário, saiu em 2016

São Leopoldo, RS

Prós: Autonomia no trabalho, ambiente legal, multicultural. Muitas oportunidades de aprendizado e de trabalhar em projetos internacionais com times de todo o mundo.

Contras: Nenhum negativo aparente, é uma empresa global que está buscando o seu espaço no cenário brasileiro, e que está crescendo rápido e conquistando mais e mais clientes.

Ótimo potencial que precisa melhorar sua mão de obra humana

Analista de Recrutamento e Seleção Pleno

Prós: É uma boa empresa com grande potencial de crescimento. Existe respeito entre as pessoas, sendo que há compreensão relacionada a assuntos humanos e familiares. Ambiente em São Paulo é ótimo.

Contras: Necessita melhora nos processos globais, a fim de se adequar mais ao Brasil, bem como ser menos compreensiva com pessoas que não agregam para a Companhia.

Conselhos para presidência: Revisar as pessoas que não têm habilidades para trabalhar na empresa, bem como revisar seus processos burocráticos e de meritocracia.

Pontos bons e ruins

Analista de Suporte Júnior

Prós: A empresa cumpre com todos os deveres sem atrasos. Possui oportunidades para trabalhar fora do país e disponibiliza uma série de treinamentos

Contras: A empresa possui oportunidades para trabalhar fora, mas dentro de um unico cliente é muito dificil aparecer uma oportunidade de crescimento e o salário é baixo.

Conselhos para presidência: Trabalhar em uma melhor remuneração para os colaboradores

Bom ambiente de trabalho, porém baixa perspectiva de crescimento profissional e salárial.

Analista de Telecomunicações Sênior

Prós: Ambiente de trabalho argadável, com profissionais muito engajados e competentes. A empresa possui uma boa comunicação a respeito das atividades internas. Liberdade de trabalho com horários flexíveis. Exige alta performance dos funcionários. Boa estrutura de feedback.

Contras: Baixa perspectiva de crescimento e salários abaixo da média de mercado. Não há participação nos lucros anuais da empresa, ou bônus. Os benefícios também não são muito bons quando comparados a média do mercado. Não contribui para o crescimento dos funcionários em termos de treinamentos ou certificações. Baixíssima comunicação sobre oportunidades internas de trabalho, localmente ou globalmente falando.

Conselhos para presidência: Ampliar a comunicação a respeito das oportunidades internas de trabalho, uma vez que a empresa é global. Incentivar e fornecer melhores oportunidades de treinamentos, cursos, certificações para uma melhor capacitação de seus funcionários. Atentar-se as médias salariais e benefícios do mercado.

Deixa a desejar na parte de Recursos Humanos.

Analista de Segurança da Informação

São Leopoldo, RS

Prós: Trabalhar com novas tecnologias, a empresa possui máquina de café gratuita, dia da fruta, dia da pipoca, ginástica Laboral, possui sala de descanso, possui avaliação anual de desempenho.

Contras: RH/Financeiro da Empresa, por não possuir um setor financeiro aqui no Brasil, muitos serviços são terceirizados e muitas coisas dependem da decisão do pessoal da India, tornando o processo burocrático e muitas vezes demorado. Diferença salarial inicial entre pessoas que ocupam o mesmo cargo, frases que foram ditas como "precisava ter negociado o salario mais alto quando entrou, agora é mais complicado, depende do pessoal da Índia", coisas assim que acabam gerando um pouco de desmotivação, não possui um plano de carreira onde você possa verificar até quanto pode ganhar no futuro, também não é dito o que é necessário para que ganhe uma futura promoção.

Positiva, apesar que...

Analista de Sistemas Sênior

Prós: Paga o salário em dia e quase sem erros, quando erram, eles mesmos pegam o erro e pagam no reprocessamento. Boa gestão local. Fácil contato com o RH.

Contras: Problemas com contratação do pessoal, lenta e sem capacidade, dando preferencia ao salario, problemas com se impor com a contratante, problemas com alteração de benefícios.

barco à deriva

São Leopoldo, RS

Prós: Cozinhas equipadas com microondas, geladeira, máquinas de café, leite, chocolate, tudo free. Segundas e Sextas "dia da fruta", quarta dia da pipoca, terças e quintas ginástica laboral; plano de saúde e odontológico são excelentes; Paga o salário em dia; estacionamento seguro para moto ou carro; faz manutenção periódica nos ar-condicionados evitando cheiro de mofo;

Contras: RH, recepção, administração, ou qualquer setor para auxílio ao funcionário são péssimos, gente mal humorada, antipáticos, não cumprem prazos, não te cumprimenta, não te ajuda em nada e são extremamente negativos isso que a regra da empresa global é "empregados primeiro, clientes depois" mas na realidade é "redução de custo primeiro e qualquer coisa depois e você em último lugar". Gerentes microgerenciadores que descontam 10 minutos do seu salário mas te mandam mensagem fora do horário de expediente e exigem respostas; constantemente agem com injustiça e só se dá bem quem for "amiguinho" dos gestores. Existem diversidade de pessoas, grupos LGBT, etc.. mas essa minoria não respeita nenhuma opnião ou costume dos outros, se você for religioso, hetero, tiver família com mulher e filhos ou só for diferente deles terá problemas de adaptação. Sistema decisório matricial ou seja, para promover uma pessoa precisa de aprovações de pessoas no mundo inteiro que não conhecem nada do negócio do Brasil e cai por "time-out" ou até o funcionário desistir.

Conselhos para presidência: Trocar o RH inteiro, recepção, administração, colocar um diretor local com poder de decisão final no Brasil.

HCL Technologies

Analista de Service Desk Trilíngue

Prós: sala para descanso, dia da fruta, dia da pipoca, dia da ginastica laboral, ambientes informal pessoas legais, flexibilidade, prédio novo, salario pafo em dia

Contras: secretária geral uma antipática, pouca possibilidade de ascensão, tédio eterno

Parece, mas não é!

Analista SêniorEx-funcionário, saiu em 2017

São Leopoldo, RS

Prós: Possuem um bom plano de benefícios. O ambiente é bom. Estimulam algumas programações em turma. Empresa global e contato com pessoas de outros países.

Contras: A empresa prega uma coisa e na prática é outra. Employees first não sei aonde. A cultura da empresa é péssima. Mostram na teoria uma coisa, mas na prática é totalmente o contrário. Fuja dessa empresa

Conselhos para presidência: Invistam mais nas pessoas e coloquem em prática o que realmente pregam.

Até é bom trabalhar na Hcl

Analista de Suporte

Prós: Ambiente descontraído e de amizade com chefes do mesmo nível de estudo que nos, e com o triplo do salário, mas estamos dentro de uma empresa, somos terceiros.

Contras: Ambiente de terceiros é complicado pois a estrutura é fornecido pelo cliente que nos passa para usar as coisas que estão indo para a sucata, não é brincadeira é sério isso.

HCL Technologies

Descrição:Ao longo da última década, a HCL tem sido um dos mais rápidos empresas de tecnologia em crescimento não só na Índia, mas em todo o mundo - mesmo durante as profundezas da crise econômica. Como uma empresa global de US $ 5 bilhões, HCL Technologies traz de TI e serviços de engenharia perícia sob o mesmo teto para resolver problemas complexos de negócios para seus clientes. Aproveitando nossa grande infra-estruturas offshore global e rede de escritórios em 31 países, nós fornecemos, entrega multi-serviço holístico em setores como serviços financeiros, manufatura, serviços ao consumidor, serviços públicos e de saúde.