Como é trabalhar na HCL Technologies?

Empresa mal estruturada e de pouca motivação

Gerente de ProjetosEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Não consegui no período em que trabalhei na filial de São Paulo reconhecer qualquer ponto positivo que seja. Trabalhar nesta empresa realmente é algo bem desmotivador.

Contras: São muitos. Falta de possibilidade de crescimento de carreira, gerência totalmente imatura e sem visão, estrutura de ambiente de totalmente insalubre, benefícios limitados, etc.

Conselhos para presidência: Precisa melhorar muito o trato com os funcionários, perspectiva de carreira, reconhecimento, condições de trabalho e benefícios.

Boa empresa para quem está iniciando na área de TI

Shift Lead

São Leopoldo, RS

Prós: Bom ambiente para aprendizado para quem tem iniciativa. Salários um pouco acima da média do mercado. Empresa inclusiva, busca sempre a diversidade.

Contras: Processos complexos e burocráticos. RH ineficaz em todas as funções. Embora globalmente a empresa seja gigante, no Brasil ela não tem os mesmos benefícios e relevância como em outros países, por exemplo.

Boa empresa mas tem muito o que aprender.

Operador de Call Center AtivoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Ambiente amigável, empresa flexível e bons benefícios. Tem horários de trabalho muito bons e escritórios bem equipados. Possibilidade de comissão dependendo do projeto.

Contras: RH muito desorganizado, a empresa parece um pouco perdida em alguns aspectos e dependendo do caso existe uma falta de comunicação muito grande entre empresa e funcionário. Pouca possibilidade de crescimento.

Conselhos para presidência: Organizar melhor a rotatividade e os critérios de contratação e demissão da empresa. Melhorar o RH e possibilitar o crescimento dos funcionários dentro dos projetos. Ter mais atenção aos profissionais que ocupam os cargos de gestão e manter a empresa mais organizada.

Uma ótima empresa para se trabalhar e começar!

Analista de Service Desk Bilíngue

São Leopoldo, RS

Prós: A empresa tem um ótimo ambiente, ótimas pessoas para se trabalhar e você aprende muito caso você esteja começando na área, o que ajuda bastante no desenvolvimento da pessoa como funcionário.

Contras: Os setores de RH e de Marketing da empresa deixam muito a desejar, principalmente o RH, que em certos momentos, quando você precisa de alguma informação ou fazer alguma solicitação para eles, fazem ela mau-feito e na maioria dos casos, sempre vai haver um problema com solicitações (Ex: Troca de VA para VR ou solicitação de VT).

Conselhos para presidência: A empresa poderia ser menos burocrática com a questão de promoções e ela precisa também fazer uma restruturação do seu setor de RH, que deixa muito a desejar infelizmente. Fora isso, não tenho do que reclamar.

Muito feliz com a empresa, nunca tive grandes problemas.

Líder de Equipe

Prós: Pelo menos para a minha área salário diferenciado do restante do mercado e bons benefícios. Nunca tive atrasos no pagamento e a empresa procura reconhecer os funcionários.

Contras: A área de RH pode melhorar bastante, sua sede fica no RS e isso dificulta para os demais estados, algumas burocracias na contratação também são exageradas.

Employee First

Consultor SAP Basis SêniorEx-funcionário, saiu em 2016

São Leopoldo, RS

Prós: Autonomia no trabalho, ambiente legal, multicultural. Muitas oportunidades de aprendizado e de trabalhar em projetos internacionais com times de todo o mundo.

Contras: Nenhum negativo aparente, é uma empresa global que está buscando o seu espaço no cenário brasileiro, e que está crescendo rápido e conquistando mais e mais clientes.

Empresa com potencial enorme para evoluir

Analista de Segurança Sênior

São Leopoldo, RS

Prós: A empresa possui programas com o objetivo de proporcionar o bem estar dos colaboradores: sala de descanso, frutas, atividades físicas (laboral) e outros.

Contras: A empresa não possui plano de carreira definido. Mesmo possuindo diversas ferramentas para desenvolvimento pessoal e técnico, as pessoas não as conhecem. Ambiente de trabalho imaturo, dentre colaboradores experientes.

Conselhos para presidência: Focar no desenvolvimento de pessoas. Pessoas satisfeitas entregam resultados positivos em diversas esferas.

Empresa boa para ficar um curto espaço de tempo

Analista de Service Desk Trilíngue

São Leopoldo, RS

Prós: Empresa paga em dia e tem um salário um pouco maior que o salário de call center. Instalações decentes e boa localização. Equipamento sem grandes defasagens.

Contras: Horário exaustivo, comunicação interna inexistente, cada projeto funciona como se fossed uma empresa diferente com regras próprias e funcionamento independente. Não existe um RH eficiente.

Conselhos para presidência: Provocar uma comunicação real entre os funcionários e aplicar a politica de "Empregados primeiro" que tanto é difundida. Observar melhor o meio em que vivemos e dar mais enfase a opinião diaria dos funcionários.

Gigante indiana com estrutura de empresa pequena no Brasil

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: ótimo escritório em área nobre de Curitiba. Muitas opções de restaurantes mas não consigo pensar em nada mais atrativo do que isso. Infelizmente.

Contras: Eles tem uma cultura de employee first mas até hoje eu não entendi isso pois eles apenas pensam no lucro. Fazem outsourcing de empresas multinacionais e tentam te convencer de que você não irá perder seu emprego. Depois que o conhecimento já está com eles, você é dispensado de maneira brusca. Sem falar que os managers não sabem o que fazer e não te ajudam no que seria função deles. Se você busca crescimento profissional e carreira a HCL não é um lugar bom para tal

Conselhos para presidência: Quando vocês vierem as empresas que venderam os departamentos a vocês, sejam sinceros. Pois o fato de prometer crescimento profissional e depois de um ano mandar embora 90% do escritório pois o CEO indiano não vê porque manter o time brasileiro porque o custo é grande é muito ruim para a imagem de voçês. E tentem botar em prática o tal de employees first porque eu nunca vi isso acontecer.

Ótimo potencial que precisa melhorar sua mão de obra humana

Analista de Recrutamento e Seleção Pleno

Prós: É uma boa empresa com grande potencial de crescimento. Existe respeito entre as pessoas, sendo que há compreensão relacionada a assuntos humanos e familiares. Ambiente em São Paulo é ótimo.

Contras: Necessita melhora nos processos globais, a fim de se adequar mais ao Brasil, bem como ser menos compreensiva com pessoas que não agregam para a Companhia.

Conselhos para presidência: Revisar as pessoas que não têm habilidades para trabalhar na empresa, bem como revisar seus processos burocráticos e de meritocracia.

HCL Technologies

Descrição:Ao longo da última década, a HCL tem sido um dos mais rápidos empresas de tecnologia em crescimento não só na Índia, mas em todo o mundo - mesmo durante as profundezas da crise econômica. Como uma empresa global de US $ 5 bilhões, HCL Technologies traz de TI e serviços de engenharia perícia sob o mesmo teto para resolver problemas complexos de negócios para seus clientes. Aproveitando nossa grande infra-estruturas offshore global e rede de escritórios em 31 países, nós fornecemos, entrega multi-serviço holístico em setores como serviços financeiros, manufatura, serviços ao consumidor, serviços públicos e de saúde.