Como é trabalhar na HCL Technologies?

Vale a pena

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

São Leopoldo, RS

Prós: aprendizado é a todo momento, tudo que tu aprende lá dentro tu vai usar de uma maneira ou outra. tem autonomia para falar e dizer o que pensa sobre projetos

Contras: tudo que acontece la dentro, tem que ter ordem da matriz na INDIA isso prejudica um pouco tudo que a empresa pode alcançar e o que ela poderia fazer

Conselhos para presidência: se desvincular um pouco da matriz e ter um CEO só para o brasil

Empresa amadora demais

Analista SêniorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Plano de saúde e odontológico, escritório bem localizado e com estacionamento. Contato com times globais. Uso de língua estrangeira inglês pra quem quer praticar.

Contras: Amadorismo demais pra uma empresa que se diz global e com tantos funcionários. Se submete demais a Índia, os gestores são muito amadores e o RH praticamente não existe, porque a irresponsabilidade é tão grande que seria melhor não ter. Não cumprem o que pregam (employees first) e não existe plano de carreira ou chance de crescer. Fujam dessa empresa!

Conselhos para presidência: Deveriam valorizar mais o funcionário e usar uma cultura mais local, sem se preocupar tanto com a Índia. Os gestores de Curitiba são extremamente despreparados, repensem se vale a pena ter um escritório em Curitiba.

Bom CB (custo-beneficio) até achar outro emprego

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2017

São Leopoldo, RS

Prós: RH esforçado pra tentar manter as pessoas motivadas, empresa idonea com pagamento aos funcionarios, hora extra, é uma multinacional pra ganhar experiência.

Contras: Mesmo sendo uma das maiores empresas de TI do mundo em pessoas, no Brasil deixa a desejar e não da pra dizer que e uma IBM, DELL, HP... Não existe cargos e salários, nem cargos maiores no Brasil além de gerente, que são poucos.

Conselhos para presidência: Se você está lendo este texto, você não faz parte da presidência, nem tem poder pra mudar nada. Modelo de negócio Indiano onde chefe manda e o proletário obedece, mas se você quiser fazer algo, comece ouvindo os empregados, porque sem eles, você não teria esse emprego e sem ouvir eles, você nunca vai deixar de ser um gestor mediano.

É uma boa empresa.

Analista de Service Desk Bilíngue

São Leopoldo, RS

Prós: Liberdade de trabalho e bom ambiente com excelente equipe.

Contras: De modo geral,muito tempo para conseguir uma promoção e o RH mal organizado.

Boa empresa para quem está iniciando na área de TI

Shift Lead

São Leopoldo, RS

Prós: Bom ambiente de trabalho. Empresa adere rapidamente a novas tecnologias e tendências. Diversos projetos / clientes e teamwork a nível global.

Contras: Burocracia. Tudo depende da HCL India. Tudo depende de aprovação de alguém na Índia, seja relacionado a TI, RH ou qualquer outra coisa. Trocentos níveis de aprovação dependendo do caso...

Conselhos para presidência: Elencar um presidente / CEO exclusivo para o Brasil.

Resiliência é fundamental para trabalhar na HCL Brasil.

Analista de Suporte Bilíngue

São Leopoldo, RS

Prós: Ambiente inclusivo e acolhedor. Infelizmente não possuo muito pontos positivos a serem citados, pois realmente a HCL Brasil precisa realizar uma renovação na sua direção para que ela se torne um verdadeiro Great Place to Work.

Contras: Conforme expliquei nos Pontos positivos, a HCL Brasil merece uma independência da HCL Índia, precisa de uma renovação na sua administração, em seu RH principalmente. Demora nos processos de solicitações de VT e VR são considerados normais. Isso, para uma empresa deste porte, é vergonhoso.

Conselhos para presidência: Todas as dicas estão descritas nos pontos positivos e negativos.

Empresa mal estruturada e de pouca motivação

Gerente de ProjetosEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Não consegui no período em que trabalhei na filial de São Paulo reconhecer qualquer ponto positivo que seja. Trabalhar nesta empresa realmente é algo bem desmotivador.

Contras: São muitos. Falta de possibilidade de crescimento de carreira, gerência totalmente imatura e sem visão, estrutura de ambiente de totalmente insalubre, benefícios limitados, etc.

Conselhos para presidência: Precisa melhorar muito o trato com os funcionários, perspectiva de carreira, reconhecimento, condições de trabalho e benefícios.

Boa empresa para quem está iniciando na área de TI

Shift Lead

São Leopoldo, RS

Prós: Bom ambiente para aprendizado para quem tem iniciativa. Salários um pouco acima da média do mercado. Empresa inclusiva, busca sempre a diversidade.

Contras: Processos complexos e burocráticos. RH ineficaz em todas as funções. Embora globalmente a empresa seja gigante, no Brasil ela não tem os mesmos benefícios e relevância como em outros países, por exemplo.

Boa empresa mas tem muito o que aprender.

Operador de Call Center AtivoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Ambiente amigável, empresa flexível e bons benefícios. Tem horários de trabalho muito bons e escritórios bem equipados. Possibilidade de comissão dependendo do projeto.

Contras: RH muito desorganizado, a empresa parece um pouco perdida em alguns aspectos e dependendo do caso existe uma falta de comunicação muito grande entre empresa e funcionário. Pouca possibilidade de crescimento.

Conselhos para presidência: Organizar melhor a rotatividade e os critérios de contratação e demissão da empresa. Melhorar o RH e possibilitar o crescimento dos funcionários dentro dos projetos. Ter mais atenção aos profissionais que ocupam os cargos de gestão e manter a empresa mais organizada.

Uma ótima empresa para se trabalhar e começar!

Analista de Service Desk Bilíngue

São Leopoldo, RS

Prós: A empresa tem um ótimo ambiente, ótimas pessoas para se trabalhar e você aprende muito caso você esteja começando na área, o que ajuda bastante no desenvolvimento da pessoa como funcionário.

Contras: Os setores de RH e de Marketing da empresa deixam muito a desejar, principalmente o RH, que em certos momentos, quando você precisa de alguma informação ou fazer alguma solicitação para eles, fazem ela mau-feito e na maioria dos casos, sempre vai haver um problema com solicitações (Ex: Troca de VA para VR ou solicitação de VT).

Conselhos para presidência: A empresa poderia ser menos burocrática com a questão de promoções e ela precisa também fazer uma restruturação do seu setor de RH, que deixa muito a desejar infelizmente. Fora isso, não tenho do que reclamar.

HCL Technologies

Descrição:Ao longo da última década, a HCL tem sido um dos mais rápidos empresas de tecnologia em crescimento não só na Índia, mas em todo o mundo - mesmo durante as profundezas da crise econômica. Como uma empresa global de US $ 5 bilhões, HCL Technologies traz de TI e serviços de engenharia perícia sob o mesmo teto para resolver problemas complexos de negócios para seus clientes. Aproveitando nossa grande infra-estruturas offshore global e rede de escritórios em 31 países, nós fornecemos, entrega multi-serviço holístico em setores como serviços financeiros, manufatura, serviços ao consumidor, serviços públicos e de saúde.