Como é trabalhar na HBSIS?

Já foi uma empresa referência em qualidade de vida no passado, mas hoje você é apenas um número aqui.

Blumenau, SC

Prós: Há muita gente disposta a entregar produtos de qualidade e melhorar processos, gerando parcerias com o negócio de nossos clientes. Temos talentos em diversas áreas de conhecimento. Há uma boa quantidade de desafios e oportunidade. Há alta flexibilidade quanto ao horário de trabalho. A sede, em Blumenau, é bem localizada. Há política de PPR implantada.

Contras: Há 2 anos não há alteração de faixa salarial ou de cargo. Há inúmeros cargos de chefia que poderiam ser eliminados gerando uma estrutura mais eficiente. Há pessoas que recebem tratamento diferenciado em demasia em relação a outros membros de equipe, gerando insatisfação. Da mesma forma como há muita gente disposta ao trabalho, há também muita gente acomodada, número que vem crescendo devido ao desânimo de trabalhar em um ambiente onde o funcionário não é valorizado. É feito a avaliação de líderes todos os anos e, mesmo apontando inúmeros problemas na estrutura de gestão nos últimos anos, não há mudanças práticas.

Conselhos para presidência: Aprovem e implementem com urgência a nova política de salários. Prestem atenção na rotatividade dos funcionários! Sente-se falta da antiga equipe de recursos humanos que, de fato, prestava atenção aos funcionários e se importava com eles. Meu conselho final é: Não trate seres humanos como números, estes mesmos números um dia irão fazer falta.

Nāo vale o esforço

Analista de SistemasEx-funcionário, saiu em 2018

Campinas, SP

Prós: VA/VR um pouco acima da média do mercado. Escritório em boa localização na cidade. As pessoas que trabalham lá conseguem fazer um bom ambiente de convivência.

Contras: O maior ponto negativo de se trabalhar é a gerência, que por ser completamente imatura, não sabe liderar pessoas e acaba confiando em pessoas fracas mas que sempre responde o que deseja ouvir. Não tem a mínima noção de desenvolvimento de carreira para um funcionário, faz promessas que sabe que nunca irá cumpri-las. Qualquer feedback é sempre negativo e sem agregar nada a carreira, sempre feito na parte pessoal. Então não vale o esforço de se tentar mudar algo, pois certamente sua saude mental será afetada e com isso seu desempenho também. E por falta de planejamento de carreira você não sabe o que fazer para evoluir.

Conselhos para presidência: Troquem a gerência do escritório de Campinas ou fechem a unidade.

Socorro! Salve-se quem puder!

Arquiteto de Software

Campinas, SP

Prós: O ambiente físico é bem convidativo. O VA/VR possui um bom valor. Os desafios técnicos são interessantes. Profissionais muito bons em algumas áreas técnicas.

Contras: A gestão é realmente o problema do lugar. O gerente não sabe o que está fazendo. Cada hora atirando pra um lado. Totalmente reativo. Toma a maioria das decisões quando acontece algum problema sério e, na maioria das vezes, equivocada. A impressão que passa é de uma manada de bois que é encurralada de um lado e corre para o outro e assim de um lado para o outro. Outras vezes as decisões são tomadas porque ele ouviu falar ou leu alguma coisa sobre a tecnologia x ou y e sai falando que é isso que precisa ser feito sem um estudo mais profundo do assunto ou uma análise da viabilidade disso. Com tudo isso os profissionais vivem em estado de alerta, sem saber o que pode acontecer amanhã e isso gera um ambiente estressante e hostil. Além disso, o feedback é, quase sempre negativo e vago, sem apontar ao menos um argumento que o justifique. Chega à falta de respeito. Além disso, a ilusão que é vendida para os candidatos está a anos luz da realidade.

Conselhos para presidência: Mudem a gerência de Campinas ou fechem esse escritório. Do jeito que está não há a menor condição.

Recursos Humanos da HBSIS respondeu:

Trabalhamos com o firme propósito de oferecer a melhor experiência para nossos colaboradores e lamentamos por não ter lhe proporcionado isso.

Agradecemos sua consideração e reforçamos que aprimoramos continuamente nossas práticas de gestão de pessoas e investimos no desenvolvimento dos nossos líderes para garantir que respeito, credibilidade e imparcialidade estejam sempre presentes no nosso dia a dia.

Obrigada,

Falta de humanismo

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2017

Campinas, SP

Prós: Ambiente descontraído, flexibilidade de horários, infraestrutura boa Equipe jovem e descontraída, escritório moderno e bem equipado, localização ok.

Contras: As contratações ocorrem sem processos, não existe plano de carreira, o profissional é contratado com o salário que pede. Falta de planejamento por parte da diretoria. Não pensam no lado humano da empresa, somente no lucro.

Péssima empresa, péssimos gestores

Assistente AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2016

Campinas, SP

Prós: O legal da empresa foi ter saído de lá. Pra não dizer q tudo é ruim, o VA/VR é bom. O local físico é legal de trabalhar também. Alguns poucos profissionais valem a pena de conviver.

Contras: Experiência péssima trabalhar nessa empresa. Posso dizer q a satisfação tem prazo de validade, uns 6 meses ou menos. A gestão de Campinas é muito imatura, não sabe o q está fazendo, destrói os funcionários com humilhação, deixando de conversar com o funcionário, virando a cara muitas vezes, resumindo faz o funcionário se sentir um lixo e q não está contribuindo em nada no ambiente de trabalho. A matriz q se localiza em Blumenau sabe da maioria dos problemas q ocorrem pela total falta de preparo do gestor, mas não toma nenhuma providência qto ao assunto. Enquanto isso tudo vai de mal a pior. Não existe equipe de trabalho, existe um querendo se dar melhor q o outro, cobra é o q mais tem nesse local de trabalho. Não recomendo, se tiver outra proposta de trabalho aceite.

Recursos Humanos da HBSIS respondeu:

Péssimo ambiente para se trabalhar.

Analista de Sistemas PlenoEx-funcionário, saiu em 2016

Campinas, SP

Prós: O RH da empresa funciona muito bem, os funcionários são presenteados com cortesias basicamente toda data comemorativa, a estrutura física da empresa é sem igual, equipamentos de primeira linha e possui uma máquina de café expresso sensacional. O VA/VR está acima da média do que é oferecido no mercado.

Contras: A unica parte da empresa que funciona é o RH, e isso é lamentável considerando que a empresa está no ramo de T.I e tem uma boa saúde financeira. É impossível conciliar qualquer tipo de projeto pessoal como estudos ou algum tipo de lazer nas horas vagas enquanto se trabalha na HBSIS, não existe qualidade de vida, os profissionais são forçados a fazer hora extras constantemente, o operacional não funciona, vendem ilusões para o candidato dizendo que a empresa oferece oportunidades para trabalhar com as tecnologias mais recentes do mercado, que é uma empresa com cultura ágil e startup mas na prática nada disso existe. Os desenvolvedores são massacrados e forçados a fazerem horas extras devido a incompetência dos gestores e da área comercial e não há como dizer não, é reconhecido quem puxa saco e faz muitas horas extras, quem não faz é demitido eventualmente. O ambiente é extremamente hostil pois existe uma disputa política entre os funcionários mais velhos de casa para subir ao poder, o ambiente é muito contaminado devido tanta pressão. Sugestões nunca são aceitas e a palavra do desenvolvedor não vale nada.

Conselhos para presidência: Demita todos os gestores inclusive o responsável pela unidade de Campinas pois são um câncer para esta empresa e além de não serem de fato lideres, não sabem o que estão fazendo na maioria das vezes, prejudicando sempre o desenvolvedor.

Recursos Humanos da HBSIS respondeu:

Temos o firme propósito de oferecer aos nossos profissionais a melhor experiência, lamentamos por não ter lhe proporcionado isto.
    Investimos continuamente no desenvolvimento dos nossos líderes para garantir isso.

Tem tudo para ser uma ótima empresa, mas faltam bons gestores com visão mais humanizada.

Ex-funcionárioEx-funcionário, saiu em 2018

Blumenau, SC

Prós: Os benefícios são bons, tem flexibilidade de horários (importante para o dia a dia). Boa localização no centro da cidade, perto de tudo. Tem máquina de café e tudo que uma empresa que quer passar imagem de descolada precisa ter hoje em dia. A maioria das pessoas são legais.

Contras: Não existe um bom planejamento, os gestores são imediatistas e saem fazendo tudo que o cliente ou diretoria pede, sem pensar nas consequências para o projeto ou para a equipe. A empresa vende uma imagem de descolada, mas não se enganem.. é apenas para para fazer marketing nas redes sociais e ganhar curtidas. A realidade é que a é claramente voltada apenas para resultados. Não pensam nas pessoas... o próprio RH passa essa impressão, área que piorou nos últimos anos. Não sou ingênuo, sei que toda empresa precisa de lucro, mas com um bom planejamento é possível atingir esse objetivo sem sobrecarregar a equipe ou apelar para corte de pessoal.

Conselhos para presidência: Contratem gerentes que sejam gestores de pessoas!!!

Tem potencial para ser melhor

Ex-funcionário, saiu em 2016

Blumenau, SC

Prós: possui bons benefícios, ótima localização empresa grande e em crescimento. possui associação que tem bons eventos, pelo menos até a minha saída.

Contras: no setor que eu trabalha e bem difícil a oportunidade de crescimento. infelizmente não tem um plano de carreira definido e os funcionários mais vistos tem que puxar saco. algum são realmente chefes.

Conselhos para presidência: Olhar mais para os setores fora desenvolvimento.

Desmotivante

Analista de Sistemas

Blumenau, SC

Prós: Muitos Desafios , e bons colegas.

Contras: Falta de comprometimento com os funcionários, falta de transparência, foco apenas em ganhos e nenhum foco em qualidade.

Conselhos para presidência: Mais transparência e cuidado com certas pessoas que estão em cargos gerencias que estão levando os funcionários a se demitir

Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) da HBSIS respondeu:

Olá, tudo bem?
    Agradecemos sua opinião, já que é através dos feedbacks que conseguimos evoluir.
    Estamos trabalhando para melhorar sempre, e repassaremos esta mensagem aos nossos diretores.
    Obrigada!

Aprendizado bom porém atualmente muito insatisfeito.

Analista de Suporte Pleno

Blumenau, SC

Prós: Grande aprendizado, clima entre os colaboradores é bom.

Contras: Falta de processo e muita desorganização, seja documentação ou divisão de atividades entre equipes e níveis operacionais diferentes, falta de reconhecimento e tudo que deveria chegar a presidência passa por filtros de Coordenadores,Supervisores e Gerentes antigos da empresa ou seja sem Inovação.

HBSIS

Descrição:Para a HBSIS, a tecnologia é uma ferramenta transformadora capaz de facilitar e agilizar a vida das empresas e das pessoas.
Desde 1990 no mercado, somos uma empresa blumenauense com filial em Campinas-SP, com expertise em sistemas de venda, logística e outsourcing de TI. Atuando em todo o Brasil, nossos mais de 430 profissionais trabalham próximos do cliente em um processo colaborativo, sempre focados na resolução de problemas e na busca de resultados que irão acelerar negócios.