Como é trabalhar na Guiabolso?

O Guiabolso é um dos melhores lugares que eu já trabalhei.

Product Designer

Prós: A cultura da empresa é sensacional! As pessoas que trabalham aqui são extremamente dedicas e leais a empresa. Me faz ter vontade de fazer as coisas acontecerem.

Contras: Falta maturidade do time de gerentes. Apesar da equipe estar motivada, os diretores parecem inexperientes para lidar com os problemas cotidianos.

Qualidades do GB

Especialista

Prós: Temos bastante autonomia e exposição independente da posição que assumimos. O Guiabolso é um ambiente que proporciona um aprendizado acelerado.

Contras: A liderança precisa ser treinada pois chegam ao cargo de liderança bem jovens e precisam de um preparo maior para liderar os times que são ainda mais jovens.

Guia de oportunidades

Prós: O Guiabolso tem um propósito muito forte e isso, por si só, é algo que dá muito orgulho e motiva. Também é uma empresa com bastante oportunidade de aprendizado e se você gosta de desafios, de colocar a mão na massa e constantemente levantar melhorias, é um prato cheio.

Contras: Atualmente o foco da empresa é em resultados e isso deixou algumas pessoas desconfortáveis - apesar de acreditar que esse é o caminho a ser seguido. Alguns líderes são muito jovens e a empresa está correndo atrás para sanar possíveis gaps de gestão.

Conselhos para presidência: Foco no desenvolvimento da liderança.

Guiabolso

Analista Desenvolvedor Mobile

Prós: Muitos desafios técnicos, muita liberdade para inovar, líderes próximos para ajudar no que for preciso. Festas, ambiente bem descontraído...

Contras: Exigem que tudo seja pra ontem e com a maior qualidade. Não dá temo de fazer tudo do melhor jeito por que sempre tem alguém querendo testar alguma coisa nova.

Pra desafios é o lugar ideal!

Prós: O propósito do Guiabolso é imbatível. Além de serem movidas por ele, as pessoas são muito colaborativas e cheias de vontade de fazer acontecer. É uma empresa de espírito jovem e que está amadurecendo em muitos aspectos agora (carreira, modelo de gestão...), então há muitas oportunidades de agarrar projetos novos e participar da transformação do Guiabolso. Pra quem gosta de desafios, é o lugar ideal!

Contras: Estamos enfrentando um processo de mudança pra orientação a resultados. A empresa cresceu e coisas novas foram implementadas, o que é muito importante pro negócio! Mas ainda há um certo saudosismo das pessoas pra voltarmos a ser o que éramos antes. Agora estamos ganhando corpo e gostaria de ver todos com o mesmo nível de motivação e comprometimento.

Conselhos para presidência: Ser mais incisivo na tomada de decisões e continuar passando muita transparência a todos os Guias como já vem fazendo.

Empresa com potencial incrível

Prós: Missão maravilhosa, pessoas incríveis, escritório legal, salários bons, VR acima da média e muita vontade de fazer a coisa certa. A tecnologia também é diferenciada e inovadora.

Contras: Líderes não preparados para fazer gestão e processos ainda em construção dificultam um pouco o dia a dia. Processo de gestão de metas ainda novo e precisa ser consolidado. Mas está no caminho certo.

Conselhos para presidência: Estar mais envolvido no dia a dia do negócio e com as pessoas. Ter mais energia e tomar mais decisões difíceis.

Um Guia

Coordenador de Atendimento

Prós: O ambiente flexível e desafiador, empresa colaborativa e que desenvolve pessoas. As portas são abertas de fato, você consegue conversar com qualquer área, seja qual for o nível hierárquico e ter uma discussão voltada para o objetivo: crescimento e foco no usuário.

Contras: Estrutura hierárquica pouco formada, por isso, sobrecarrega alguns profissionais mais do que outros na atribuição de tarefas de rotina

Conselhos para presidência: Transparência com as decisões da empresa que podem impactar o todo.

Clima Maravilhoso, deixou muito a desejar na gestão.

Ex-funcionário, saiu em 2018

Prós: O Ambiente é maravilhoso, as amizades que você faz sem dúvidas leva pra fora da empresa, e é oque motiva a ir trabalhar a cada dia. O escritório tem uma boa localização porém o prédio deixava a desejar, principalmente em questão do elevador.

Contras: Eles vendiam um sonho "Transformar a vida financeira dos brasileiros" com certeza transformou a minha mas não de uma forma positiva. Sempre passavam a imagem de que se você fizesse a sua parte e se empenhasse em projetos e em fazer a diferença, seu esforço seria reconhecido, oque não foi oque aconteceu. Plano de carreira? Deixavam muito em segundo plano, a menos que ficássemos cobrando constantemente os nossos gestores, mas mesmo assim levava tempo. Pior é que quando você é desligado, nem um motivo plausível eles passam, não te dão suporte nenhum, só uma consultoria de como montar um currículo e coisas desse gênero. Sempre vesti a camisa, mas vejo que no final se tratou de uma simples bolha de sabão, não importa o quanto de sabão você coloque, mais cedo ou mais tarde ela vai estourar e só vai sobra os resquícios no chão do que já foi algo grande.

Conselhos para presidência: Antes de tomar uma decisão, pensem melhor e comunique os seus funcionários oque está acontecendo. Não adianta nada de uma hora pra outra demitir mais da metade da empresa e não explicar o porque, acho que tudo poderia ter sido bem diferente se no dia em que colocaram cada time em uma sala para anunciar as demissões, o CEO chegasse e informasse o que de fato está acontecendo do que simplesmente falar que a empresa vai mudar e nessa mudança nós não seremos necessários. Se a intenção de vocês não era essa, lamento mas foi dessa forma que a maioria enxergou.

Ótimo aprendizado, mas falta maturidade.

Prós: Excelente ambiente, me sinto em família com meus colegas de trabalho; Ótima oportunidade de aprendizado; Ótima infraestrutura, muito confortável; Salário na média do mercado; Ótimo VR.

Contras: Muitos chefes, todos amigos da alta cúpula; Gestão de pessoas e projetos pífia; Muitas decisões equivocadas e top-down; OKR elaborado sem envolver os funcionários; Falta de plano de carreira e visibilidade.

Conselhos para presidência: Tratar seus funcionários como adultos, devemos ser envolvidos em discussões de arquitetura e de metas.

GerenteEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: A empresa tem bons espaços de descontração e tem muitos desafios, sendo um ambiente legal para começar a carreira e se desenvolver. Trabalhar com pessoas incríveis em suas áreas também é um ponto de destaque

Contras: O guiabolso precisa focar em desenvolvimento e salários para reter talentos. Precisa melhorar em como faz seus times interagirem para ampliar mais conhecimento, inclusive sobre as frentes que estão sendo desenvolvidas

Guiabolso

Descrição:Fundado em 2012 por Benjamin Gleason e Thiago Alvarez, o Guiabolso nasceu com o propósito de liderar a transformação do sistema financeiro para melhorar a vida dos brasileiros e somos apaixonados por essa missão. A startup detém o primeiro app de controle financeiro automático do Brasil e é o mais baixado atualmente, com mais de 4 milhões de usuários.

A Fintech já recebeu investimentos de fundos renomados como Vostok, Kaszek Ventures, Ribbit Capital, QED Investors, Omidyar Network e do IFC, braço financeiro do Banco Mundial.

O app também já se destacou em diversos eventos e premiações internacionais das áreas de tecnologia e inovação. Em 2014, fomos eleitos a melhor startup pela InfoExame e votado melhor app brasileiro pelos leitores do G1. Em 2015, recebemos o prêmio de melhor empresa B2C concedido pela LATAM Founders, rede de executivos e investidores de tecnologia. Em 2016 e 2017, entramos para o ranking da KPMG como uma das fintechs brasileiras mais inovadoras do mundo.

A empresa conta com os conselheiros Neil Daswani, especialista internacional em segurança na internet e professor da Universidade Stanford nos EUA, e Guilherme Horn, fundador das empresas de investimentos online Ágora e Órama. Além disso, tem parcerias com Endeavor e Harvard Business School.