Como é trabalhar na Guarani?

Boa empresa para o Noroeste Paulista

Analista de Mercado Sênior

Olímpia, SP

Prós: Bom ambiente de trabalho, mobilidade interna entre áreas diferentes, bom acesso à diretoria e gerência, estabilidade à longo prazo.

Contras: Distante dos grandes centros de negócios, conservadora em algumas decisões estratégicas, salário abaixo da média do setor, regras pouco claras para promoções, falta de política de salários variáveis (metas) para cargos abaixo de gestão.

Na teoria é muito boa, mas na prática, tem muito a melhorar...

Analista de Comércio ExteriorEx-funcionário, saiu em 2014

Olímpia, SP

Prós: Profissionalismo e comprometimento dos colaboradores com a empresa, boa remuneração (considerando a media da região de São José do Rio Preto).

Contras: Políticas internas restritivas, pouca abertura às mudanças, pressão exacerbada por resultados, metas muito agressivas, gestores com pouca abertura para diálogo, baixo incentivo ao relacionamento interpessoal e interdepartamental.

Excelente empresa para se trabalhar

Gerente de Vendas

Olímpia, SP

Prós: Ambiente Organizacional, Ferramentas de informação, Estrutura de Trabalho, Disposição da liderança em transformar a cia, Remuneração, Reputação no mercado

Contras: Processos de avaliação de investimentos e de carreira ainda não estão bem estabelecidos, pouca sinergia entre areas de produção e administração, conservadorismo nos investimentos e lentidão na tomada de decisão.

Conselhos para presidência: Estimular mais a interação entre as areas Estabelecer processos mais rápidos de tomada de decisão Estimular mais processos internos encarreiramento

Positiva, com pontos a melhorar

Engenheiro Júnior

Olímpia, SP

Prós: Benefícios (PMR, Previdência, Plano de saúde) , colaboradores hospitaleiros, que pensam no próximo. Operação disposta a mudar, aberta a melhorias, muito empenhados.

Contras: Oportunidade de crescimento, não há plano de carreira, salário , gestão de pessoas. Gestão/Supervisão pouco abertas às melhorias propostas. Gestores pensam no que é melhor apenas para eles.

Boa equipe.

Operador de ProduçãoEx-funcionário, saiu em 2011

Prós: Equipe é boa. Tem bons planos de carreira, o ambiente é bom, ventilado, perto de casa, o que ajuda a locomoção até o trabalho, é limpo, bons companheiros.

Contras: Salário baixo, muito complicado resolver suas finanças com salário baixo. Plano de saúde muito ruim, descontam tudo, não se faz quase nada que cobram.

Guarani

Analista de Marketing Pleno

Olímpia, SP

Prós: Ambiente corporativo desafiador; Maior empresa da região; Multinacional francesa; Salários acima da média das cidades que a circundam; Oportunidade para criação de novos processos; Empresa em contante mudança

Contras: Planos de carreira duvidoso, muitas vezes não é seguido; Ambiente corporativo burocratizado; Distante das cidades (fica no campo entre Rio Preto e Olímpia)

Multinacional com cara de nacional, mas em processo de globalização.

Analista de Negócios

Olímpia, SP

Prós: Ótimo ambiente de trabalho, com pessoas jovens em busca de crescimento e ajudar os colegas de trabalho. Complexidade do ramo de atividade gera grandes desafios e experiências que podem enriquecer muito as pessoas dispostas a aprender e contribuir com a empresa. Exposição e proximidade entre os níveis hierárquicos possibilitando a troca de experiências e grande aprendizagem.

Contras: Sinergia com as outras empresas do grupo ainda é pequena. Falta de clareza nas metas e objetivos para ascensão na carreira. Falta de organização nos planos de carreira Retrabalho devido a indefinição dos escopo de trabalho bem definido de cada área. Processos e procedimentos um pouco engessados. Distância dos pólos habitacionais dificultando a conciliação com a vida pessoal.

Conselhos para presidência: Reestruturação dos plano de carreira. Definição exata do escopo de trabalho de cada área. Clareza da empresa para com seus funcionários. Melhorar as condições de trabalho dos funcionários para mitigar o fato da distância da residência dos mesmos a empresa.

Empresa mediana para se trabalhar, longe de ser a ideal.

Gerente GeralEx-funcionário, saiu em 2015

Olímpia, SP

Prós: Ótima escola para adquirir experiência, salário em dia, bons benefícios.

Contras: Não existe uma política adequada de cargos e salários, não possui proximidade com os funcionários em geral. Não é claro nos objetivos.

Conselhos para presidência: Saber ouvir mais os funcionários de níveis de chão de fábrica. Muita instabilidade nas funções. Muda muito a liderança.

Lugar de possibilidades

Olímpia, SP

Prós: Clima organizacional, possibilidade de desenvolvimento, em processo de mudança

Contras: Gestão de pessoas muito fraca, muita gente que não acompanhou a mudança do mundo ainda na gestão.

Conselhos para presidência: Continuar focado no desenvolvimento das lideranças.

Guarani uma boa empresa para trabalhar

Analista de Melhoria Contínua

Olímpia, SP

Prós: A empresa é no geral muito boa para trabalhar possui valores sólidos, investe em tecnologia, possui uma boa base de clientes...

Contras: Por mais que seja um "slogan" da empresa, não existe meritocracia, salários baixos, há uma alta gerencia muito antiga que as vezes dificulta novas idéias

Conselhos para presidência: Analisar mais a fundo a baixa e média gestão, se possui as habilidades necessárias para a liderança, dar mais atenção aos programas que a empresa oferece...

Guarani

Descrição:A Guarani é uma das empresas líderes do setor sucroenergético brasileiro.

Controlada do Grupo Tereos, 3º maior produtor mundial de açúcar, a Guarani é a 3ª maior produtora de açúcar do País. Além de ampla presença na indústria de alimentos, com o fornecimento de açúcares, a Guarani produz em larga escala o etanol e a energia elétrica, proveniente da cogeração do bagaço de cana-de-açúcar.

São sete unidades industriais, localizadas na região noroeste do Estado de São Paulo. São elas: Andrade, Cruz Alta, São José, Severínia, Mandu, Tanabi e Usina Vertente (controle de 50% em parceria com o Grupo Humus). Desde 2007, a empresa possui uma unidade industrial, produtora de açúcar, em Moçambique.