Como é trabalhar na Guarani?

Ainda há muito para melhorar

Trainee

Olímpia, SP

Prós: Com muita reestruturação da empresa, tem diversas oportunidades para crescer na empresa e desenvolver novas atividades que não eram desenvolvidas.

Contras: Sendo o trabalho situado na zona rural, isso impacta bastante a qualidade de vida dos colaboradores. São muitas horas que têm que ser dedicadas ao trabalho, em média com todo o traslado, são 12 horas desde o momento de saída do domicílio, até o retorno. Ambiente de trabalho sofre demasiadamente com desligamentos, o que gera muito desconforto entre os colaboradores.

Empresa repleta de desafios e grandes oportunidades de aprendizado.

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2016

Olímpia, SP

Prós: As pessoas são muito parceiras e o salário era muito bom! Por ser uma empresa de grande porte há muita oportunidade de aprendizado em diversos setores. O setor vem se atualizando e tentando trazer novas tecnologias.

Contras: Gestores e gerentes com pouca qualificação. Por ser uma empresa muito grande, havia pouco controle e acompanhamento dos processos e procedimentos. As mudanças demoravam a acontecer devido à grande burocracia e envolvimento de muitas áreas, inclusive da França. Tudo isso atravanca a inovação e melhoria contínua.

Conselhos para presidência: Dar mais oportunidade para os funcionários.

Trabalho

Analista de LaboratórioEx-funcionário, saiu em 2016

Olímpia, SP

Prós: Uma empresa muito boa para trabalhar; pessoas capacitadas para te ensinar tirar duvidas, a usina tem um ótimo horário para trabalhar ....

Contras: O salário é muito baixo tem diferenças de salário das outras usinas, o plano de saúde cada ano fica ruim e não tem oportunidade de crescer na guarani .

Conselhos para presidência: Ficar no seu lugar falar o necessário pq dentro do seu ambiente de trabalho ninguém quer te ver feliz.

Avaliação

Consultor FuncionalEx-funcionário, saiu em 2016

Olímpia, SP

Prós: O ambiente de trabalho é ótimo em várias áreas, oportunidade de crescimento profissional. Oportunidade de mudança de área, gestores atenciosos e flexíveis.

Contras: Por se tratar de uma usina existe pouca ou quase nenhuma flexibilidade de horários. A obrigatoriedade de se bater ponto, na minha opinião, deveria ser revista.

Positiva, com pontos a melhorar

Engenheiro Júnior

Olímpia, SP

Prós: Benefícios (PMR, Previdência, Plano de saúde) , colaboradores hospitaleiros, que pensam no próximo. Operação disposta a mudar, aberta a melhorias, muito empenhados.

Contras: Oportunidade de crescimento, não há plano de carreira, salário , gestão de pessoas. Gestão/Supervisão pouco abertas às melhorias propostas. Gestores pensam no que é melhor apenas para eles.

Boa equipe.

Operador de ProduçãoEx-funcionário, saiu em 2011

Prós: Equipe é boa. Tem bons planos de carreira, o ambiente é bom, ventilado, perto de casa, o que ajuda a locomoção até o trabalho, é limpo, bons companheiros.

Contras: Salário baixo, muito complicado resolver suas finanças com salário baixo. Plano de saúde muito ruim, descontam tudo, não se faz quase nada que cobram.

Excelente empresa para se trabalhar

Gerente de Vendas

Olímpia, SP

Prós: Ambiente Organizacional, Ferramentas de informação, Estrutura de Trabalho, Disposição da liderança em transformar a cia, Remuneração, Reputação no mercado

Contras: Processos de avaliação de investimentos e de carreira ainda não estão bem estabelecidos, pouca sinergia entre areas de produção e administração, conservadorismo nos investimentos e lentidão na tomada de decisão.

Conselhos para presidência: Estimular mais a interação entre as areas Estabelecer processos mais rápidos de tomada de decisão Estimular mais processos internos encarreiramento

Guarani

Analista de Marketing Pleno

Olímpia, SP

Prós: Ambiente corporativo desafiador; Maior empresa da região; Multinacional francesa; Salários acima da média das cidades que a circundam; Oportunidade para criação de novos processos; Empresa em contante mudança

Contras: Planos de carreira duvidoso, muitas vezes não é seguido; Ambiente corporativo burocratizado; Distante das cidades (fica no campo entre Rio Preto e Olímpia)

Multinacional com cara de nacional, mas em processo de globalização.

Analista de Negócios

Olímpia, SP

Prós: Ótimo ambiente de trabalho, com pessoas jovens em busca de crescimento e ajudar os colegas de trabalho. Complexidade do ramo de atividade gera grandes desafios e experiências que podem enriquecer muito as pessoas dispostas a aprender e contribuir com a empresa. Exposição e proximidade entre os níveis hierárquicos possibilitando a troca de experiências e grande aprendizagem.

Contras: Sinergia com as outras empresas do grupo ainda é pequena. Falta de clareza nas metas e objetivos para ascensão na carreira. Falta de organização nos planos de carreira Retrabalho devido a indefinição dos escopo de trabalho bem definido de cada área. Processos e procedimentos um pouco engessados. Distância dos pólos habitacionais dificultando a conciliação com a vida pessoal.

Conselhos para presidência: Reestruturação dos plano de carreira. Definição exata do escopo de trabalho de cada área. Clareza da empresa para com seus funcionários. Melhorar as condições de trabalho dos funcionários para mitigar o fato da distância da residência dos mesmos a empresa.

Empresa mediana para se trabalhar, longe de ser a ideal.

Gerente GeralEx-funcionário, saiu em 2015

Olímpia, SP

Prós: Ótima escola para adquirir experiência, salário em dia, bons benefícios.

Contras: Não existe uma política adequada de cargos e salários, não possui proximidade com os funcionários em geral. Não é claro nos objetivos.

Conselhos para presidência: Saber ouvir mais os funcionários de níveis de chão de fábrica. Muita instabilidade nas funções. Muda muito a liderança.

Guarani

Descrição:A Guarani é uma das empresas líderes do setor sucroenergético brasileiro.

Controlada do Grupo Tereos, 3º maior produtor mundial de açúcar, a Guarani é a 3ª maior produtora de açúcar do País. Além de ampla presença na indústria de alimentos, com o fornecimento de açúcares, a Guarani produz em larga escala o etanol e a energia elétrica, proveniente da cogeração do bagaço de cana-de-açúcar.

São sete unidades industriais, localizadas na região noroeste do Estado de São Paulo. São elas: Andrade, Cruz Alta, São José, Severínia, Mandu, Tanabi e Usina Vertente (controle de 50% em parceria com o Grupo Humus). Desde 2007, a empresa possui uma unidade industrial, produtora de açúcar, em Moçambique.