Como é trabalhar na GTI Solution?

Analista de SistemasEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Perto das estações brigadeiro da linha verde do metrô e vergueiro da linha azul do metrô, horário flexível, bons lugares para almoçar nas redondezas.

Contras: Começando pela a forma de contratação, quem não é vantajoso para o funcionário , só beneficia a empresa, quando tem feriado você tem um desfalque muito grande no seu salário, porque na verdade você é horista. A gestão é um caso a parte, esse ponto não existe, as demandas chegam por e-mail, se você é novo no projeto você tem que se virar, pois chegaram coisas para fazer para se entregues no mesmo dia, mesmo você não tendo conhecimento, seu superior fica dias sem falar com você, não existe a importância com o bem estar dos funcionários, você não encontrara um cara parceiro que motivará você a trabalhar por ele, voltado ao ponto das demandas, outro aspecto muito ruim é que o cliente tem acesso direto a você, ele liga te cobrando, pedindo alterações no escopo, juntando isso a problemática da gestão, são mais de 8 horas diárias de trabalho, existe outro detalhe, se você não faz hora extra você não é bem visto, você precisa ter 100% da disponibilidade para a empresa, por causa de uma gestão sem planejamento. O ambiente é muito complicado, existe uma galera muito legal, mas a grande minoria que se distoam dos outros e mesmo certos fazem eles estarem errados, por exemplo, é o tipo do lugar que quando chega alguém novo e o rh apresenta, a maioria não tem a coragem de falar bem vindo, seu colega de trabalho não te ajuda, mesmo tendo o perfeito domínio do projeto que você está trabalhando, você não pode mexer no celular, tudo é bloqueado, você precisa tarabalhar 100% das suas horas no código.

Conselhos para presidência: Ter a disponibilidade de ouvir como críticas construir os deitos que os funcionários e ex funcionários tem a dizer, para não tapar o sol com a peneira, dessa forma a empresa só irá crescer.

Empresa com prós e contras como toda as demais empresas

Analista de Sistemas

Prós: Ambiente saudável e equilibrado, Pagamento em dia, valor do vale refeição suficiente, valor do vale alimentação bom, escritório bem localizado

Contras: Falta do plano de carreira, informações demoram a chegar ao funcionário, falta de participação dos lucros da empresa, alguns departamentos trabalham isolados.

Ótimo ambiente de trabalho

Analista de Sistemas

Prós: Excelente clima de trabalho, as movimentações que estão ocorrendo favorecem o trabalho em equipe e o acompanhamento das entregas. Os novos projetos estimulam a vontade de querer crescer com a empresa.

Contras: Não vejo pontos negativos, condições de trabalho favoráveis, próximo do metrô, muitos restaurantes nas proximidades e copa com as condições necessárias para que quer trazer a sua refeição.

Empresa muito interessante para quem quer crescer.

Analista Desenvolvedor PlenoEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Equipe muito boa, pessoal simpático, fácil de trabalhar. A empresa atua em bons clientes, tem bom relacionamento com eles e conhece muito bem o ramo onde atua.

Contras: Salário não muito bom. RH bastante confuso, não responde emails, e confunde algumas coisas, então tem que ficar de olho na remuneração. Apesar da equipe de RH também ser bastante receptiva, precisa melhorar.

Falta de autocrítica

Analista de Sistemas Pleno

Prós: Empresa aberta para ouvir a opinião dos funcionários e cumprir com os acordos feitos nas entrevistas de admissão. Bom ambiente de trabalho, com algumas ações/benefícios para os funcionários, como frutas 2 vezes por semana e bolo para comemoração e confraternização dos aniversariantes do mês.

Contras: A empresa deveria ser menos tolerante com profissionais individualistas que fazem comentários dos companheiros de trabalho, como o que escreveu a avaliação anterior. Como pode um profissional que trabalha 7 horas por dia reclamar que a cultura da empresa é faça muita hora-extra. Esse mesmo profissional que reclamou de falta de planejamento, trabalhou em um projeto cujo objetivo era colocar no ar um sistema desenvolvido por outra empresa e para isso tinham reuniões diárias de planejamento e, devido a organização e aos posicionamentos, passaram para semanais/eventuais. Com esse trabalho, a equipe atingiu a meta com sucesso e total satisfação do cliente. Pelos comentários, esse profissional estava totalmente fora de sintonia da equipe.

Conselhos para presidência: A empresa deveria fazer uma avaliação com todos os profissionais e, de comum acordo, desligar os profissionais que não estão em sintonia com a empresa e com os demais companheiros de trabalho. Afinal, o ambiente de trabalho deve ser bom para todos os lados: a empresa, o funcionário e o companheiro de trabalho que não deixa de ser o funcionário visto de um outro prisma (que é o que ouve reclamações e/ou é acusado de frio e que não olha nos olhos para dar bom dia).

Ausência de comunicação, péssimo planejamento e desrespeito aos colaboradores

Analista de Sistemas Sênior

Prós: A empresa atua em um nicho de mercado específico, produzindo software para empresas de Seguros. Logo a empresa conhece bem a área e seus clientes.

Contras: Quando fui contratado, meu superior não se reuniu comigo e apresentou meus colegas de trabalho e muito menos o projeto no qual trabalharia, qual era o objetivo, o escopo, prazos e como a avaliação de desempenho é feita. Aos poucos fui descobrindo o que deveria fazer, fui introduzido à empresa por alguns colegas muito receptivos, mas a grande parte é muito fria e mal dispõe um pouco de seu tempo para falar "bom dia" ou olhar para seus olhos. Os projetos não tem qualquer planejamento, como disse anteriormente, com escopo mal definido e prazos determinados na base do chute. A forma de contratação é CLT Flex que no final das contas se mostra vantajosa apenas para a empresa que reduz bastante sua carga tributária, porém, para o funcionários, os tributos continuam os mesmos, e ainda contam com redução significativa da remuneração de férias e décimo-terceiro. Sem contar que, em caso de doença, terão redução de seus ganhos em 70% para o período em licença. Não há plano de carreira, e a cultura da empresa pode ser resumida como 'viva apenas para empresa, faça muita hora-extra'.

Conselhos para presidência: Definição da filosofia da empresa, planejamento de projetos com pessoal capacitado, comunicação e respeito aos colaboradores, tanto no trato como na remuneração.

Empresa em crescimento com muitos desafios

Analista de Sistemas SêniorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Empresa boa para se trabalhar, bem localizada e com a proximidade da Av. Paulista e Shopping Paulista tem diversos locais para almoçar e mais de uma opção de metro. Os benefícios oferecidos são bons.

Contras: No começo tive a dificuldade de adaptação, as pessoas são muito fechadas. No dia-a-dia faltou o papel de um líder forte, era uma boa pessoa, mas parecia que não vestia a camisa da empresa ou por comentários ou pela falta de apoio/estratégia para cumprir o prazo de entrega. A cobrança acabava sendo feita diretamente pelo superior.

Conselhos para presidência: Melhorar a equipe de RH para fazer um trabalho de adaptação e entrosamento com os novos funcionários e dar treinamento de liderança para desenvolver essa habilidade nos líderes dos projetos.

Empresa focada no cliente

Analista de Sistemas Pleno

Prós: É uma das empresas mais focadas no cliente que já trabalhei. As necessidades dos clientes são avaliadas e atendidas da melhor forma, independentemente do custo aprovado. se existir custo posterior, fica transparente para o profissional.

Contras: deveriam ser utilizadas metodologias ágeis para controle das demandas. seja em projetos ou na sustentação dos sistemas.

Conselhos para presidência: promover treinamento para utilização de métodos ágeis.

Ótima experiência

Analista de Sistemas SêniorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Possibilidade de conhecer as regras de negócios com contato direto com o cliente e desenvolver a parte tecnológica com a assimilação do framework criado para os seus produtos.

Contras: Como a empresa está crescendo muito rápido,algumas atividades sobrepõem outras permitindo fazer um bom exercício para administração do tempo.

Conselhos para presidência: Criar melhores processos internos para distribuição das atividades, permitindo uma auto avaliação de prazos e qualidade.

Avaliação

Analista de SistemasEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Horas extras são remuneradas (pouco, mas são). Boa localização, próximo à Av. Paulista, perto das linhas 1 e 2 do metrô.

Contras: - O modelo de contratação é CLT "Flex". Não há possibilidade de ascenção, financeira ou profissional, em parte porque a empresa é pequena e possui uma hierarquia rígida. - Por ser um ambiente aberto (um grande "salão" onde fica todo mundo) o barulho das conversas e telefonemas atrapalha a concentração. - Não há controle de desempenho dos funcionários nem feedback dos gerentes. A impressão que fica é que a única métrica é a de horas trabalhadas. - Centralização que atrasa o fluxo de trabalho: de informações, principalmente de regras de negócio, e distribuição de tarefas no gerente; de decisões de implementação no "arquiteto de software"; e de processos em geral no diretor-presidente. - Não há nenhuma gestão dos projetos. Os prazos mudam livremente de acordo com o humor do cliente, o que gera muitas cobranças e pressão nos desenvolvedores. - Deficiencias técnicas severas: sistemas e bancos de dados mal estruturados; muito copia-e-cola; não há documentação, testes ou automatização. Juntando às cobranças e pressões, o resultado são um número abusivo de horas extras de trabalho repetitivo e sujeito a erros.

Conselhos para presidência: Vocês precisam enxergar que a qualidade dos sistemas é um fator limitador para o crescimento da empresa. Dispensem esse "arquiteto" e arrumem outro que tenha competência para estruturar os sistemas como os produtos que são. Isso reduzirá o tempo gasto com manutenção e acelerará a customização e implantação em novos clientes. Outro ponto é que não dá para ficar sempre confiando no mesmo grupo de funcionários "fiéis" que "trabalham bastante" enquanto outros postos estão em rotatividade constante. A empresa precisa mudar sua cultura para segurar funcionários competentes.

GTI Solution