Como é trabalhar na GTI Solution?

Analista de SistemasEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Perto das estações brigadeiro da linha verde do metrô e vergueiro da linha azul do metrô, horário flexível, bons lugares para almoçar nas redondezas.

Contras: Começando pela a forma de contratação, quem não é vantajoso para o funcionário , só beneficia a empresa, quando tem feriado você tem um desfalque muito grande no seu salário, porque na verdade você é horista. A gestão é um caso a parte, esse ponto não existe, as demandas chegam por e-mail, se você é novo no projeto você tem que se virar, pois chegaram coisas para fazer para se entregues no mesmo dia, mesmo você não tendo conhecimento, seu superior fica dias sem falar com você, não existe a importância com o bem estar dos funcionários, você não encontrara um cara parceiro que motivará você a trabalhar por ele, voltado ao ponto das demandas, outro aspecto muito ruim é que o cliente tem acesso direto a você, ele liga te cobrando, pedindo alterações no escopo, juntando isso a problemática da gestão, são mais de 8 horas diárias de trabalho, existe outro detalhe, se você não faz hora extra você não é bem visto, você precisa ter 100% da disponibilidade para a empresa, por causa de uma gestão sem planejamento. O ambiente é muito complicado, existe uma galera muito legal, mas a grande minoria que se distoam dos outros e mesmo certos fazem eles estarem errados, por exemplo, é o tipo do lugar que quando chega alguém novo e o rh apresenta, a maioria não tem a coragem de falar bem vindo, seu colega de trabalho não te ajuda, mesmo tendo o perfeito domínio do projeto que você está trabalhando, você não pode mexer no celular, tudo é bloqueado, você precisa tarabalhar 100% das suas horas no código.

Conselhos para presidência: Ter a disponibilidade de ouvir como críticas construir os deitos que os funcionários e ex funcionários tem a dizer, para não tapar o sol com a peneira, dessa forma a empresa só irá crescer.

Ausência de comunicação, péssimo planejamento e desrespeito aos colaboradores

Analista de Sistemas Sênior

Prós: A empresa atua em um nicho de mercado específico, produzindo software para empresas de Seguros. Logo a empresa conhece bem a área e seus clientes.

Contras: Quando fui contratado, meu superior não se reuniu comigo e apresentou meus colegas de trabalho e muito menos o projeto no qual trabalharia, qual era o objetivo, o escopo, prazos e como a avaliação de desempenho é feita. Aos poucos fui descobrindo o que deveria fazer, fui introduzido à empresa por alguns colegas muito receptivos, mas a grande parte é muito fria e mal dispõe um pouco de seu tempo para falar "bom dia" ou olhar para seus olhos. Os projetos não tem qualquer planejamento, como disse anteriormente, com escopo mal definido e prazos determinados na base do chute. A forma de contratação é CLT Flex que no final das contas se mostra vantajosa apenas para a empresa que reduz bastante sua carga tributária, porém, para o funcionários, os tributos continuam os mesmos, e ainda contam com redução significativa da remuneração de férias e décimo-terceiro. Sem contar que, em caso de doença, terão redução de seus ganhos em 70% para o período em licença. Não há plano de carreira, e a cultura da empresa pode ser resumida como 'viva apenas para empresa, faça muita hora-extra'.

Conselhos para presidência: Definição da filosofia da empresa, planejamento de projetos com pessoal capacitado, comunicação e respeito aos colaboradores, tanto no trato como na remuneração.

Avaliação

Analista de SistemasEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Horas extras são remuneradas (pouco, mas são). Boa localização, próximo à Av. Paulista, perto das linhas 1 e 2 do metrô.

Contras: - O modelo de contratação é CLT "Flex". Não há possibilidade de ascenção, financeira ou profissional, em parte porque a empresa é pequena e possui uma hierarquia rígida. - Por ser um ambiente aberto (um grande "salão" onde fica todo mundo) o barulho das conversas e telefonemas atrapalha a concentração. - Não há controle de desempenho dos funcionários nem feedback dos gerentes. A impressão que fica é que a única métrica é a de horas trabalhadas. - Centralização que atrasa o fluxo de trabalho: de informações, principalmente de regras de negócio, e distribuição de tarefas no gerente; de decisões de implementação no "arquiteto de software"; e de processos em geral no diretor-presidente. - Não há nenhuma gestão dos projetos. Os prazos mudam livremente de acordo com o humor do cliente, o que gera muitas cobranças e pressão nos desenvolvedores. - Deficiencias técnicas severas: sistemas e bancos de dados mal estruturados; muito copia-e-cola; não há documentação, testes ou automatização. Juntando às cobranças e pressões, o resultado são um número abusivo de horas extras de trabalho repetitivo e sujeito a erros.

Conselhos para presidência: Vocês precisam enxergar que a qualidade dos sistemas é um fator limitador para o crescimento da empresa. Dispensem esse "arquiteto" e arrumem outro que tenha competência para estruturar os sistemas como os produtos que são. Isso reduzirá o tempo gasto com manutenção e acelerará a customização e implantação em novos clientes. Outro ponto é que não dá para ficar sempre confiando no mesmo grupo de funcionários "fiéis" que "trabalham bastante" enquanto outros postos estão em rotatividade constante. A empresa precisa mudar sua cultura para segurar funcionários competentes.

Emprego provisório.

Analista de SistemasEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Estrutura agradável, cozinha com espaço para aqueles que trazem comida de casa, horário flexível. Vários lugares em conta para almoçar. Perto do metro vergueiro. Hora aberta e pagamento em dia.

Contras: Informações e decisões centralizadas, engessando o processo de desenvolvimento de sistemas, não há planejamento e consequentemente há muita pressão desnecessária e baixa qualidade nas entregas. As pessoas não são valorizadas e há um desrespeito de espaço após o horário comercial. O diretor da empresa é um analista de sistemas sênior encarregado de distribuir as tarefas. Não há alinhamento para início das tarefas e não há documentação. Falta de comunicação e não há um espírito de equipe. Pagamento abaixo do mercado. Dispensa sem feedback. Aumento de salário após pedido de demissão.

Conselhos para presidência: Saiam da caixa. A empresa tem uma carta de clientes de invejar qualquer consultoria e precisam evoluir, desenvolver processos, ouvir o mercado. Valorizem os profissionais enquanto estão por perto.

Empresa Fraca

Analista de SistemasEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Hora aberta p/ trabalhar, os profissionais são pessoas muito boas...existem várias opções de restaurantes para almoçar, assim como alguns shoppings na região.

Contras: Infelizmente os Diretores são fracos, a empresa não esta preparada para chegar em um nível de empresa de médio porte...Os estacionamentos são caros na região, sempre existem manifestações na Paulista com som alto criando um caos ao sair da empresa.

Conselhos para presidência: Faça alguma fusão ou efetue a venda para empresas com maior estrutura e competência.

Empresa muito interessante para quem quer crescer.

Analista Desenvolvedor PlenoEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Equipe muito boa, pessoal simpático, fácil de trabalhar. A empresa atua em bons clientes, tem bom relacionamento com eles e conhece muito bem o ramo onde atua.

Contras: Salário não muito bom. RH bastante confuso, não responde emails, e confunde algumas coisas, então tem que ficar de olho na remuneração. Apesar da equipe de RH também ser bastante receptiva, precisa melhorar.

Tem potencial

Analista de Infraestrutura

Prós: Ótima localização da empresa, carga horaria flexível, seriedade nas partes contratuais e combinadas, pagamento, pessoas que trabalham. De uma maneira geral interessante para aprender diversas atividades.

Contras: O ponto de atenção é a falta de liderança e excesso de centralização. Os próprios coordenadores e gerentes não autonomia alguma de decisão se a passagem pelo diretor-presidente, travando processos que poderiam ser bem mais eficazes.

Conselhos para presidência: Descentralizar o trabalho e delegar mais responsabilidades.

Bom para ganhar dinheiro

Assistente de Sinistro

Prós: Salário e benefícios. Embora trabalhe alocado há sempre um focal acompanhando o dia a dia.

Contras: Pouca possibilidade de crescimento profissional e pouca comunicação com o time alocado

Conselhos para presidência: Maior contato com a equipe externa

Bom lugar

Prós: Bom relacionamento com os funcionarios

Contras: Nivel de maturidade ainda pequena

Empresa em crescimento com muitos desafios

Analista de Sistemas SêniorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Empresa boa para se trabalhar, bem localizada e com a proximidade da Av. Paulista e Shopping Paulista tem diversos locais para almoçar e mais de uma opção de metro. Os benefícios oferecidos são bons.

Contras: No começo tive a dificuldade de adaptação, as pessoas são muito fechadas. No dia-a-dia faltou o papel de um líder forte, era uma boa pessoa, mas parecia que não vestia a camisa da empresa ou por comentários ou pela falta de apoio/estratégia para cumprir o prazo de entrega. A cobrança acabava sendo feita diretamente pelo superior.

Conselhos para presidência: Melhorar a equipe de RH para fazer um trabalho de adaptação e entrosamento com os novos funcionários e dar treinamento de liderança para desenvolver essa habilidade nos líderes dos projetos.

GTI Solution