Como é trabalhar na Grupo XP?

Peça para entrar, reze para sair

Analista Financeiro

Prós: Difícil... Algumas pessoas querem fazer a empresa crescer. Não querem fazer política. Estão dispostas a trabalhar para encantar os clientes.

Contras: RH? Gestão de pessoas? Não! Um agrupamento de pessoas. Batem cabeça. Não conhecem as áreas da própria empresa. Vendem uma gestão do século XXI mas nem DP da para considerar esta área. Usa a desculpa da "agilidade da empresa" para a falta de uma políitica de cargos e salários. As demais áreas? Pura política. House of Cards é fichinha. Um diretor tentando derrubar o outro. Ninguém pensa no bem da empresa, apenas no próprio ego. Salários abaixo do mercado, pagos com a desculpa que "na PL compensa". Organograma é a coisa mais bizarra que já vi em toda a minha vida profissional. Desde coordenadores com gerentes abaixo a gerente com apenas um gerente abaixo. Empresa estremamente machista. Desde diretores que coagem as funcionárias a utilizarem maquiagem até mesmo os que demitem todas as mulheres do time. Mulheres não são vistas como pessoas.

Conselhos para presidência: Guilherme, não adianta apenas olhar o comercial e achar que o backoffice vai conseguir atender o aumento na demanda.

Arrojada, jovem e dinâmica!

Ex-funcionário, saiu em 2010

Prós: A empresa não dá oportunidades para todos e sim para quem merece, cria esforços, entrega e principalmente supera resultados e obviamente está alinhado(a) com a filosofia. Nem todos se adaptam porque ela exige uma inteligência emocional. Para profissionais que desejam realmente alavancar sua carreira vale muito a pena! O clima é espetacular e as pessoas são super acessíveis e dispostas a ajudar.

Contras: Como qualquer empresa a XP não é perfeita. O que pode melhorar é a organização, comunicação e planejamento. Fora isso, depende de cada profissional buscar pelo sucesso!

Conselhos para presidência: Continue com o pensamento visionário sem nunca perder o foco em processos e pessoas. Estes são os dois pilares para a empresa manter-se de pé. Provoque e mantenha a meritocracia!

Sonho...

Prós: Empresa jovem, dinâmica, onde a rotina não tem vez!
    Aprendizado e network!

Contras: Remuneração, benefícios, carga horária...
    Infelizmente existem setores onde você precisa ficar além do horário para "provar" que esta em sintonia com a empresa, aquele que sai antes das 20hs é taxado como desmotivado e isso implica no bônus semestral.

Gestores mal preparados, instabilidade, ainda mais se sua folha salarial é alta, corte de custos e bum, um abraço, independentemente se você tem 1 ou 5 anos de empresa... 5 anos fantásticos x 1 semestre péssimo... acredite, você pode ser demitido! :(

Uma experiência muito ruim

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Fui muito bem recepcionado na empresa, conheci diversas pessoas que me ajudaram e me ensinaram. Em geral aprendi bastante sobre o mundo de investimentos.

Contras: Qualidade de vida não é nem de longe o foco da empresa, que cobra dos seus estagiários horários e responsabilidades completamente incompatíveis com o cargo. Alta rotatividade de funcionários. Desorganização na comunicação entre diversas áreas codependentes.

Uma farsa desde a entrevista

Ex-funcionário, saiu em 2012

Prós: É uma empresa que consegue enganar todo mundo com o discurso de autoajuda. O computador para trabalhar lá era legal. O lado bom da XP é que quem sai de lá, vai dessa pra melhor.

Contras: A XP é uma farsa desde a entrevista - quando te prometem mil possibilidades apesar dos péssimos salários, benefícios ridículos e tarefas impossíveis - até o último dia. A maioria dos sócios cuida de áreas que não dominam, os gerentes são escolhidos por afinidade pessoal ou por puxa-saquismo, a empresa não tem responsabilidade com o que faz, não há qualquer incentivo, as rotinas são extenuantes, os projetos não têm planejamento e são abandonados sem mais nem menos, a PL é distribuída de forma injusta e é baixa - assim como os salários - para os padrões do mercado. Tem uma rotatividade de funcionários absurda, zero gestão do conhecimento, uma bagunça organizacional e clima estressante a maior parte do tempo. Tudo tem que ser feito para ontem, e os sócios decidem sem base técnica. Foi a maior perda de tempo na minha vida.

Conselhos para presidência: Invista urgentemente nos Recursos Humanos com eficiência e experiência, em vez de contratar o coach do presidente como diretor. Ouça o que os profissionais experientes têm a ensinar em vez de achar que "quem está insatisfeito que peça demissão" como os sócios gostam de repetir.

Incerteza a cada dia

Desenvolvedor

Prós: Aprendizado, pessoas competentes e com espírito de equipe

Contras: Realmente é um lugar onde vende-se sonhos. Tomam decisões irresponsáveis, com a premissa de serem ágeis, dinâmicos. Planejamento zero, clima constante de incerteza no futuro. Aqueles que chegam ao topo parecem não se importar com que está abaixo (salvo exceções) e não sabem dizer NÃO a seus superiores. Ideias ridículas não são criticadas se vindas de alguém de alto escalão. Pessoas na diretoria sem qualquer apego a seus subordinados, com discurso totalmente oposto às suas ações.
    Prevalece sempre o clima de incerteza, insegurança. Altíssima rotatividade.
    Aumento salarial apenas quando você pede demissão, e precisam de você. Mas isso após um tempo vira, e você passa ser um alvo para corte, por ter um salário acima da média.

Uma furada

Product Owner (PO)

Prós: Se aprende muita coisa, você é forçado a aprender porque exigem de você. Para quem quer uma oportunidade no mercado financeiro é uma ótima porta de entrada, mas não fique muito tempo não

Contras: Muito trabalho, pouca produtividade. A empresa tem cultura de trabalhar pelo menos 10h por dia mesmo que se for atoa, sem produtividade. Em época de fechamento de bônus, ai a média de trabalho é de 12h por dia. Dizem que estão implementando Agile mas o Go Horse que impera. Tem mais 50 Squad com 3 agille coaches para suportar todos, que por sinal são os 3 muito fracos. Não permitem que as Squads tenham Scrum Master. O PO tem de ser Scrum Master e PO ao mesmo tempo, além de fazer o trabalho de QA muitas vezes. A hipocrisia impera. Dizem que prezam por qualidade, mas o seu supervisor/lider/diretor mandam todas as atividades pra outro dia mesmo que quebre todo o planejamento da sprint, teste unitários, e os poucos processos que a empresa tem. E mesmo com tudo sendo feito sem processo e forçado, se ocorrer algum erro o PO é penalizado e o Desenvolvedor é demitido. Tudo é baseado em pessoas, se você conhece as pessoas certas consegue trabalhar, se não, nada funciona pra sua equipe/squad/área. Nada tem processo, SLA, etc. Em fim a empresa é horrivel de se trabalhar.

Área de Gente & Gestão da Grupo XP respondeu:

Agradecemos muito pelo feedback e vamos continuar dando o devido valor para qualquer oportunidade de melhoria. Entendemos que estamos em um momento de mudança de algumas práticas e adoção de novas, como a implementação da metodologia ágil. Dar um passo para algo novo sempre é um desafio, necessita de ajustes no caminho e é por meio de feedbacks que evoluímos. Sentimos muito que sua experiência não tenha sido positiva até o momento. Por outro lado, nossa cultura sempre foi empreendedora e, como estamos sempre buscando o pioneirismo, damos autonomia e abertura para que todos tenham postura construtiva, que tenham condições de ir lá e fazer, de consertar o que não esteja funcionando. Esta é nossa essência e principal motivo de termos chegado onde chegamos. Reforçamos que o time de Gente e Gestão trabalha próximo às lideranças para garantir alinhamento com a nossa cultura, mas está também sempre aberto para ser contatado diretamente por qualquer um e pronto para tratar qualquer situação que não esteja de acordo com a nossa cultura. Estamos à disposição para esclarecer qualquer ponto.

Fiquem longe

Analista Programador.Net SêniorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Como a empresa tem nome ajuda o currículo. Equipamentos sempre topo de linha. Estrutura da empresa boa e não tem problemas com pagamentos. Fora isso fica difícil pensar em outra coisa.

Contras: Procuram apenas escravos. Remuneração longe do adequado. Horrível ambiente Não permitem as pessoas irem pra casa dormir nem ter vida pessoal. Remuneração baixa. Não pagam hora extra para muitos funcionários, mesmo virando noites a fio.

Conselhos para presidência: Pensem que são pessoas e não robos trabalhando na empresa.

Empresa precisa melhorar muito

Prós: Boa localização Muita oportunidade de aprendizado e efetivação Amplitude de informações Salário de estagiário dentro de uma média elevada VR, VT

Contras: A XP está crescendo muito, portanto exige 200% de seus funcionários. Porém, isso acaba desgastando e se tornando uma cultura na qual o funcionário precisa necessariamente trabalhar horas a mais sem receber nada por isso. Em relação aos estagiários, não há preocupação nem consideração ALGUMA com as atividades acadêmicas do aluno e isso acaba sendo extremamente prejudicial para a relação trabalho + estudo/graduação.

Conselhos para presidência: É necessário que a empresa entenda suas proprias demandas internas e pare de sobrecarregar seus funcionários. A empresa precisa ter um trabalho maior de conscientização e compreenção das necessidades e limitações de seus funcionários. Os benefícios não são diretamente proporcionais ao nível de stress e hard work que os funcionários se submetem.

Se estiver empregado, não caia no conto da sereia

Assessor de Investimentos Pleno

Prós: Dinamismo, oportunidade de aprendizado no caos. Se você teve uma ideia e quer implementar algo, tem chance de sair... isso até surgir um projeto de contenção de gastos que pode travar essa agilidade.

Contras: Completamente desorganizada. Basta a liderança ler um livro diferente e tudo muda de rumo. Salário fixo que não paga nem o condomínio. Cuidado com a promessa de bônus agressivo. Empresa quer ser “cool” e usar puffs coloridos antes de fazer o básico

Área de Gente e Gestão da Grupo XP respondeu:

É muito importante para nós ouvir seu feedback. Prezamos por um ambiente meritocrático e transparente para que nossos colaboradores vivenciem um ambiente que consigam performar e se desenvolver. Atualmente, o Grupo XP está atuando em frentes internas para revisar a metodologia da avaliação 360º e de performance, bem como a implementação de ferramentas de feedback contínuo sobre o clima das áreas com a finalidade de atuar nos pontos específicos a desenvolver de cada gestor e Grupo como um todo. Continuaremos trabalhando forte para melhorar rápido, nos superando a cada dia!

Grupo XP

Descrição:Com 17 anos de atuação e formado por mais de dez marcas especializadas no mercado financeiro - como XP Investimentos, Clear Corretora e Rico Investimentos - o Grupo XP oferece a oportunidade de se trabalhar em empresas com diferentes modelos de negócios e representação em diversos países. Trabalhar conosco significa desenvolver sua carreira em uma companhia de escala global, que possui uma proposta de valor única no mercado.