Como é trabalhar na Grupo XP?

Só se você não tem mais nehuma outra opção e não for qualificado para conseguir algo melhor

GerenteEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Muito dinamismo, sensação que você está participando de muitas coisas e projetos ao mesmo tempo (embora muitos nem sejam concluídos). Empresa nova, com gente nova e com vontade de fazer.

Contras: 1. Salário baixo que não dá pra pagar as contas, totalmente incompatível com o patamar de bancos e outras empresas 2. Desorganização grande. Muita gente trabalhando sob uma carga horária enorme, fazendo coisas que vc não sabe "de onde vieram" nem "para quê servirão", se é que servirão para algo. Muita confusão 3. Criação de títulos e promoções a "sócios minoritários" - vejo como ponto negativo, te incentivam a perseguir esses cargos como meta, mas não vejo ganho concreto nos mesmos. Pelo contrário, esse "pano de fundo" ajuda a desviar o foco da realidade de que os salários são baixos e de que os únicos que tem algum poder de decisão são os sócios majoritários 4. Empresa muito politizada. Assim como na política, se você não bons relacionamentos com os chefes e não bajula as pessoas certas, você não vai pra lugar nenhum.

Conselhos para presidência: Mudar a cultura da empresa. Melhorar o salário. Organizar os processos.

Área de Gente & Gestão da Grupo XP respondeu:

Sentimos muito que a sua experiência não tenha sido positiva. Concordamos que nosso modelo está em constante evolução e é importante que os processos, cada vez mais, tomem forma. Acreditamos que ao praticarmos nossos valores diariamente transformaremos nossa relação com o mercado, assim como com nossos colaboradores, almejando sempre um impacto positivo. É essencial manter a Mente Aberta para ouvir e sugerir melhorias assim como a postura construtiva para fazer acontecer e transformarmos eventuais frustrações em exemplos de sucesso. Em tempo, obrigado pelo feedback.

Satisfeito por fazer parte de projetos relevantes que transformam o mercado financeiro.

Programador FullStack

Prós: Benefícios, bonificação semestral, alto aprendizado técnico e ganho de experiência em grandes projetos. Possibilidade de fazer parte de projetos relevantes que transformam o mercado financeiro brasileiro.

Contras: Salário praticado abaixo do mercado que pode ser compensado por horas extras ou bonificação semestral. Estrutura muito horizontal com cargos não muito bem definidos.

Área de Gente & Gestão da Grupo XP respondeu:

Muito obrigado pelo feedback! Nos mantemos à disposição.

Utilize a XP como trampolim

Assessor de Investimentos

Prós: Ambiente extremante desafiador e que possibilita aprendizado rápido. Equipe é atenciosa e, mesmo ocupados, estão dispostos a ensinar. Dependendo da área, você pode ter a sorte de ter um bom gestor

Contras: O horário oficial de trabalho já extrapola o permitido em lei. Você vai trabalhar em um “call center chique”, vendendo produtos ruins para os clientes, pelo menos 10 horas por dia, fora toda a preparação e treinamentos. O prometido bônus depende da boa vontade do gestor e não chega perto ao que o RH promete nas entrevistas. Por fim, a empresa está em crescimento acelerado o que torna tudo muito desogarnizado, várias comunicações importantes ocorrem por meio de e-mails que se perdem e funcionalidades básicas do sistema estão disponíveis apenas em planilhas de Excel.

Conselhos para presidência: Salários e bônus justos e processos estruturados

Área de Gente & Gestão da Grupo XP respondeu:

Agradecemos pelo feedback e sentimos muito que a sua experiência não esteja sendo positiva até o momento. Como parte dos nossos valores, devemos nos questionar a todo instante sobre o que pode ser trabalhado e que traga mudanças positivas para o nosso modelo de negócios assim como para a relação que mantemos com nossos colaboradores. Dessa forma, a comunicação é a chave para darmos toda a importância devida para os mais diversos assuntos e incentivamos que busquem sempre evoluir com as ideias que tragam soluções envolvendo demais pessoas do negócio, não importando o cargo.

Não recomendo

Analista de Projetos DigitaisEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Sinceramente não vi nenhum ponto positivo, pois é um local no qual o funcionário ficará estagnado, já que a área reconhece apenas quem é amigo do chefe.

Contras: Gestores limitados, e com a cabeça fechada para o novo. Não aceitam inovações. Infelizmente por serem do setor financeiro, falta um certo conhecimento nas demais áreas, principalmente na gestão de pessoas.

Conselhos para presidência: Escute mais seus funcionários, pois eles são a base da sua empresa. Se você hoje é bilionário, é graças as pessoas abaixo de você que te ajudaram a executar suas ideias. Sem elas você seria um mero agente de investimentos.

Área de Gente & Gestão da Grupo XP respondeu:

Agradecemos pelo feedback! Nosso propósito diz muito sobre o impacto que queremos causar na vida das pessoas por meio da nossa área de atuação e sabemos que isso só é possível pelo trabalho de cada um que compõe o Grupo XP. Só conseguiremos atingir esse objetivo agindo com Mente Aberta, seja para ouvir ou falar, e incentivamos que isso seja feito diariamente sem importar cargos ou qualquer outra questão que impossibilite a concretização de nossa cultura que preza pela horizontalidade.

Salário vergonha e muita enrolação. Não caia nessa

Prós: Agilidade, nome ficou famoso, grupo grande, com muita gente...computadores e estruturas bons...dá pra aprender alguma coisa lá também, especialmente se seu chefe tiver paciencia de ensinar

Contras: Salário medíocre...vergonhoso...não dá pra pagar as contas.... bônus depende de bajular bem os gestores e da boa política interna...pode ser que voce trabalhe muito e o bônus seja um 13º... se o bonus for bom e juntar com o salário, muitas vezes ainda é menos do que os bancos pagam... empresa cria nomes e dá títulos pra compensar esses problemas... todo ano um monte de gente vira "sócio", que de sócio mesmo eles não tem nada, não tem poder de decisão nenhum, se não trabalharem duro podem ser mandados embora também...muita enrolação

Conselhos para presidência: Abrir e fechar de novo.

Área de Gente & Gestão da Grupo XP respondeu:

Obrigado pelo feedback! Em relação ao salário, fizemos um trabalho junto a uma empresa de Consultoria de Remuneração durante o ano de 2018 para que concretizássemos alguns ajustes já no início de 2019. No que diz respeito à Sociedade, estamos em um trabalho de desenvolvimento de um novo modelo, para garantir que o processo continue coerente a nossa cultura.

Fuja

Assessor de InvestimentosEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Ambiente extremamente jovem, pessoas entram muito dispostas a aprender e a entregar (pena que a empresa não consegue se aproveitar disso). Ainda sobraram algumas pessoas com boas qualificações e experiência.

Contras: Se o seu sonho de carreira é trabalhar num call center vendendo produtos (entenda COE e crédito privado), ganhar muito muito muito pouco, ter alta carga horária, ser constantemente cobrado por metas agressivas e muitas vezes inatingíveis, gostar de enriquecer sócios que nem olham direito para sua cara, você encontrou seu lugar!!

Área de Gente & Gestão da Grupo XP respondeu:

Agradecemos pelo feedback e sentimos muito que a sua experiência não tenha sido positiva.
    Acreditamos que ao praticarmos nossos valores estaremos transformando o que temos hoje para o que queremos ser amanhã. Como nosso valor de Espírito Empreendedor, encorajamos que cada colaborador tenha postura de dono e que, além de questionar, consiga propor e implementar a mudança. Sempre haverá espaço para melhoria e feedbacks são muito importantes para identificarmos o que deve ser melhorado. Muito obrigado!

Meritocracia, desafio, inovação

Product Owner

Prós: É um ambiente realmente meritocrático, constantemente desafiador. Como é uma empresa em pleno crescimento, tem inovações constantes e muito espaço para crescimento. Além disso, a remuneração variável é muito atrativa (para quem tiver bom desempenho). Pessoalmente, até o momento tem sido meu melhor trabalho, tem potencializado minha carreira e certamente quero seguir aqui.

Contras: Requer um perfil muito específico, de hard working e comprometimento. É preciso estar muito "comprado", ter visão de longo prazo e posição mais "enérgica".

Área de Gente & Gestão da Grupo XP respondeu:

Muito obrigado pelo feedback! Nos mantemos à disposição.

Só se estiver sem emprego ou se tiver 20 e poucos com nada a perder.

GerenteEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Dinamismo e possibilidade de fazer de tudo. Desde de venda de produtos financeiros até organizacao de eventos. Se der sorte de ficar com um gestor bom pode ser uma boa experiencia. Para jovens funciona, se voce tem familia ou preza estudos e demais situacoes que podem demandar seu tempo, esqueca a XP.

Contras: Completamente desalinhada com o mundo atual, é bem esperta no mau sentido do termo, te paga um salario que parece um reembolso de despesas e te vendem o bonus. A decisao do bonus está na mao do gestor, pode bater meta, pode fazer o que quiser, que se ele nao estiver com vontade de te pagar, nao pagará

Conselhos para presidência: nem adianta...

Área de Gente & Gestão da Grupo XP respondeu:

Estamos bastante abertos para ouvir seu feedback e agradecemos todos os pontos colocados! Evoluímos diariamente na organização das nossas áreas e processos para melhorar as condições de trabalho dos nossos times. A transparência, por sua vez, sempre foi uma característica marcante do nosso ambiente e alinhamos com todos os novos colaboradores o formato de remuneração e o momento de crescimento da empresa. Para cumprirmos meritocraticamente com os nossos compromissos, são considerados aspectos como performance e alinhamento à cultura e aos valores. Reforçamos que nosso maior objetivo é estar sempre atuando com melhoria contínua.

Arrependimento de ter ido pra lá...

AssociadoEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Empresa relativamente nova, com gente boa que veio de outros bancos (embora a coordenação e organização pequem). Nome do grupo está em destaque, dado o crescimento apresentado.

Contras: Muita promessa e ilusão, com uma carga horária pesada e um salário pateticamente ínfimo. A desorganização grande incomoda também - esse fator é "vendido" internamente como liberdade pra fazer as coisas, pra "empreender" , mas na prática muitas vezes me sinto participando de uma versão de "Os Trapalhões", e o pior - ganhando não um salário mas uma mesada por isso. E muita promessa, claro. No meio desse contexto, empresa tenta ser "cool" e usar pufes coloridos, sem fazer o básico antes.

Conselhos para presidência: Melhorar o salário e tornar o ambiente mais organizado.

Área de Gente & Gestão da Grupo XP respondeu:

Levamos todos os feedbacks em consideração e agradecemos pelos pontos abordados. O projeto que envolve o Grupo XP é caracterizado pela necessidade de empreendermos todos os dias e nossos colaboradores se envolverem com sentimento de dono em todos os assuntos que lhe forem responsabilidade. É nosso compromisso fornecer todas as ferramentas necessárias para que o colaborador possa desempenhar bem seu trabalho, conseguindo equilibrar todos os outros aspectos de nossas vidas. Nosso foco está em sempre evoluir e aplicar todos os aprendizados e feedbacks.

Muita promessa e pouco retorno ... arrependimento

Associado

Prós: Na XP estou tendo a oportunidade de conhecer pessoas com experiência que já trabalharam em várias outras instituições financeiras e aprender com a experiência delas, isso é bacana.

Contras: Quanto mais conheço a XP, mais tenho ficado assustado...vejo muita desorganização, cada vez que algum sócio vem com uma idéia nova, ainda que tenha vindo de um artigo que ele leu no fim de semana, todos os processos e todo o foco do time são mudados... não acho que isso seja dinamismo, pra mim parece falta de foco, de processo, de uma direção nítida a ser seguida... O salário super baixo também me incomoda bastante ... assim como a maioria dos funcionários com quem tenho contato, tenho uma preocupação incessante sobre o que vou fazer se meu bônus não for o que espero (nesse caso, pode ser que o salário mensal que a XP oferece não pague as minhas contas mais básicas e essenciais). Vejo também muita promessa pra pouco retorno e poucas oportunidades. A XP se tornou expert em "pescar" pessoas de outras empresas que estavam insatisfeitas, prometendo futuro e oportunidades...mas muita gente se arrepende de ter mudado depois de um tempo - os problemas são iguais ou piores, só que você agora ganha uma fração do seu salário pra trabalhar tanto quanto ou mais, e num ambiente desorganizado. O turnover alto de pessoas também mostra que tem alguma coisa muito errada na XP. Infelizmente estou começando a ter esse choque de realidade só agora, após ter feito a escolha de ir pra XP e aceitado certos termos que definitivamente não parecem o melhor pra mim ou pra minha carreira.

Conselhos para presidência: Repensar a cultura da empresa, implementando processos mais robustos e melhorando o salário dos funcionários.

Área de Gente & Gestão da Grupo XP respondeu:

Agradecemos seu feedback e acreditamos que o dinamismo faça parte da nossa cultura, sendo importante estarmos sempre de mente aberta para possíveis novos caminhos. É importante, de fato, manter o foco e as metas servem de base para traçar as possibilidades para cada situação. Elas representam onde nosso foco deve estar. Nosso objetivo é, cada vez mais, deixar claro o que podemos atingir, garantindo que todos usem do sentimento de dono para alcançar os melhores resultados.

Grupo XP

Descrição:Com 17 anos de atuação e formado por mais de dez marcas especializadas no mercado financeiro - como XP Investimentos, Clear Corretora e Rico Investimentos - o Grupo XP oferece a oportunidade de se trabalhar em empresas com diferentes modelos de negócios e representação em diversos países. Trabalhar conosco significa desenvolver sua carreira em uma companhia de escala global, que possui uma proposta de valor única no mercado.