Como é trabalhar na Grupo XP?

Exige muito paga se pouco

Analista de Segurança Sênior

São Paulo das Missões, RS

Prós: Empresa seria que proporciona crescimento atraves de avaliações Bonus em dinheiro e o chamariz para empresa. Muitos projetos em andamento e quase nada chega ate o final concluido

Contras: Nao tem vida... se exige muito pagando-se muito pouco. As pessoas te olham feio quando vc levanta p ir embora no SEU horario de trabalho ja cumprido Muita rotatividade de pessoas

Área de Gente & Gestão da Grupo XP respondeu:

Agradecemos pelo feedback! Obrigado pelo feedaback. Colocamos em outras respostas, mas faz-se válido reforçar o trabalho feito em relação ao salário, em que atuamos junto a uma empresa de Consultoria de Remuneração durante o ano de 2018 para que concretizássemos alguns ajustes já no início de 2019.
    Sobre todos os pontos de melhoria citados, implementamos uma ferramenta já no ano de 2018, a Pesquisa de Pulso, em que todos, independente do cargo, são convidados a responderem uma série de perguntas anônimas que fornecem informações sobre pontos de melhoria que geram impacto por área e/ou para toda a organização. Um exemplo concreto é a política de flexibilidade de horário, em que o colaborador pode combinar com seu líder como ajustar o seu horário. Existem exemplos de pessoas que entram mais tarde e saem mais tarde, fugindo do trânsito, por exemplo. Uma vez acordado com a liderança e manter (ou até melhorar) os níveis de entrega, não há problema. Isso é um processo de mudança de visão das pessoas que aqui trabalham e acreditamos que, com o tempo, será mais natural.

paciência

Analista Pleno

Prós: meritocracia, entretanto tem que trabalhar bastante .

Contras: ambiente hostil .

Área de Gente & Gestão da Grupo XP respondeu:

Obrigado pelo feedback. Acreditamos que o ambiente é voltado à resultados e essa aparente hostilidade pode vir da interpretação de alguns cenários. No entanto, mapeamos a percepção de todos via Pesquisa de Pulso para promover melhorias sem perder a essência, ou seja, continuar em busca do resultado sem gerar a sensação de hostilidade, por exemplo.

Decepção grande pra quem é ingênuo de acreditar nas promessas da XP

AssociadoEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Nome que ficou reconhecido no mercado financeiro. Tem muita gente jovem trabalhando na XP, eles tem mais boa vontade pra explicar as coisas pra quem acabou de chegar. Localização da empresa é boa,

Contras: Salário fixo assustadoramente baixo (é o "modelo de negócios XP") Carga horária pesada Processos desestruturados Falta de transparência com os funcionários Clubismo e politicagem demais (se você for amigo de colégio dos chefes, e estudou na mesma facul que eles, talvez você seja valorizado e tenha oportunidades)

Conselhos para presidência: Mudar a cultura do lugar, repensando tudo

Área de Gente & Gestão da Grupo XP respondeu:

Obrigado pelo feedback. No ano de 2018, realizamos um trabalho intenso de revisão de cultura no sentido de não deixar com que o tempo e os novos desafios noz fizesse perder a nossa essência. Hoje o trabalho é garantir que ofereçamos experiências coerentes com nosso Código.
    A implementação da Pesquisa de Pulso é uma das formas de garantir que haja um alinhamento cultural em todas as áreas do Grupo XP.
    Os processos de melhoria já se mostram evidentes ao compararmos resultados, mas não damos essa iniciativa como finalizada, pois sabemos que sempre haverá o que melhorar e contamos com a ajuda de todos para implementar esses ajustes. Por fim, durante todo o ano de 2018 foi feito um trabalho em relação ao salário, em que atuamos junto a uma empresa de Consultoria de Remuneração para que concretizássemos alguns ajustes já no início de 2019. Esse é um exemplo de processo que foi olhado cuidadosamente para melhorar a experiência do colaborador.

Se estiver tentado a aceitar uma oferta, peça um tour para conhecer antes de decidir

Product OwnerEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: O aprendizado é muito rápido e constante, e a presença de Agile Coaches para as equipes de tecnologia faz muito a diferença para que as metodologias ágeis sejam implementadas corretamente porém também se adequando ao que a empresa precisa. A não exigência de vestimentas formais também é um plus, sendo bem legal esta postura, levando em conta que é uma financeira.

Contras: Se tem uma coisa competente na XP é o RH quando se trata de vender a empresa. Ela nas conversas parece realmente uma versão do paraíso e é muito fácil se deixar levar por uma oferta de lá. Entretanto, para os que estão pensando em ir, eu aconselharia pedir pra entrar lá no prédio, dar uma volta e conhecer as pessoas e aí sim tomar uma decisão. A XP prega muito que é uma startup e até tenta, mas tirando o dress code informal, é uma grande empresa financeira como todas as outras. O ágil até existe às vezes e os agile coaches tentam, mas sempre tem uma carteirada de algum funcionário alto que faz tudo ir para o "go horse", com pessoas trabalhando mais de 12h por dia para entregar funcionalidades impostas sem nenhum sentido (porque justificativas não são ouvidas). Ser Product Owner, Gerente de Projetos ou cargos similares significa não ter autonomia e basicamente acatar o que é mandado (indo de encontro com as próprias especificações dos cargos). Outro fator crítico é a cultura da empresa em relação às minorias. Tem muito machismo e alguns preconceitos diversos. Quem é contratado para ser parte da "inclusão" acaba sofrendo. Rotatividade principalmente neste "grupo" é grande. Por fim, tem muitas panelinhas nocivas. Equipes com interdependência quando se deparam com uma destas, vivem uma situação difícil.

Conselhos para presidência: Quando funcionários vão reclamar de situações complicadas, o RH muitas vezes culpa as vítimas. Vamos treinar melhor os profissionais de recursos humanos e também os próprios demais funcionários, que muitas vezes demonstram preconceitos. Outra coisa: sejam mais honestos com o bônus. Muita gente aceita o emprego pelo bônus e sai porque se decepciona, então é melhor a honestidade logo de cara.

Área de Gente & Gestão da Grupo XP respondeu:

Sentimos muito que sua experiência não tenha sido positiva. Acreditamos, no entanto, que o ambiente, no Grupo XP, para iniciar processos de mudança é aberto. Existem vários motivos para uma pessoa não concordar com o comportamento de outras e a pessoa pode sofrer com aquilo, mas incentivamos que ela também vá lá e se faça ser ouvida. Temos exemplos de pessoas que iniciam o assunto e o direcionam buscando uma solução, seja sugerindo uma sala de amamentação até a criação de grupos de afinidade para trabalhar temas que demais pessoas se interessam, como a diversidade pode ser melhor entendida e trabalhada aqui.
    Finalmente, sentimos muito caso tenha vivenciado a sensação de que o RH atuou de maneira equivocada. Já era um assunto importante para nós e vamos continuar buscando formas de melhorar.

Sonho Grande para quem quer ser Grande

Prós: Empresa Jovem, para quem tem gás e vontade de fazer diferente e fazer de verdade, temos uma liberdade imensa de inovar e de mudar processos para otimização e projetos que façam com que você ganhe escala dentro da empresa.

Contras: Talvez por ser muito jovem, a empresa. Naturalmente sofre com alguns gestores relativamente novos e despreparados, mas nada que o tempo e maturidade não possam corrigir

Conselhos para presidência: Promover gestores mais preparados.

Área de Gente & Gestão da Grupo XP respondeu:

Agradecemos pelo feedback. Uma das prioridades é na oferta de treinamentos para todos do Grupo XP.

Não recomendo!

Analista de Marketing DigitalEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: O único ponto positivo, é ser uma empresa que tem nome no mercado. Se você quer apenas uma empresa grande no currículo, está no local certo.

Contras: Péssimo ambiente de trabalho, com péssimos gestores. Na XP funciona a boa e velha política da amizade, ou seja se você é ruim, mas é amigo do chefe, logo subirá lá dentro, do contrário nem com um PhD você consegue uma promoção. Infelizmente vi situações deploráveis, de gestores destratando e gritando com funcionário na frente de todos, sem o menor respeito. A XP foi sem dúvida o pior local que já trabalhei, e lamento muito pelas pessoas que ali passaram e não foram valorizadas.

Conselhos para presidência: Não escute apenas seus gestores, mas também que estiver abaixo deles. Promova a pessoa que tiver bom conhecimento, e não a que te bajula.

Área de Gente & Gestão da Grupo XP respondeu:

Lamentamos que sua experiência não tenha sido positiva. Transparência é algo extremamente importante para nós e, por isso, temos trabalhado cada vez mais na garantia de que os processos sejam sempre justos. Um exemplo é nos assuntos relacionados à promoções e partnership. Continuamos focados em garantir que a experiência de cada colaborador seja sempre a melhor: esse é nosso compromisso.

Não entre nessa, chance gigante de arrependimento

Prós: Sinceramente, não vejo muitos pontos positivos dentro dessa empresa. Tem as vantagens de uma startup, que apesar de já estar gigantesca, ainda não amadureceu.

Contras: Gestão de pessoas extremamente amadora, meritocracia não existe é só marketing, área comercial se vende como assessoria de investimentos mas no final das contas quer apenas vender produtos que são cobrados em sua metas (COE e renda fixa), semelhante a um call center de banco de varejo vendendo capitalização.

Área de Gente & Gestão da Grupo XP respondeu:

Agradecemos pelo feedback e sentimos muito que a sua experiência não esteja sendo positiva até o momento. Como parte dos nossos valores, devemos nos questionar a todo instante sobre o que pode ser trabalhado e que traga mudanças positivas para o nosso modelo de negócios assim como para a relação que mantemos com nossos colaboradores. Aproveitando o ambiente semelhante ao de uma startup, afirmamos que a comunicação é a chave para darmos toda a importância devida para os mais diversos assuntos e incentivamos que busquem sempre evoluir com as ideias que tragam soluções envolvendo demais pessoas do negócio, não importando o cargo.

Ótima empresa!

Prós: Empresa jovem, dinâmica, horizontal, meritocrática, de rápido crescimento e formada por pessoas com um mesmo propósito de construir algo grande. Se você se identifica com essa cultura, seu lugar é aqui!

Contras: Devido ao rápido crescimento, alguns processos ainda não estão bem estabelecidos. Pessoas que preferem um ambiente mais estável e seguro e não reagem bem a mudanças podem não se adaptar bem.

Área de Gente & Gestão da Grupo XP respondeu:

Muito obrigado pelo feedback! Nos mantemos à disposição.

Visão XP

Analista de Backoffice I

Prós: O reconhecimento via bônus acima do oferecido pelo mercado. A autonomia para trabalhar, assumindo responsabilidade mesmo em cargo Júnior. O crescimento constante e desenvolvimento da empresa que possibilita novas oportunidades de crescimento.

Contras: A carga de trabalho pesada para conseguir acompanhar o forte crescimento da empresa. Falta de plano de carreira mais estruturado. Falta de um job rotation mais forte.

Área de Gente & Gestão da Grupo XP respondeu:

Muito obrigado pelo feedback! Nos mantemos à disposição.

Só se você não tem mais nehuma outra opção e não for qualificado para conseguir algo melhor

GerenteEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Muito dinamismo, sensação que você está participando de muitas coisas e projetos ao mesmo tempo (embora muitos nem sejam concluídos). Empresa nova, com gente nova e com vontade de fazer.

Contras: 1. Salário baixo que não dá pra pagar as contas, totalmente incompatível com o patamar de bancos e outras empresas 2. Desorganização grande. Muita gente trabalhando sob uma carga horária enorme, fazendo coisas que vc não sabe "de onde vieram" nem "para quê servirão", se é que servirão para algo. Muita confusão 3. Criação de títulos e promoções a "sócios minoritários" - vejo como ponto negativo, te incentivam a perseguir esses cargos como meta, mas não vejo ganho concreto nos mesmos. Pelo contrário, esse "pano de fundo" ajuda a desviar o foco da realidade de que os salários são baixos e de que os únicos que tem algum poder de decisão são os sócios majoritários 4. Empresa muito politizada. Assim como na política, se você não bons relacionamentos com os chefes e não bajula as pessoas certas, você não vai pra lugar nenhum.

Conselhos para presidência: Mudar a cultura da empresa. Melhorar o salário. Organizar os processos.

Área de Gente & Gestão da Grupo XP respondeu:

Sentimos muito que a sua experiência não tenha sido positiva. Concordamos que nosso modelo está em constante evolução e é importante que os processos, cada vez mais, tomem forma. Acreditamos que ao praticarmos nossos valores diariamente transformaremos nossa relação com o mercado, assim como com nossos colaboradores, almejando sempre um impacto positivo. É essencial manter a Mente Aberta para ouvir e sugerir melhorias assim como a postura construtiva para fazer acontecer e transformarmos eventuais frustrações em exemplos de sucesso. Em tempo, obrigado pelo feedback.

Grupo XP

Descrição:Com 17 anos de atuação e formado por mais de dez marcas especializadas no mercado financeiro - como XP Investimentos, Clear Corretora e Rico Investimentos - o Grupo XP oferece a oportunidade de se trabalhar em empresas com diferentes modelos de negócios e representação em diversos países. Trabalhar conosco significa desenvolver sua carreira em uma companhia de escala global, que possui uma proposta de valor única no mercado.